Seguidores

23 de novembro de 2009

Comunicação Escrita: Você Entendeu Tudo Errado!

Alguma vez já aconteceu com você, de falar alguma coisa para alguém e esse alguém entender outra coisa bem diferente daquilo que você estava tentando dizer? Na Comunicação Verbal em alguns momentos isso pode acontecer e tenho observado que na Comunicação Escrita, a chance de termos algum problema nesse sentido aumenta consideravelmente.

O QUE PODE ATRAPALHAR

Uma das coisas que pode interferir na nossa Comunicação é o nosso estado espírito. Se estamos num dia ruim, podemos ficar mais agressivos na nossa forma de nos expressar ou mais sensíveis e "magoáveis" com relação ao que ouvimos, vemos ou lemos.

COISAS QUE AJUDAM


Quando nos comunicamos verbalmente com as pessoas existem diversos fatores que podem ajudar para que a Comunicação se realize plenamente, como por exemplo: gestos, a expressão do rosto, a expressão corporal, principalmente se estamos frente a frente ao nosso interlocutor.

No caso de utilizarmos o rádio ou o telefone, também existem outros fatores que podem nos ajudar como: o tom de voz, a ênfase que podemos dar às palavras, uma risada após uma afirmação.

Mesmo com todos estes complementos, ainda assim corremos o risco de sermos mal interpretados. E uma vez que isso acontece, geralmente temos um trabalhão enorme para esclarecer as coisas.

POR ESCRITO É MAIS DIFÍCIL

Na Comunicação Escrita não temos nada disso. Quando escrevemos, tudo que o leitor tem são as palavras que ele está lendo. E muitas vezes não nos damos conta disso. Veja um exemplo:

Quando você está falando com alguém, não há problema algum em você dizer uma
frase ofensiva, porque a outra pessoa rapidamente percebe pelo seu rosto que é apenas uma brincadeira. Ao telefone também, o som da sua risada expressa isso, a menos que o outro desligue o telefone antes de ouví-la.

CONFUSÃO FORMADA

Mas na hora em que você escreve, se esquecer de usar um “kkkkk” ou um “rsrsrsrs” ou mesmo se não conseguir usar as palavras certas, que expressem exatamente o que está querendo comunicar, você pode criar uma inimizade instantânea, ofender alguém ou ser irônico sem ter tido a intenção, principalmente se quem está lendo não o conhece. Lembre-se, o leitor não tem nada que o ajude a entender o que você está querendo dizer.

ALGUNS TEM BASTANTE TALENTO

Algumas pessoas são exímias na arte de se comunicar. Parecem ter um dom nato. Outras tem um talento enorme para convencer os outros. É uma pena que nem sempre usem essas características para o Bem.

E tem aquelas que aprenderam a fazer isso através de cursos de expressão, que ensinam como falar em público, por exemplo. Mas mesmo essas pessoas podem se atrapalhar de vez em quando.

CONCLUSÃO

Tenho notado que, por melhor que se escreva, é sempre aconselhável que façamos uma releitura do que escrevemos antes de divulgar. Isto pode evitar alguns problemas, embora seja quase inevitável que alguma coisa escape uma vez ou outra.

E você, já foi mal interpretado alguma vez?

20 comentários:

  1. Hummmm...não, nunca fui, talvez pq eu tente usar um estilo próprio ai ivés de abusar de clichês...e existem clichês bem vulgares, diga-se!!

    Na escrita, o importante é tomar cuidado com palavrões no lugar errado...ha momentos em q podemos falar "merda", até pq já consta do dicionário...há outros em q não cabe...e ponto!!

    O uso de vírgulas deve ser dominado por quem escreve...nem preciso exemplificar como muda a contação da frase.

    E finalmente a coerência entre o tom do q escrevemos e o tema. Eles têm q ser consoantes um do outro, ser do mesmo teor e peso. Senão, corre-se o risco de incorrer em sarcasmo ridículo!!

    BJs Denize!!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto, Denize... como sempre!
    No caso da comunicação escrita, creio que também depende do humor de quem ler, né?
    Quando escrevo, me preocupo com isso. Já aconteceu uma vez, comigo.

    Abraços, amiga!

    Obs: òtimo comentário do Ebrael Shaddai.

    ResponderExcluir
  3. Denize,
    Já me aconteceu muitas vezes!
    - Primeiro porque eu não me sei expressar correctamente quando escrevo.
    - Segundo,porque tenho a infeliz mania de, muitas vezes, ser jocosa (a grande maioria das vezes no bom sentido), o que quase nunca é entendido como tal! ahahahaha

    Beijos
    Luísa

    ResponderExcluir
  4. a maioria dos problemas causados em um relacionamento é essa falta de entendimento na comunicação.

    ResponderExcluir
  5. acho que não, Denize, mas nunca se sabe.
    eu tento dar a ideia exacta do que quero dizer, mas admito que até a fadiga é um empecilho para podermos expressar-nos correctamente.
    ando a sofrer desse mal, por isso acredito que possa ser mal interpretada, mas espero que não.

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Não faz muito fui mal interpretada. Costumo usar muitos pontos de exclamação quando escrevo, para demonstrar ênfase. Um dia desses, usei meus pontos queridos e uma pessoa entendeu que eu estava braba, discordando com veemência, enquanto que eu estava era concordando com veemência.´
    E falaste bem, Denize. Quando alguém lê o que outros escrevem, não conta com outros recursos para "decifrar" as intenções do autor, recursos estes que usamos nas nossas relações diárias: observação de gestos, tom de voz, olhares...
    Bjão!

    ResponderExcluir
  7. Acontece com muita frequência quando converso com a minha esposa pelo MSN, as vezes estou brincando e a partir daí acaba virando discussão.

    []'s

    ResponderExcluir
  8. Olá amiga Denise, já me aconteceu ao me expressar escrevendo, detexto quando isso acontece, não quero magoar ninguém, o que eu faço é pedir descilpas.

    Bjão.

    ResponderExcluir
  9. Oi Ebrael, concordo com todos os pontos que você levantou e este teu comentário pode servir de alerta. Mas acho que por mais cuidado que tenhamos, pode escapar alguma coisa, em alguns momentos. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Das, você colocou bem, a comunicação escrita depende mesmo do humor de quem lê. Mas penso que também depende do humor de quem escreve... Bjs

    ResponderExcluir
  11. Eu vou ser obrigada a discordar de você, Luísa. Você sabe se expressar muitíssimo bem e com muita correção. Adoro ler o que você escreve. Quanto a outra questão, eu entendo perfeitamente, já que sou "jocosíssima". E o senso de humor é uma coisa que varia de acordo com as pessoas. Algumas tem mais, outras menos. Não tenho muito controle sobre esse meu lado "engraçadinho" e sei que corro risco também de ser mal interpretada, em alguns momentos. Alguns de nós entendem uma brincadeira como ironia ou deboche, quando não há a menor intenção nesse sentido. Mas fazer o quê? Acho que o bom humor ajuda tanto a levar a vida... Bjs Denize

    ResponderExcluir
  12. Oi Diego, você tem razão no teu comentário. Uma falha de comunicação nos relacionamentos pode ser fatal e terminar inclusive com uma relação promissora. Para mim, os relacionamentos precisam ter cumplicidade e se não há entendimento como manter isso? E quantas vezes os desentendimentos acontecem por motivos bobos? E quando tem alguns que radicalizam e não querem nem ouvir esclarecimentos? Muito difícil. Bjs Denize

    ResponderExcluir
  13. É verdade Sara, Você destacou um ponto importante. O cansaço pode afetar a nossa forma de escrever ou falar. Podemos ficar mais sensíveis e até mais irritados e isso vai se refletir na comunicação... Bjs

    ResponderExcluir
  14. É Claudinha, não é difícil mesmo termos falhas na Comunicação. Mesmo na linguagem falada, quantos mal entendidos acontecem... Mas uma vantagem que vejo na Comunicação Escrita é que temos tempo para pensar antes de escrever, embora nem sempre utilizemos este tempo. Bjs Denize

    ResponderExcluir
  15. Oi Hélio, acho que nenhum casal escapa de mal entendidos, algumas vezes. E uma brincadeira mal interpretada pode virar o estopim de uma briga. Mas depois as coisas acabam se ajeitando. Nada que um esclarecimento não resolva... Abs Denize

    ResponderExcluir
  16. Você está certa, Claudine! Quando escapa, penso que o melhor é pedir desculpas mesmo. Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi Denize!

    Eita coisinha complicada...

    As vezes acontece tal confusão, quando a pessoa não tem facilidade em interpretar textos mais complexos. Textos que contenham ironia ou simbologias por exemplo.
    Também pode acontecer, de estarmos tão ligados a determinada idéia, que pensamos que os outros acompanharão nosso pensamento, sem que tenhamos que esmiuçá-los.
    Comigo aconteceu algo assim, referente ao post que fiz inspirado (apenas como referência) no texto "As onze dicas de Bill Gates" atribuído a Bill Gates (não se sabe de quem é realmente).
    Coloquei o nome de "As onze dicas de Bill Gates e as minhas".
    O texto tem a intenção de propor uma reflexão e apenas fazer com que as pessoas observem que determinada situação, pode ter vários pontos de vista. Enfim...

    Abraços
    Balaio Variado

    ResponderExcluir
  18. Ser mal interpretado é até comum para nós blogueiros, mesmo lendo e relendo o que escrevemos ainda assim há pessoas que nos acusam de ter dito o que, para nós, não dissemos.
    Com o tempo e a prática se consegue melhorar um pouco.
    Eu tenho um blog que recebe muitos comentários e as vezes não sei se a pessoa está sendo irônica com o o que eu disse ou se está elogiando.

    ResponderExcluir
  19. Balaio Variado: Pois é, amiga. Eu também já passei por algumas situações interessantes.

    Os ítens que você elencou me parecem bastante plausíveis. E podem com certeza serem acrescentados aos que citei na postagem. São realmente muitos os fatores que podem interferir na comunicação escrita.

    E estes problemas podem acontecer inclusive quando comentamos os posts alheios. Quando faço comentários (e faço isso frequentemente), procuro redobrar os cuidados para evitar transtornos. Mas como disse no texto, acho que é praticamente impossível que não escape alguma coisa eventualmente.

    Acredito que esse tipo de risco sempre vamos correr. E no caso de mal entendidos, sejam eles quais forem, penso que a melhor coisa a fazer é esclarecê-los o mais rápido possível.

    Abs

    ResponderExcluir
  20. Olá querida amiga Denize,

    Saudades...
    Você escreveu com muita propriedade o assunto.
    A escrita é “fria” sem a entonação da fala e isso pode causar um grande mal entendido.
    Sou da geração controladora (para não dizer reprimida) e que não aprendeu a ter senso de humor ao escrever ou falar. E dessa forma, fico em constante risco de não ser bem interpretada dependendo do assunto tratado. Sou bem tímida e às não consigo escrever o que estou sentindo e daí, limito-me a votar, ler e não comentar com receio de magoar alguém.
    Beijo no seu coração.
    Carinhoso e fraternal abraço,
    Vovó Lili

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

Desde já agradeço a atenção.