Seguidores

3 de dezembro de 2009

Você Gosta de Incomodar as Pessoas? - Então Veja Estas Dicas


Resolvi escrever este Post inspirada por um texto da  minha amiga portuguesa Luísa: Conversas da Treta, sobre incomodar pessoas com conversas sem sentido em lugares públicos. Eu simplesmente não consigo ficar muda quando tem um semelhante por perto. Como é muito difícil começar uma conversa com alguém estranho (e com alguns conhecidos também), vou revelar as técnicas revolucionárias que eu utilizo para tal fim. Se você quiser tentar utilizá-las, por favor, sinta-se à vontade.

Passo 1 - Escolha o Lugar


Eu particularmente atuo em qualquer um. Alguns lugares são mais propícios, como filas por exemplo, onde a criatura não tem para onde fugir, embora eu já tenha encontrado pessoas que deram uma desculpa e desistiram de esperar (ou seja, não me suportaram).

Passo 2 - Escolha a Vítima


Se apenas uma pessoa estiver por perto, você não tem escolha. Mas se houver mais, escolha com cuidado. Procure por aquelas que lhe pareçam, mais educadas, mais sorridentes, mais comunicativas. A sua chance de ser bem sucedido aumenta consideravelmente.

Passo 3 - Escolha o Tema

Este ponto é importantíssimo. Se for um conhecido é muito fácil. Comece perguntando pela esposa, pelo filho, pelo cachorro, qualquer um serve. Se for um completo estranho utilize aquelas perguntas básicas, tais como:

"Será que vai chover?", "Mas "tá" quente hoje!(ou "tá" frio) você não acha?" ou "Você viu a novela ontem?". Sempre procure utilizar perguntas, nunca afirmações.

Dessa forma você força uma resposta e a sua chance de ser ignorado diminui bastante. Mas eu lamento informar que ser ignorado é um risco que você vai correr o tempo todo. Para se manter atuante neste tipo de empreendimento, você tem que saber lidar com rejeição.

Passo 4 - Tenha Senso de Oportunidade

Se a pessoa tossir, pergunte se ela está gripada, se ela estiver com cara de sono, pergunte se ela dormiu bem à noite, se ela estiver de bermuda, pergunte se vai correr. Não se preocupe se as perguntas parecem óbvias, elas são mesmo. Mas faça assim mesmo. Afinal, elas só servem para quebrar o gelo.

Reconheço que este tipo de atividade requer uma certa cara-de-pau, mas com um pouco de treino, você chega lá. Eu por exemplo, já estou num estágio que nem vermelha fico mais.

Passo 5 - Preste Atenção aos Sinais

Se você observar que a conversa começou a fluir, você foi bem sucedido. Mas se você notar que a pessoa lhe fulmina de vez em quando com um olhar paralisante ou responde só com monossílabos, ou mesmo nem responde, você pode continuar mais um pouco, tentando melhorar o assunto.

Se não funcionar então desista: fique quieto ou procure outra vítima. E se a pessoa ficar subitamente pálida, ou pior do que isso, de repente começar a chorar, pare imediatamente. Temos sempre que respeitar nossos semelhantes.

Seguindo estes passos simples, tenho certeza que você estará apto para se comunicar com qualquer um, em qualquer lugar e a qualquer momento. Você pode não acreditar, mas eu construí grandes amizades utilizando estas estratégias.

Claro que algumas pessoas mudam de calçada quando me encontram na rua. Até hoje eu não entendo o porquê delas tomarem tais atitudes. Afinal eu sou tão simpática, você não acha?

31 comentários:

  1. Denise, você é simpatissíssima. Gosto muito de pessoas que gostam de conversar.
    Eu não tenho dificuldade para iniciar uma conversa com estranhos, naão, mas não forço a barra.
    Os seus conselhos são excelentes.
    Abraços.
    João

    ResponderExcluir
  2. Adorei postagem, e achei seu blog muito bom tb parabens pelo excelente trabalho.

    Faço-lhe um convite para visitar meu blog e fazer suas críticas e sugestões:http://www.dinoblog.com.br/

    Um abraço!

    Raphael Dino.

    ResponderExcluir
  3. Saudações!
    Com sinceridade, gostei muito de suas técnicas e tudo farei para os próximos contactos, afinal, não custa nada aumentar o circulo de amizades!
    Parabéns pela criatividade!
    Excelente Post!
    Abraços fraternos,
    LISON.

    ResponderExcluir
  4. Demaissss essas dicas.
    Mas não sou de conversar não... e fiquei imaginando se um dias desses entrar na mesma fila que você... ohhhhhh céusssssss
    ;)

    Abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  5. "Claro que algumas pessoas mudam de calçada " é pra rir ou chorar? :)
    Gostei do post.

    ResponderExcluir
  6. Dicas que irão servi muito pro meu irmão. ele adora essas coisas.


    Abraços: Concentrado

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, João! Eu gosto muito mesmo de conversar, mas já fui muito tímida, e isso para mim era uma dificuldade, embora agora não seja mais. E é importante não forçar a barra mesmo, tem dias que a gente quer ficar quieto com os próprios pensamentos e tem que ser respeitado. Abs Denize

    ResponderExcluir
  8. Obrigada, Rose! Que bom que você gostou da minha brincadeira bem-humorada! Bjs Denize

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pelo elogio, Raphael! E pode deixar que vou fazer uma visita ao seu blog. Abs Denize

    ResponderExcluir
  10. Obrigada, Lison! Tenho certeza qe você vai aumentar muito o seu círculo já imenso de amizades...rs. Mas vá com calma, como você viu o meu método pode dar efeito contrário, algumas vezes...rs. Abs Denize

    ResponderExcluir
  11. Denize,

    Bem, eu já tinha lido este texto, que adorei! Mas acontece que eu, gostando muito de conversar, de debater e de contrariar, detesto conversa para boi dormir (esta aprendi com os meus amigos brasileiros, eheheheh)!!
    Quando este ano passar o teu post vai ter uma resposta, ai vai!

    Beijos grandes!
    Luísa

    ResponderExcluir
  12. Ninguém merece mesmo, Sereníssima! Eu confesso que não gostaria de encontrar comigo em certos dias em que estou querendo ficar quieta...rs. Bjs Denize

    ResponderExcluir
  13. Olá Denize,

    Ótimas essas dicas.
    Gosto muito dos seus textos - nesse você misturou a seriedade do contato com um estranho, com divertidíssimas dicas de como fazê-lo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. franquiaempresa: Depende do lado que você está, amigo... Acho que até eu mudaria de calçada se me encontrasse num dia em que quero ficar quieta...rs. Mas na realidade este texto é só uma brincadeira bem-humorada. Que bom que você gostou do texto! Abs Denize

    ResponderExcluir
  15. CONCENTRADO: Verdade, amigo? Ele gosta de conversar como eu? Mas ele não pode esquecer de observar os sinais... Abs Denize

    ResponderExcluir
  16. Como eu já te disse, Luísa, tu tens uma sorte imensa de morarmos tão longe...rs. E eu jamais teria escrito este texto sem a inspiração do teu maravilhoso post! Aguardo tua resposta, depois que o ano passar. Bjs Denize

    ResponderExcluir
  17. IURI: Fico feliz que você goste dos meus textos. Eu sempre procuro o lado engraçado das ocorrências comuns do dia-a-dia e na maioria das vezes, encontro...rs.

    Bjs

    Denize

    ResponderExcluir
  18. Ah ! Vc é muito mais muito simpática Denize:o)
    Engraçadoque sou bem tímida e introvertida e sempre , sempre tem uma pessoa assim que puxa-papo kkkk!!! Fila então Oh ! Altos papos hehe
    Adorei !!!
    XOXO

    ResponderExcluir
  19. Olá querida Denize !!!

    Com certeza você é muito simpática, não consigo entender estas pessoas que atravessam a rua !! hehe
    Eu sou bem comunicativa, mas depende muito do astral do dia, tem dias em que fulmino que sequer olhar pra mim e em outros aceito ou puxo a conversa.
    Adorei as dicas, super divertidas e com certeza eficientes !
    Enorme beijo !

    ResponderExcluir
  20. Denize, sempre tive muita facilidade em iniciar uma conversa com um estranho e fazer uma nova amizade (difícil mesmo é manter as antigas). É claro que tem uma grande parte de pessoas metidas e chatas que não suportam conversar, essas eu acho que já tem uma vaguinha lá no inferno.

    ResponderExcluir
  21. ahhhhhhhhhhhh Denize já rí aqui desse post um tanto viu..rs E olha que nos últimos dias não tive muitos motivos pra rir por conta desse problema em nosso perfil. Minina acontece oq ue falou no post mesmo viu, mas com diz um amigo meu, tem gente que força amizade..rs Trabalhei 3 meses em um call center e era cômico com tinha gente que me achava com cara de psicóloga.
    Mas enfim também sou muito comunicativa, mas se eu não estiver num bom dia tento me fingir de morta e enfio a cara num livro, mesmo estando numa fila de banco..rs
    Beijos no coração
    Márcia Canêdo

    ResponderExcluir
  22. olá ,Denise!
    confesso que não sou muito boa nisso ..quando inicio uma conversa se o tempo tá nublado sempre pergunto será que vai chover..ou quente ,que calor!até agora fluiu bem .rsssssss

    ResponderExcluir
  23. Oi Denize,

    Geralmente eu converso com todo mundo, então acho que já dominei todas essas técnicas...rsrsrs

    bjs

    ResponderExcluir
  24. Oi Renata, eu já observei que são as pessoas que gostam de ficar quietas que mais atraem este tipo de coisa...

    Mas hoje em dia eu procuro manter minha "simpatia" sob controle e como disse no texto, presto bastante atenção aos sinais...rsrs.

    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Oi Sam,

    Pois é, eu também não entendo porque algumas pessoas atravessam a rua quando me veem...rsrs.

    Você passa uma simpatia imensa na sua forma de interagir por aqui. E a gente logo percebe que é natural. Eu tive que aprender a me superar, mas tem horas que parece que exagerei mesmo nesta "superação"...rsrs.

    Pelo menos agora reconheço os sinais e consigo interromper meus processos de "chatice" em andamento. Antes eu ainda achava que estava agradando, vê se pode...rs.

    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Oi Victor, tem gente que tem facilidade mesmo de puxar conversa. Acho que isso tem a ver com o temperamento. Eu fui muito tímida e conversar com estranhos era quase impossível.

    Mas como você viu, superei esta limitação e com louvor...rs.

    Mas muitas vezes as pessoas não estão com astral para conversar ou não gostam mesmo. Penso que aqueles que são diferentes da gente devem ser respeitados, até porque, muitas vezes não fazem por mal, são desse jeito mesmo.

    Abs

    ResponderExcluir
  27. Aiiii então eu sou uma forte candidata a ter um chato de plantao atras de mim!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  28. Oi Márcia, essa coisa do perfil foi complicada mesmo.

    Mas ser comunicativo é uma coisa e forçar amizade é outra, né? Eu confesso que não percebia bem a diferença...rs.

    E se encontro você com a cara enfiada num livro sou capaz de perguntar o que você está lendo, só para puxar conversa. Comigo não iria funcionar esta tática, infelizmente...rs.

    Bjs

    ResponderExcluir
  29. Oi Marileni, como assim? Se está fluindo bem é porque está dando certo. Eu faço essas perguntas também, principalmente com estranhos para quebrar o gelo, já que com eles não tenho assuntos em comum. Nem sempre funciona, é verdade, mas sempre tento...rs.

    Bjs

    ResponderExcluir
  30. Oi Leila, pelo que pude perceber você é bastante comunicativa. Acho que poderia até dar algumas aulas nesta área...rs.

    Bjs

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

Desde já agradeço a atenção.