Seguidores

22 de outubro de 2009

Voluntários – Essas Pessoas Especiais

Eu sempre quis ser voluntária. Nunca consegui. As minhas desculpas são as mesmas da maioria, falta de tempo, muitos compromissos, muitas preocupações, etc. Por isso resolvi fazer este pequeno texto em homenagem a estas pessoas iluminadas, cuja vida é um exemplo a ser seguido e cujas ações valem mais do que mil palavras.

Os voluntários estão por toda parte. Nos hospitais, nos asilos, nos orfanatos, nas prisões, onde quer que alguém esteja precisando deles.

São encontrados em todos os lugares do mundo, incansáveis, anônimos, laboriosos, fazendo a sua parte na construção de um mundo melhor.

São de todas as raças e religiões, e estão aqui cumprindo uma sublime missão: levar consolo e esperança a todos aqueles que se encontram à margem do caminho, sem arrimo e sem guarida.

O verdadeiro voluntário não está em busca de reconhecimentos e glórias mundanas. Está acima disso. Só aparece para divulgar a causa pela qual luta, com o justo objetivo de angariar recursos e pessoas, e expandir sua atuação.

Ele não precisa de elogios, pois recebe todos os dias a mais doce das recompensas, através do sorriso desdentado da velhinha do asilo que lhe chama de netinho, com os olhos cheios da mais pura gratidão. Ou através do órfão que lhe chama de paizinho, com os olhos brilhando de confiança e ternura.

Eu tive o privilégio de poder chamar de amigo, algumas pessoas que atuavam como voluntários.

Um deles chegava a ser rude no trato diário com as pessoas, mas quando chegava perto dos seus protegidos, sofria a mais completa transformação.

Era de uma doçura ímpar, uma paciência inesgotável, digno representante do amor desinteressado, que não espera nem deseja,qualquer tipo de retorno por suas ações.

Outro que conheci era a mais afável criatura que se possa imaginar. Inventei de elogiar o trabalho, uma vez.

A reação dele foi me mandar para um lugar tão longe, que lembro que fiquei chocada. Jamais imaginei que uma pessoa tão delicada soubesse um palavrão tão feio.

Ambos eram tão ocupados em suas atividades profissionais e pessoais, que foi com enorme surpresa que fiquei sabendo, quase que por acaso, que ainda arrumavam tempo para serem voluntários. E vi todas as minhas desculpas caírem por terra.

Quem sabe um dia, caso eu consiga me tornar menos egoísta e menos preguiçosa, eu possa seguir o exemplo destes amigos e tranformar minhas palavras em atos efetivos de solidariedade e amor.

Encerro esta pequena homenagem reiterando minha eterna admiração a esses missionários do bem, e agradecendo do fundo do coração por suas nobres atitudes, que nos ajudam a manter a fé na natureza humana.

21 comentários:

  1. Denize!
    Recebi uma mensagem outro dia, que infelizmente perdi, indicando trabalho voluntário pela internet! Se você não consegue, como eu, dar esse passo de sair de casa ou do trabalho para ser voluntária, há o que se possa fazer pela internet. Infelizmente não posso indicar o endereço eletrônico, mas creio que você consiga achar facilmente no google. No dia que me indicaram entrei rapidamente no site mas não pude especular muito por falta de tempo. Acabei perdendo o link. Mas, vai lá, tenta pela internet!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  2. Claudinha, que interessante esta tua informação. Não sabia que isso era possível! Vou pesquisar sim, pode deixar. E acho importante divulgar também quando encontrar. Obrigada, viu? Bjs Denize

    ResponderExcluir
  3. olhe, há a ONG AVAAZ, eu sou membro e ajudo em casa.
    http://www.avaaz.org/po/

    dê uma olhada.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Denize, isso realmente faz a diferença!
    Ser voluntário é algo que trabalho mas recompensador!
    Digo porque faço parte dos "anjos da alegria", um grupo que vai vestido de palhaço nos hospitais, asilos e orfanatos. No começo tem aquele preguiça e tal, mas quando entrams passamos por um periodo de choque, onde tu vê que tem muita gente pior do que tu pensas, logo depois vêm um sentimento de alegria por ajudar ao próximo, e esse se torna parte da sua vida, e faz falta se tu falta no trabalho por uma semana...
    É um sentimento daqueles assim "quanta gente em pior situação que eu... ainda bem que posso dar o que tenho para ela se sentir melhor..."
    O sentimento mais forte que existe é a gratidão, pois é dela que nasce o amor puro, que contagia a todos.
    Voluntariando sentimos que estamos de alguma forma, a seguir o que Jesus pregou, então sentimos que estamos a fazer nossa parte, que não somos somente materialistas e prepotentes.
    É claro que o fato de ser voluntário não significa ser santo, mas significa estar caminhando para o bem, seguir os passos de Jesus e se tornar um pouco menos egoísta, prepotente, materialista, orgulhoso... Ou seja, substitui esses sentimento imperfeitos que temos por sentimentos bons!
    Eu achei de uma importância muito grande esse post seu!
    Por isso eu digo a todos, vale a pena se esforçar para ajudar ao próximo! Pois na verdade (vou contar um segredo), nós não ajudamos aos outros, quer dizer, ajudamos, mas AJUDAMOS MAIS A NÓS MESMOS!
    O maior benefício é nosso!

    Bjs, ju

    ResponderExcluir
  5. Oi Amiga! Pode deixar que vou olhar com calma o Site da ONG AVAAZ que você indicou. Que coisa! Eu não imagina que se podia fazer este tipo de coisa pela internet... Obrigada, viu? Bjs Denize

    ResponderExcluir
  6. Juliana, que lindo comentário! Anjos da Alegria? Que maravilha! E que aula de solidariedade você deu aqui. Levar alegria aos doentes em hospitais, que coisa linda! A alegria ajuda na recuperação e na cura, de quem está enfermo. E não tenho dúvidas, que a solidariedade faz bem tanto para quem faz como para quem recebe. Os pequenos gestos que faço, de vez em quando já me deixam leve, imagino esse seu. Quando acompanho alguma pessoa mais chegada e passo a noite em um hospital, sempre procuro leitos solitários, para tentar levar algum conforto aos que sofrem sozinhos. E isso me dá tanta paz. Mas ainda estou longe da abnegação de pessoas como você que usam parte do seu tempo, para se dedicar a causas tão nobres...Já vi que este texto vai me dar o que pensar... Obrigada por contribuir aqui com tua experiência pessoal! Bjs Denize

    ResponderExcluir
  7. Não tem mistério para ser voluntário, tem de se doar, esquecer de si próprio e amar ao proximo. Se decicar com amor aquilo que faz, sem pensar em retorno. Tem de ter paixão, vontade de mudar as coisas que estão erradas. Dar e ganhar cidadania, ser um ser do bem. Abraços

    ResponderExcluir
  8. Sábias palavras, Victor! Definição linda e perfeita! Acho que vontade de mudar as coisas erradas, todos nós temos, mas fazer alguma coisa concreta para que isso aconteça, como fazem os voluntários, é outra história. Lembrei de você, quando escrevi este texto... Obrigada por vir deixar sua opinião. Abs Denize

    ResponderExcluir
  9. Denize! Ameiiiiiiiiiii seu texto. Sabe, muitas vezes me considero egoista ou mocoronga mesmo! Como eu não dou conta de mais?! Como eu não consigo fazer mais? Como outras pessoas fazem tanto por seus semelhantes mesmo trabalhando e tendo sua familia?! Eu acho que tem pessoas que sabem simplificar seu dia e isso eu preciso aprender provavelmente. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Obrigada, Sissym. Eu também me sinto como você. Tem gente que pega um dia de 24 horas e o transforma em um dia de 48. Bem que eu queria aprender como se faz isso. Quando eu vejo tantos exemplos dessas pessoas admiráveis e abnegadas, percebo claramente que estou mais para voluntariosa do que para voluntária. Mas acredito que em algum momento vou acabar conseguindo. Este é um sonho que gostaria muito de realizar antes de deixar esta terra. Bjs Denize

    ResponderExcluir
  11. Denize, busque o voluntários em ação... é só colocar o nome no google e ele te direciona para o site.... lá tem serviço via internet... e eles precisam muito viu?! é sem sair de casa!
    parabéns pelo post... estas pessoas tem sim a maior das recompensas que é a certeza de ter feito a diferença na vida de alguém. Eu costumo dizer, se você começa a ser voluntário, não para nunca mais....
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  12. Hoje não vou repetir o que falei no passado. Primeiro que contar a voces que existem um grande amigo voluntario no Dihitt: Victor Gomez! Ele é admiravel!

    Outro, minha frustração... este inicio de ano tentei contar historias para crianças internadas no Miguel Couto e foi a maior burocracia! Eu precisei desistir!

    Eu fui convidada a participar de uma campanha e se eu ganhasse iria para Lesotho. Só que para pode participar... eu teria que morar na Europa e eu não moro lá! Porque eles só pagariam passagem etc para quem mora lá... bom, faz sentido, é mais barato.

    Pois é... ainda chegarei lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga Sissym, bom te ver por aqui. Saudades e bjs.
      O voluntariado é uma proposta interessante para começarmos nossa mudança, quando cuidamos de alguém, pode ser em uma ONG, Hospital, Igreja, ou outro lugar, aprendemos que o altruísmo é o melhor caminho a ser seguido, pois ele nos leva ao verdadeiro amor, o amor solidário. Victor S. Gomez

      Excluir
  13. Denize,
    nao pense jamais que você nao consegue.
    Tenta conforme a amiga disse ali. Quem sabe de casa voce consegue sim.
    bjs e sucesso

    ResponderExcluir
  14. Olá Dê,

    Também estou nessa como você. Acho que o trabalho voluntário sério começa internamente dia-a-dia em cada um de nós. Depois dessa "experiência com nos mesmas", é que descobrimos como podemos participar, partilhar nossas habilidades, repito, de forma séria para ajudar as outras pessoa. Eu também desejo aprender a sair um pouco do meu mundinho e aprender a servir. O desejo já e um bom sinal .
    Já tenho um sonho ... uma escolinha de surf ...Qualquer hora dessas vai.
    Força !
    bjs
    Eninha

    ResponderExcluir
  15. Denize,seu post é tudo de bom e faço dele minhas palavras. Acredito que o trabalho voluntário não é pra qualquer pessoa, pois exige doação e envolvimento icondicional. Conheço e admiro o tralaho dos hospitalhaços que levam alegria para os internos dos hospitais aqui de Campinas. Acho fantátisco! Que Deus abençoe todos esses anjos que doam parte do seu tempo para o próximo. Digno de todo reconhecimento. Todos estão de parabéns.

    Bjs

    Gessy

    ResponderExcluir
  16. Oi Valéria, obrigada, vou dar uma olhada neste Site.

    E pelo que sei, esta homenagem é para você também. Você é uma das pessoais especiais que descrevi na postagem e admiro tanto, e que conhece de perto a satisfação e a paz daqueles que "fazem a diferença na vida de alguém". Adorei essa definição.

    Quem sabe um dia eu consiga superar minhas dificuldades e limitações e possa também desfrutar dessa alegria...

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi Diego, tem horas que penso que nunca vou conseguir mesmo.

    E talvez um trabalho pela internet seja um bom começo. Mas o que eu queria mesmo era "arregaçar as mangas" e me engajar num projeto sério, como muitos que existem por aí.

    Acho que a internet, por mais interessante que possa ser, jamais vai substituir o "olho no olho", a energia que a gente sente na interação direta com as pessoas. Pelo menos eu vejo assim.

    Na minha opinião, ser voluntária significa mais do que levar alimento ou mesmo contribuir de alguma forma no resgate da cidadania de quem se encontra à margem da Sociedade. Quando você olha em volta, você vê que tem gente que tem "fome" de atenção e afeto também, de contato humano, depois de tanto tempo mergulhada na solidão, sob nossos olhos indiferentes.

    Mas é o velho problema, muitas vezes a gente quer fazer o máximo e acaba não fazendo nem o mínimo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi Sis, não tem como falar deste tema sem lembrar do nosso amigo Victor, né? Também sou fã dele!

    E já tive uma frustração parecida com essas que você citou, numa tentativa tímida que fiz me disponibilizando para um tabalho voluntário. Foi "um balde de água fria" tão grande, que nem quero falar sobre isso.

    Mas como você disse, isso não pode nos impedir de tentar de novo.

    E de qualquer forma atribuo meu insucesso às dificuldades que citei no texto e que ainda tenho que lutar para superar.

    Porque eu vou ser obrigada a repetir o que disse no passado: ainda estou mais para "voluntariosa" do que para voluntária, infelizmente.

    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Meu nome é Akira, gostei bastante mesmo deste blog! Parabéns!

    Faço parte de uma entidade que faz trabalho voluntário também, a ABEUNI (Aliança Beneficente Universitária), que fica em São Paulo.

    É bem legal o trabalho, se quiserem conhecer é só falar comigo! Realizamos caravanas da saúde em cidades do interior de São Paulo, oferecendo tratamento odontológico e profilático para a população carente.

    Nosso próximo evento será entre os dias 17 e 19 de Setembro, e vocês podem se inscrever no nosso site (www.abeuni.org.br). Caso queiram falar comigo antes, é só mandar email (akirasan@gmail.com). garanto que vocês gostarão muito, os eventos são sempre muito emocionantes, além disso acabamos fazendo muitas amizades. =)

    Um grande abraço, e que o espírito do voluntariado jamais suma! =)

    ResponderExcluir
  20. Oi Akira, que iniciativa maravilhosa essa! Obrigada por divulgar aqui!

    Abs

    Denize

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

Desde já agradeço a atenção.