Seguidores

24 de outubro de 2009

Ninguém é Insubstituível!

Todos nós sem exceção, somos únicos e especiais. Todos temos nossos potenciais a serem desenvolvidos.

Quando aprendemos a valorizar o que as pessoas tem de melhor, abrimos espaço para que elas possam brilhar. 

E isso também ocorre conosco, quando cultivamos nossos próprios talentos e permitimos que a nossa luz interior se manifeste e ilumine o ambiente ao nosso redor. Podemos então superar nossos limites e nos surpreender com os resultados.

O interessante texto a seguir, no mínimo dá o que pensar...

"Na sala de reunião de uma multinacional o CEO nervoso fala com sua equipe de gestores. Agita as mãos, mostra gráficos e, olhando nos olhos de cada um ameaça:

"- Ninguém é insubstituível!".

A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio. Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça. Ninguém ousa falar nada.

De repente um braço se levanta e o CEO se prepara para triturar o atrevido:

- Alguma pergunta?

- Tenho sim. E Beethoven?

- Como? - o CEO encara o gestor confuso.

- O senhor disse que ninguém é insubstituível e quem substituiu Beethoven? Silêncio.


Ouvi essa estória esses dias contada por um profissional que conheço e achei muito pertinente falar sobre isso. Afinal as empresas falam em descobrir talentos, reter talentos, mas, no fundo continuam achando que os profissionais são peças dentro da organização e que, quando sai um, é só encontrar outro para por no lugar.

Quem substitui Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Ghandi? Frank Sinatra? Dorival Caymmi? Garrincha? Michael Phelps? Santos Dumont? Monteiro Lobato? Elvis Presley? Os Beatles? Jorge Amado? Paul Newman? Tiger Woods? Albert Einstein? Picasso?


Cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa. Está na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos e começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe focando no brilho de seus pontos fortes e não utilizando energia em reparar seus 'gaps'.

Ninguém lembra e nem quer saber se Beethoven era surdo, se Picasso era instável, Caymmi preguiçoso, Kennedy egocêntrico, Elvis paranóico...

O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de seus talentos.

Cabe aos líderes de sua organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços em descobrir os pontos fortes de cada membro. Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto.

Se você ainda está focado em “melhorar as fraquezas” de sua equipe corre o risco de ser aquele tipo de líder que barraria Garrincha por ter as pernas tortas, Albert Einstein por ter notas baixas na escola, Beethoven por ser surdo e Gisele Bundchen por ter nariz grande."

Fonte: Ninguém é Insubstituível!
Celia Spangher é Diretora de Gestão do Talento da Maxim Consultores 

18 comentários:

  1. Denize

    Um texto extraordinário, bom pra levantar a moral de qualquer pessoa, seja pessoal ou profissionalmente.
    Cada um tem sua importância e deixa sua marca pessoal. Numa empresa, um profissional poderá se destacar por ser mais capacidado, por ser mais especializado. Mas, cada pessoa tem seu potencial, seu valor e não é substituível. Claro que não se pode parar no tempo, é preciso buscar melhorias.
    Os exemplos citados acima, isto é, essas grandes feras comprovam isso.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Denize,

    Parabéns pelo texto! Todas as pessoas tem o seu grau de importância e deixam marcas por onde passam!

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. gostei muito. dá que pensar .-)

    abçs

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que depende. Pessoas inquestionavelmente talentosas, como essas que você citou, são insubstituíveis. Mas as pessoas no geral trabalham puramente por obrigação, fazendo tudo "nas coxas", empurram com a barriga... só em troca do salário no fim do mês. É gente assim que forma a maioria e essa maioria é substituível, infelizmente.

    ResponderExcluir
  5. Cada pessoa é única, ninguém substitue outra, cada uma tem um pouco para dar, nos ensinar alguma coisa, ver o mundo através dos olhos de outo é maravilhoso.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Olá Denize,

    Essa é uma das frases que mais se escuta nas grandes empresas atualmente. O que ninguém percebe é que as pessoas são substituíveis, mas a qualidade de seu serviço, carisma, amizade e dedicação talvez não.

    Como você mesmo disse, muitos tratam os tão estimados "colaboradores" como peças em um teatro chamado "empresa". É uma pena que tais pessoas não sabem que o bem mais precioso são justamente tais colaboradores.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Eu também achei interessante este texto, Sandra. Estamos vivendo num mundo que muitas vezes, trata o ser-humano como se ele fosse descartável. E às vezes, não percebemos nosso próprio valor na vida. Buscando aceitação, corremos atrás da mesmice. Queremos usar as mesmas roupas, o mesmo corte de cabelo, copiar estilos. Com isso acabamos por ofuscar nossa luz interior. As pessoas brilhantes citadas no texto, são um belo exemplo do que pode acontecer quando permitimos que nossa luz brilhe integralmente. Profissionalmente, você tem razão, temos que estar sempre nos aprimorando, até porque tudo pode sempre ser melhorado. Mas não podermos esquecer que somos únicos e que podemos contribuir com nossas características individuais, para a construção de um mundo melhor. Bjs Denize

    ResponderExcluir
  8. Concordo, Editora Novitas! Gostei da sua colocação. Todos nós somos importantes, por mais humildes que sejamos e deixamos nossas marcas neste mundo, inclusive no coração das pessoas. Abs Denize

    ResponderExcluir
  9. Eu também adorei, quando li este texto, Sara. E também fui obrigada a repensar certas coisas... Abs Denize

    ResponderExcluir
  10. É verdade Maringa. Conheço pessoas como as que você citou. Mas acho que isto acontece, porque no mundo em que vivemos, a luta pela sobrevivência muitas vezes nos impede de exercermos trabalhos de acordo com nossa vocação. Quando fazemos trabalhos que nos são prazerosos, acho que aí sim ficamos mais parecidos com as pessoas citadas no texto. Abs Denize

    ResponderExcluir
  11. Concordo com você, Claudine. Somos únicos, especiais e sempre podemos contribuir à nossa maneira. É pena, que algumas vezes, não nos damos conta disso. Bjs Denize

    ResponderExcluir
  12. É verdade, Iuri. Mas acho que as Empresas estão descobrindo aos poucos, esta verdade e tendendo a valorizar cada vez os seus profissionais. Este texto que recebi por e-mail, nos propicia algumas reflexões bem interessantes sobre o tema, por isso resolvi compartilhar. Abs Denize

    ResponderExcluir
  13. Grandes gênios são insubstituíveis. O resto da população (me incluindo) é.

    ResponderExcluir
  14. Hello gostei muito do seu texto,ninguém substitui as pessoas e amigos que são próximos, MAS, essa frase " Ninguém é insubstituivel" é na verdade para dizer que o mundo não para, que as pessoas não vão deixar de tocar a vida caso a nossa não esteja presente, ninguém substituiu Bethoven outros vieram muito bons, mas ele tem o seu valor, mas ninguém deixou de tocar a vida por q a dele já não se faz mais presente. kss

    ResponderExcluir
  15. e Nikola Tesla ? ninguem nunca o substituirá. Seus projetos eram tão avançados tecnologicamente e cientificamente e outros 'mente' que até hj nao conseguimos chegar onde ele chegou há mais de 1 seculo atrás.

    ResponderExcluir
  16. É um bom texto e se alinha muito com as coisas que eu penso e escrevo no meu blog. Parabéns!

    ResponderExcluir
  17. Discordo totalmente deste texto,

    Ninguém é insubstituível para uma empresa, esta é a expressão correta. Uma grande empresa não pode e não deve se fundamentar em uma pessoa, todos passam, cada um da sua contribuição e segue seu caminho. Empresas precisam agir assim pois não há amarras nas pessoas, devemos seguir em frente e as empresas também. Se alguem morrer, pedir demissão, ou qualquer outra coisa a empresa não pode ir a falencia. Podemos nos considerar os melhores, mas saímos da empresa ela segue, e talvez outra pessoa seja melhor profissional que nós, isto não nos torna incompetentes é a vida.
    A;P

    ResponderExcluir
  18. Gostei do post, comecei com um blog voltado para a área trabalhista.Já ouvi essa frase "Ninguém é insubstituível", isso é pior que um tapa na cara, frase perfeita para ferir e diminuir o profissional.

    Copiei este post para meu blog(mas reportei a fonte)
    d3comenestrel.blogspot

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

Desde já agradeço a atenção.