Seguidores

11 de abril de 2011

Apenas 3 Perguntas Sobre Futebol: Você Saberia Responder?

Os questionamentos que vou fazer aqui, são apenas algumas dúvidas de uma simples torcedora, não de uma especialista em futebol. E são perguntas genéricas, não se referem a nenhum time específico.

Mas talvez você que, com certeza, entende mais deste assunto do que eu, possa me esclarecer o seguinte:

1. Jogando Com os Reservas? Mas Por Que???

Alguém saberia me dizer porque um time precisa jogar com os titulares num Campeonato e com os reservas em outro?

Ah, sim, consigo entender que talvez um campeonato possa ser mais importante que o outro e que tenha mais foco.

Posso compreender também a necessidade de poupar jogadores, mas todos?

Tudo bem quando é uma partida que não vale nada ou até quando se supõe que o adversário seja mais fraco, ainda que a prática comprove que essas suposições nem sempre sejam verdadeiras.

Também me parece coerente quando  não se tem  mais chance de título num Campeonato específico e em outro ainda é possível. Mas qual o sentido de fazer isso sistematicamente, quando não existe nenhum desses motivos?

Tem alguma coisa aí que os meus pobres conhecimentos futebolísticos não conseguem alcançar.

E a minha observação tem me feito perceber que esse tipo de "opção" pelos reservas tem grande chance de ter um resultado bastante catastrófico: o time perde os dois títulos. Então porque ainda se insiste com essa "tática"?

2. Não Foi Falta, Foi na Bola?

Taí outra coisa que me parece estranha. Com exceção de jogadas isoladas, quando alguém visa o adversário e não a bola, acredito que os jogadores estejam sempre visando a bola.

Mas derrubar alguém não é falta? Ou o fato de que tinha uma perna na frente da bola é só uma fatalidade?

Ah sim, bem sei que o futebol é um esporte de contato e que alguns lances são duvidosos e variam conforme a interpretação do juiz.

Ainda assim não consigo deixar de ficar espantada quando, depois de uma jogada duríssima "na bola", vejo o jogador atingido sair na maca e alguém dizendo que não foi nada... O espanto é só meu?

3. Que Jogo o Técnico Está Vendo?

Algumas vezes fico com a impressão que o técnico está assistindo uma outra partida, não sei qual, mas com certeza não parece ser a mesma que estou vendo.

Basta olhar as substituições. Fico abismada ao ver o melhor jogador em campo ser substituído (algumas vezes o craque do time), justamente aquele que me parece o único capaz de reverter um resultado adverso e concentra as minhas esperanças de torcedora.

Salvo alguma lesão ou cansaço (quando ele mesmo pede pra sair) não vejo nada que justifique isso.

Em contrapartida, um outro jogador que já devia ter saído do jogo (ou talvez nem devesse ter entrado) permanece até os acréscimos, para desespero da torcida. E nem vou entrar no mérito se ele é ruim ou não, mas tem horas que fica tão claro que ele não está num bom dia... Também não acho explicação pra isso. Você tem alguma?

Essas são apenas algumas perguntas que refletem a perplexidade de uma singela torcedora.

Se por acaso você souber como esclarecer as minhas dúvidas, o espaço dos comentários é seu. Desde já agradeço.

15 comentários:

  1. Denize, não faz pergunta difícil amiga....
    Amiga... tadinho dos reservas, eles também precisam jogar né????? E claro, precisa ser uma partida importante para eles ganharem experiência, pra mais tarde já craques ficarem no banco olhando os reservas jogarem.....hehehehe
    A falta como disse nosso amigo José, sempre vai depender do time que estiver jogando....se for o nosso então o juiz sempre vai marcar errado quando a vantagem for pro adversário.... Mas sabe, qeu sempre achei que eles deveriam inventar a falta na bola.... verdade, assim acho que colocarim menos a culpa nela....hehehehe
    Bom, o jogo que o técnico está vendo, talvez seja o mais mistério do futebol, tenho a impressão que ao vivo alí no campo deve haver o efeito miragem... você sempre vê o que não existe ou que você queria estar vendo....kkkkkk
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  2. Denize,

    O minha ignorância para com o desporto rei é confrangedora... por isso, vou aguardar as respostas, para aprender qualquer coisinha! rsrsrs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Amiga Denize querida....

    Lamento profundamente a minha falta COMPLETA de conhecimento do assunto para lhe ajudar... passo a bola para os garotos de plantão (e claro, para tantas meninas que batem um bolão...)

    Não entendo absolutamente nada de futebol... 22 marmanjos correndo atrás da bola e no final do jogo ela fica com o juiz...

    Beijos querida!!!!
    Espero que encontre ajuda...
    Lu

    ResponderExcluir
  4. Olá, Denize!

    Fiz questão de vir aqui para ler seu artigo quando eu o vi em meu Google Reader. Eu o li atentamente, mas decidi que era necessário meditar um pouco mais sobre a resposta.

    Por isso, só estou comentando hoje. E minha resposta é única para as 3 perguntas: não faço a mínima ideia! risos Sou um caso raro: não gosto de futebol, não entendo nada, nem torço para ninguém. risos

    Mas, que são perguntas pertinentes, isso são! Quem sabe você não seja a próxima técnica da seleção brasileira? :-)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Ah, Não!
    Isso é conversa pra lá de meio metro... rsrs
    Futebol não tem lógica, e regra é clara, dependendo do ângulo...
    É assim ó: O jogo só termina quando acaba.
    O banco é de reservas/titulares, dependendo da partida, do campeonato em disputa e do investimento que o outro banco (financeiro) fez..
    O técnico vê o jogo que ele sonhou acontecer , mas não está acontecendo dentro do campo.
    O comentarista que já foi árbitro (esse é o nome correto), sabe interpretar a regra até o momento em que o narrador da partida não discorde dele...
    Ah! Sei lá Dê. Já fiz vestibular, não entendo de futebol e adoro o Fla.
    Aliás, sabe qual é a maior torcida do Brasil? Então, junte a torcida do FRAMENGO com a do FLAMENGO. Kakakaka
    Beijo.
    Fui.

    ResponderExcluir
  6. Oi Valéria,

    Fique calma, nada tenho contra os reservas. Inclusive tem alguns que só o fato de estarem no banco sem atuar como titulares, me parece outro grande mistério...rsrs. Só acho meio temerário vê-los todos jogando ao mesmo tempo, dependendo da circunstância...

    E como eu disse antes, achei a visão do Sidney sobre as faltas interessantíssima...rs.

    Agora, a minha última pergunta acho que é um mistério mesmo, ninguém vai saber responder...rsrs.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Sidney, achei fascinante teus critérios sobre "falta" no futebol. Nunca pensei sob esse ângulo, faz muito sentido. Essa coisa de ser dentro ou fora da área é irrelevante mesmo, em se tratando de falta no jogador do nosso time. É pênalte e pronto!...rsrsrs.

    E sempre vou ficar impressionada quando vejo um jogador sair de maca e alguém dizer que não foi nada. Mas é compreensível, não era a perna dele que estava ali...rsrs.

    A questão dos reservas acho que é trauma. Vi meu time fazer isso no campeonato brasileiro e tudo o que conseguiu foi nem chegar na final do mundial, ou seja, nem uma coisa nem outra. Posso entender preservar jogadores em circunstâncias específicas como você citou. Mas sistematicamente nunca vou concordar...

    E cuidado quando for falar do meu novo técnico...rsrs.

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Luísa, como eu disse no texto, não sou nenhuma especialista, mas acompanho meu time sempre que posso. E também é claro, a Seleção Brasileira. Por isso conheço um pouquinho as regras.

    Mas resolvi fazer este texto porque tem alguns mistérios que nunca consegui entender, pode ser que alguém me esclareça. O Sidney já me deu uma resposta que eu nunca tinha pensado...rs.

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu, eu até entendo um pouquinho das regras. Ainda assim, te confesso que até hoje não consegui me livrar da idéia de que isso que chamamos de futebol não passa de 20 criaturas correndo desesperadamente atrás de uma bola e 2 tentando mais desesperadamente ainda evitar que ela transponha uma coisa que tem uma rede.

    Mas depois que a gente pega o gosto de torcer pelo time do coração, fica emocionante, fazer o que.

    E já apareceu ajuda, os comentários do Sidney e da Valéria foram bastante esclarecedores...rsrs.

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Adelson,

    Assim não vale, amigo! Eu fiquei cheia de esperanças que após a sua meditação minhas perguntas seriam respondidas...rs.

    E você não torce por nenhum time? Nossa! Que coisa!

    Mas agradeço o apoio aqui, de qualquer forma!

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Beth,

    Voce não entende nada de futebol? Não acredito!!!...rs. Adorei tuas explicações.

    Agora, o Flamengo tem a maior torcida? Há controvérsias...rs. Tem quem discorde...

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. bem na verdade as perguntas sao bem faceis de responder . no caso dos reservas ele pode querer dar ritmo aos jogadores ja que eles jogam juntos contra os titulares nos treinos e ja se conhecem bem . quanto ao jogador so visar a bola quando faz falta nem sempre , pq caso algum jogador passe por ele e va fazer o gol ele pode simplesmente derruba lo sem visar a bola com intençao so de evitar o gol. no caso do tecnico ele tem q ver o jogo como um todo , nao so como nos torcedoreres q so olhamos para o jogador que cria as jogadas ou faz os gols . claro que ha muitos tecnicos que inventam , mas na sua visao ele tenta sempre surpreender , como num jogo de xadrez!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. algum jogador passe por ele e va fazer o gol ele pode simplesmente derruba lo sem visar a bola com intençao so de evitar o gol. no caso do tecnico ele tem q ver o jogo como um todo , nao so como nos torcedoreres q so olhamos para o jogador que cria as jogadas ou faz os gols . claro que ha muitos tecnicos que inventam , mas na sua visao ele tenta sempre surpreender , como num jogo de xadrez!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. A primeira pergunta José respondeu em parte, além da importância do jogo vale também colocar ritmo de jogo nos outros jogadores, pois não é sempre que os titulares vão jogar. Na segunda pergunta o futebol é um esporte de contato físico, ou seja, as vezes o "carinho" vai pegar o adversário, mas quando este pega primeiro a bola não é falta, ele visou a bola e o "carinho" pegou primeiro a bola, não importa se depois pegar o jogador. A terceira pergunta precisa ter visão de jogo, em um país que possui milhões de técnicos(que não sabem nada) fica complicado você entender, vou resumir minha resposta : as vezes o craque não rende 100% em uma partida e o esquema é feito pra ele jogar, o treinador pode tira-lo para que ele mude o esquema e possa mudar o estilo de jogo para que encaixe melhor na partida, considerando que os adversários não jogam todos com o mesmo esquema ;). Existem outras respostas mas a preguiça bateu rsrs. Abraço.

    ResponderExcluir
  15. Oi linda!

    Bom, esses assuntos mexem com nossa cabecinha feminina rs mas é bem interessante esse universo.
    Eu adoro futebol (mesmo não sabendo de todas as regras) mesmo pq a intenção quando assisto um jogo seja em casa ou no estádio é me divertir e não ter paranóias.

    Pelo meu pouco conhecimento sobre a sua primeira indagação concordo com você. O treinador poupa alguns que terão possivelmente mais chances de 'decidir' a partida mais importante mas como nem sempre tudo sai como planejado vc já sabe o final. Mesmo muitas vezes os reservas surpreendem, eles afinal, estão em busca de uma oportunidade
    no time titular e essa pode ser sua chance de mostrar trabalho.

    'Não foi falta, foi na bola?'
    Ele foi com a intenção de jogar/resvalar/chutar a bola e não de atingir o oponente (ta bom.. acredito) aí vai pela interpretação do juiz (como todo jogo ele nunca vai agradar as duas torcidas)e o outro jogador n pode sair como mentiroso, tem que fazer uma cena e pode reparar
    masalguns segundos depois ele volta como se nada tivesse acontecido rs

    Quanto as saidas dos jogadores que parecem ser as 'estrelas' geralmente quando acontece isso seria pela posição/ armação que o técnico precisa fazer... as vezes ele não quer mais ficar na retaguarda e sim atacar ou vice e versa
    e como cada jogador tem sua posição ele decide alterar a sua tática de jogo inicial, mesmo aos nossos olhos parecendo absurdo.

    Acho que explicação certa, nunca teremos rs.. cada um acredita em 'sua' verdade

    bjs e da uma passadinha no meu blog
    http://reliquiasdamah.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

Desde já agradeço a atenção.