Seguidores

6 de março de 2011

5 Sugestões Para Escapar do Carnaval

Nada tenho contra o Carnaval, principalmente no que se refere a sua parte tradicional e que se mistura ao folclore, como a gente pode ver nas festas que acontecem em determinadas regiões do país. Claro que os excessos nunca serão bem-vindos, seja em que evento for.

Já tive minha fase carnavalesca, inclusive com direito à fantasia, confete e serpentina. E sempre tive vontade de desfilar na avenida, mas não foi possível. Mas conheci gente que desfilou e falou maravilhas dessa experiência. O coração batendo no compasso da bateria, deve ser algo inesquecível mesmo.

Hoje em dia continuo gostando muito de dançar, mas confesso que "pular" no meio da multidão já não é mais a minha praia.

Então a pergunta que não quer calar é: como escapar numa época em que tudo gira em torno do Carnaval?

Seguem 5 sugestões:

1. Praia

Me parece uma boa opção, para quem pode passar o feriado no litoral. Claro que em algumas praias você corre o risco de encontrar algum bloco no caminho até conseguir chegar próximo ao mar.

Nesse caso acho que o melhor a fazer é aproveitar e dar uma "puladinha", com base na velha tese que diz que quando não se pode vencer o inimigo... Até porque sempre ouvi dizer que atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu... Ou não?

Uma vez chegando à areia, é torcer para encontrar um lugarzinho ao sol e de preferência longe dos foliões que levam o carnaval até a praia juntamente com seu "som" em altíssimo volume. Caso isso seja impossível, o melhor é acompanhar o compasso com o pé, já que não tem outro jeito mesmo...

2. Televisão

Quem tem TV a Cabo, vai encontrar várias alternativas. Já na TV aberta fica bem mais complicado, talvez seja melhor tentar outra coisa.

3. Livros

A leitura sempre será uma ótima opção de lazer nos momentos de descanso. Mas se você tentar ler em casa é possível que tenha algumas dificuldades. Principalmente se o vizinho for animado e estiver no clima da festa.

Não é muito fácil se concentrar na leitura com uma música alta nos ouvidos. Sem falar que em algumas regiões do país, você pode ser interrompido pelo "boi" e sua batucada passando na frente da sua residência.

Aí o melhor é largar o livro e ir olhar. Neste caso também pode acompanhar o compasso com o pé. Apesar que em alguns casos, quando a parte sonora é feita por crianças não é muito fácil descobrir o compasso.

Depois que o "boi" for embora você pode tentar voltar ao livro. Mas não tenha muitas esperanças, o "boi" sempre volta. Quem conhece o "boi", sabe o que eu estou falando...

4. Internet

Essa também tem várias opções para quem quer se desligar  da folia. Mas pelos problemas anteriormente citados com relação à leitura, talvez fosse interessante usar fones de ouvido.

5. Música

No caso de você não conseguir se livrar da parte musical da festa, trate de torcer para que a vizinhança goste das marchinhas antigas de carnaval. Mas essa é uma opinião pessoal. Acho lindas essas marchinhas. A Jardineira, a Aurora, a Máscara Negra e por aí vai...



Agora, caso você não esteja com sorte, não se admire se em algum momento você se pegar cantando sem saber porquê: vou sim, quero sim ou vou não, quero não...

Mas respire fundo. A boa notícia é que vai passar...

E você, tem outras sugestões?

21 comentários:

  1. Olá Denize!
    À excepção da praia (aqui é Inverno rigoroso, com direito a baixas temperaturas e muita chuva), as tuas dicas servem-me como uma luva! :)
    Pessoalmente, esta época carnavalesca não me diz quase nada. E o "quase" tem a ver com a minha filha de oito anos, que naturalmente gosta de mascarar-se e participar das festas na escola!
    Beijos e bom Carnaval!

    ResponderExcluir
  2. Olá querida Denize!
    Para ser sincera nunca gostei de carnaval.
    Que bom que onde moro,não tem muito batuque.
    Acho que hoje em dia é muito exagero na folia.
    Mas cada um na sua,se curtir que curta com responsabilidade.
    Gosto muito de seus posts e acho se jeito de escrever delicioso,rsrsrs.
    Tem selinho para seu Blog nesse link:
    http://meussonhosecontos.blogspot.com
    Bjos em seu coração com cheirinho de Jasmin

    ResponderExcluir
  3. Denize, graças aos céus estou escondidinho em uma pacata cidade do interior, que até tem desfile, uma noite, depois é a vez das cidades vizinhas.
    É o que me salva, não gosto de aglomerações, e fora o video que postaste (que já é sufiente para mim de carnaval) fico em casa. Bom hoje fui jogar uma cachetinha com os amigos, e olhe lá.
    GRANDE abraço menina,

    ResponderExcluir
  4. Oi Luísa, minhas dicas são interessantes, né?...rs. Mas para você realmente a praia não pode servir como refúgio.

    Não sei como funciona o Carnaval aí, mas acredito que o "apelo carnavalesco" seja bem menor do que aqui, deve ser bem mais fácil fugir. E da festa da escola não tem como escapar mesmo.

    Bom Carnaval pra ti também!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Ademar, então você está tranquilo. Acho que muitas cidades do interior são mesmo calmas nessa época, embora a maioria deva ter seu desfile ligado às suas tradições. E muitos desses desfiles são interessantes de assistir.

    Mas aqui onde moro, não tem como escapar totalmente. A vizinhança gosta muito de música. A minha sorte é que tocam bastante estas marchinhas antigas que citei e essas não me incomodam em nada, também gosto delas.

    Grande abraço, amigo!

    ResponderExcluir
  6. A praia, esse ano, nem pensar! Quem foi, deu com os burros n'água (da chuva, é claro!

    Fiquei com as 3 últimas sugestões: um bom livro (estou lendo "O Caçador de Pipas"; a internet (o Dando Pitacos e o FotoBob não podem parar) e muita música (principalmente da década de 70), tudo acompanhado de uma boa cerveja, até porque ninguém é de ferro!

    Beijo grande, Denize...

    ResponderExcluir
  7. Como sempre és muito espirituosa, minha Lady.

    Eu também não vou ao carnaval. Esta fase eu deu adeus.
    No entanto com a saída de todo mundo da cidade ficamos livres, calmos para percorrer cinema, shopping, fazer uma 'geral' nas coisas pendentes, ler, olhar o desfile na tv que eu adoro (ontem fiquei até às quatro da manhã)...

    O importante é se sentir em paz.

    beijos, Maria Marçal - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  8. Denize, quem me conhece sabe que não deve aumentar o som no lado de minha janela do quarto quando estou descansando...senão ou tem guerra ou devolvo na próxima vez que o tal vizinho estiver dormindo tbm...com ou sem folia, depois das 23 hrs não pode ter som alto!
    Aí eu aproveito a night ou a tarde!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Denize, minha querida amiga!

    Ótimas dicas as suas, eu que nunca fui apreciadora de Carnaval... (Tá, só quando eu era criança, mas aí não vale porque pra crinaça tudo é festa! rsrsrs)
    De Carnaval mesmo eu só gosto dos sambas-enredo e isso sendo os antigos sambas, não esses de uns anos pra cá!
    Repassando suas dicas, vou ver se as aproveitei bem:

    1- Praia: Fui uma vez, para Cabo Frio, e não curti muito porque esbarrei, como você falou, com os blocos pelo caminho;

    2- Televisão: Bem, programas nessa época são odiosos, então, apelo apra o DVD! ( Tenho visto o seriado MACGYVER direto! rsrs);

    3- Livros: Ah, sempre ótima opção! Não estou com nenhum na cabeceira, mas as revistas Época, Seleções e Veja têm sido minhas companheiras!;

    4-Internet: Essa é sempre uma boa saída para diversos quesitos!;

    5- Música: Sem problemas, amiga, porque, como falei, adoro sambas-enredo, e os ouço bastante, independentemente da folia...

    Obs.: sobre vizinhos, durante o ano todo há um vizinho muito do chato que coloca funk no carro, e alto, e a qualquer hora, e em qualquer dia da semana...( O bom é que até já acostumamos e ficamos rindo com os barulhinhos musicais dele! rsrsrs)

    Ótimo post!
    Adorei!!!!

    Beijos,
    Mary:)

    ResponderExcluir
  10. Fico com o livro e a net, boa pedida pra quem não é muito fã de agitação!

    ResponderExcluir
  11. São ótimas dicas. Não é que não goste do carnaval, mas vamos dizer assim, não sou fã. Mas como de costume estou trabalhando.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Oi querida.... nada tenho contra o carnaval e já curti muito, mas muito mesmo...
    hoje estou em uma fase de felicidade sem a necessidade de tanta "pulação" no meio do povo!
    Este ano fugi do carnaval só até domingo.... estava em um hotel fazenda.... mas...lá no sábado tivemos um baile de máscaras regado a marchinhas bem antiguinhas.... inclusive as que você mencionou.... estava delicioso!
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  13. Oi Claudia, como você viu, ao contrário de você eu já gostei bastante de Carnaval. Mas concordo que os exageros estragam a festa.

    E como você viu, na maioria das vezes eu não consigo evitar de brincar um pouco quando escrevo. Não tem jeito. Mas a leitura fica mais leve, né?

    Ah, e obrigada pelo selinho.

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Roberto,

    É verdade, aí tem o problema da chuva. Mas aqui tem muito sol. Por isso resolvi aproveitar para descansar e recarregar as baterias.

    E achei excelente a sua "programação" carnavalesca.

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi Maria,

    Espirituosa eu? Imagina... é impressão...rsrs.

    E tens razão, nossa cidade fica bem tranquila nesta época, já que a maior parte das pessoas segue para o litoral. Paz não falta.

    Mas desfile na TV? Nunca gostei. Minha vontade sempre foi desfilar, como disse no texto.

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi Ebrael, você tem toda a minha compreensão...

    O som alto aqui não vai até tarde, mas começa cedo, principalmente na "domingueira". Já acostumei, não me incomoda em nada.

    Apenas acho uma pena que o "repertório" nem sempre seja do meu gosto. Aí fico acompanhando só o compasso...

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi Mary, eu também gosto de alguns sambas-enredo antigos.

    Pelo visto, você concorda com as minhas dicas. E até já testou uma delas, no caso dos animados blocos carnavalescos...rs.

    E um seriado no DVD foi uma ótima lembrança, tinha esquecido dele. É uma boa altenativa também.

    Quanto ao som, tem uma coisa aqui que acho bem interessante. Algumas pessoas estacionam os carros um do lado do outro e cada um com uma música diferente bem alta. Fica bem legal, porque a gente não consegue identificar nenhuma delas..... Não entendo muito bem pra que isso, mas já acostumei também...rs.

    Bjs

    ResponderExcluir
  18. É comigo??? Então você é mais um que gosta de sossego nesta época, amigo. Seja bem-vindo à turma!

    Abs

    ResponderExcluir
  19. Pois é, Seu Luís! Tem gente que faz plantão nesta época mesmo. Menos mal que você não é fã... Bom Trabalho!

    Abs

    ResponderExcluir
  20. Oi Valéria, pensamos da mesma forma.

    E um hotel-fazenda, nossa, é uma fuga maravilhosa. Poderia tranquilamente fazer parte das minhas dicas. E com direito à baile com marchinhas antigas? Tudo de bom! Eu sei que é feio sentir inveja, mas fiquei com um pouquinho dela agora, não teve jeito!...rs.

    Bjs

    ResponderExcluir
  21. ola passando aqui pra dizer que seu blog tá adorei seu trabalho e virei seu seguidor se quiser seguir o meu agradeço
    abraçoss e sucesso na vida!!!
    http://audienciadatvrealtimes.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

Desde já agradeço a atenção.