Seguidores

3 de janeiro de 2011

A Arte de Discordar: Será Que Você é Bom Nisso?

Sempre gostei de debates. Aquela troca de idéias muitas vezes acalorada, em que as partes se esmeram em expor suas idéias e de alguma forma tentam convencer os outros de suas "verdades".

Os melhores debatedores que conheci eram exímios na Arte de Discordar. Aprendi com eles que discordar não é uma coisa fácil. Veja...

DISCORDANDO...

Discordar da opinião de alguém não equivale a menosprezar a opinião do outro, como parecem pensar alguns. Ao contrário, para que você possa discordar com coerência, você precisa fazer uma análise cuidadosa da visão do "adversário", perceber até que ponto  o que ele está alegando tem fundamento e não é apenas algo baseado em uma avaliação superficial de um determinado tema.

Sem falar que respeito é uma coisa que cabe em qualquer lugar e a gente já deveria ter aprendido que é um fator fundamental nas relações humanas.

DESPREZANDO...

Quem despreza a opinião dos outros  jamais será um bom debatedor. E muito menos quem não sabe ouvir. Tudo o que conseguirá é um monólogo onde estará tentando esclarecer a ignorância alheia com a sua suposta sabedoria, coisa que aliás não foi solicitado a fazer naquele momento específico.

A chance desta pessoa  perder o "opositor" e ficar falando sozinha  é enorme, já que o mesmo pode se sentir entediado(porque convenhamos, ninguém merece aturar o discurso de alguém que se acha o máximo) ou mesmo desprezado e magoado. E quem faz isso perde com certeza uma valiosa oportunidade de aprendizado.

CULTURA E SABEDORIA

Alguns poderão dizer que a falta de cultura de determinadas pessoas não as tornariam candidatas promissoras a debates. Mas penso que não seria muito conveniente subestimarmos os outros dessa forma.

Nem sempre cultura e sabedoria andam juntas, caso contrário não existiriam pessoas com propósitos estranhíssimos e que cursaram universidades.

Eu mesma já tive o privilégio de me encantar com as narrativas e visões de vida de pessoas que tinham muito pouco "estudo". E isso não é tão incomum assim.

Penso que a Educação é o grande caminho para que venhamos a ter algum dia, uma sociedade mais equilibrada. Mas ela tem que ser completa.

Se você desenvolver apenas o lado "intelectual" e esquecer o lado "emocional", poderemos ter enormes avanços tecnológicos e científicos, mas nunca uma sociedade justa, já que ela continuará sendo formada por criaturas solitárias, individualistas, angustiadas, infelizes e provavelmente ainda violentas. Pelo menos é assim que eu vejo.

DEBATENDO...

Pelo que tenho observado, um bom debatedor tem convicções firmes, uma argumentação poderosa que mesmo quando veemente, jamais será agressiva. Ele transmite segurança e serenidade. Claro que ter argumentações poderosas não significa necessariamente que elas sejam irrefutáveis.

Quando dois bons debatedores se encontram o resultado é uma troca enriquecedora para ambos. Ainda que nenhum dê o "braço a torcer", o fato é que terão subsídios para excelentes reflexões posteriores, seja no sentido de reafirmar o que acreditavam, seja no sentido de reverem certas posições.

POLÍTICA E RELIGIÃO

No caso dos debates políticos, não gosto quando observo alguém tentando dar mais foco aos "erros" do oponente ao invés de gastar o tempo que lhe é permitido esclarecendo as suas próprias propostas para o cargo ao qual está se candidatando, que é o que realmente interessa.

Isso me passa uma certa insegurança, como se a pessoa só pudesse mostrar que ela é mais indicada não pelos seus próprios méritos, mas apenas porque a outra parte é ruim

Debates políticos e religiosos são possíveis, mas penso que têm que ser conduzidos com muita serenidade e principalmente com muito respeito pelas convicções e crenças  dos "debatedores", para que não degenerem em brigas e antagonismos desnecessários que podem até deixar sequelas e prejudicar amizades. Já vi isso acontecer, infelizmente. 

ENCERRANDO...

Uma característica que me parece fundamental num debatedor é a percepção da hora de encerrar o debate.

Já pude observar que pode chegar uma hora em que o assunto parece se esgotar, os argumentos se tornam repetitivos ou até mesmo apelativos(principalmente do lado de quem não conseguiu ser tão convincente quanto gostaria)  e um não ouve mais o que o outro está dizendo. É o momento fatal em que "ter razão" se torna mais importante do que trocar conhecimentos, visões e experiências.

Daí para que surjam agressividades sem sentido e que não acrescentam nada é "um pulo". Então é hora de mudar de assunto ou dizer adeus.

Afinal, "a coisa mais certa de todas as coisas não vale um caminho sob o Sol", como canta uma linda música.

Esta é a minha opinião sobre discordâncias e debates. Fique à vontade para deixar a sua.

15 comentários:

  1. Oi. Eu achei seu blog no Dando Pitacos e vim dar pitaco aqui. huashaushuahsua. A lateral do seu blog me deu medo, serei eu uma pessoa do bem? O.O
    Eu não sei, eu acho que todo debate acaba em briga, ou sarcasmo, ou veneno destilado. Muito difícil e até utópico essa visão da postagem do debatedor ideal. Eu não sei se alguém consegue ser assim já que 99,9% das pessoas se acham as donas absolutas da verdade. Basta lermos as comunidades de debates no orkut, o debate em si é uma guerra de egos tremenda, parece uma tropa de Sheldon Cooper (da série The Big Bang Theory), sempre querendo ter a última palavra que, claro, nunca acaba, porque o tópico de brigas são os que mais rendem. Eu não sou um bom debatedor também e por isso, adquiri agora a lei do silêncio quando vejo alguém muito na defensiva quando vou falar sobre algum assunto que discordem. O silêncio na maioria das vezes cala o melhor dos argumentos.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o seu texto. Concordo plenamente sobre a importância de um debate e como deve ser tratado.

    Sempre procuro argumentar qualquer opinião mais complexa e gosto de um desafio com outra pessoa que saiba também argumentar.

    E muitas vezes quando percebo que uma pessoa esta dando uma opinião vazia ou pré planejada por alguém, faço questão de desafia-la, até que perceba que não pensou no que estava dizendo.

    ResponderExcluir
  3. Olá Denize, gostei muito do teu artigo. Na minha opinião já se investe demais na formação intelectual e nada na formação emocional. Por isso é que ainda não sabemos lidar com todos os avanços científicos e tecnológicos a que temos assistido nos últimos tempos.

    Para mim foi complicado aprender a arte de discordar. Suponho que tenha tido maus exemplos. Mas agora percebi que discordar (como tão bem descreves)não é desprezar a opinião dos outros, é uma questão de respeito, para com os outros e para connosco.

    É muito mais fácil tapar os ouvidos e começar a cantar "Lá lá lá lá", em vez de aceitarmos ouvir aquilo que o outro tem a dizer. Por muito que as suas opiniões choquem com as nossas, quando há respeito, acredito que haja sempre uma possibilidade de crescimento.

    Acho que toda a gente odeia que lhe venham pregar a sua sabedoria sem dar espaço para discórdias. Eu sei que odeio...

    Um grande abraço e parabéns pelo blogue,
    Ana Reis

    ResponderExcluir
  4. Gostei mto da matéria! Me fez refletir mto e aprender bastante!

    ResponderExcluir
  5. Caríssima:
    Obrigada pela mensagem indicando este post. Sou bastante meticulosa com meus elogios, mas este seu texto merece nota 10. Está excelente mesmo!
    Concordo de cabo a rabo com o que você disse.
    Eu sou péssima debatedora, pois no segundo argumento irracional do outro eu já fecho a minha boquinha e caio fora.Não tenho paciência com irracionalidades e/ou falta de lógica (defeito do meu Ascendente em Virgem rsrsrs).
    Bom, um grande abraço e um 2011 Tri Legal.

    ResponderExcluir
  6. EU DISCORDO TBM!!!
    kkk
    brincadeira
    suas palavras foram simples e claras e crio eu que esclareceu e muito as ideias de muita gente
    vc ñ só expos sua opiniao como tbm ensinou a nós como conduzir um debate de forma humana e bem civilizada!!! pode apostar que seguirei essas ideias pois pra mim são bastante validas!!!

    ResponderExcluir
  7. Ola Querida

    Sabemos que críticas, são saudáveis quando preenchidas de forças para encorajar mudanças cruciais em alguns atos que praticamos.
    Debater, discordar, ou outro sinônimo qualquer que possa realizar mudanças, é sempre bem vindo
    Não podemos deixar que alguns apenas o façam de forma equivocada visando apenas a destruição
    Temos conhecimento de que pessoas adoram "destruir" a tudfo e a todos, são negativas, e não aceitam o reconhecimento dos outros
    Para que possamos fazer alguma crítica, dar opiniões, debatermos sobre qualquer assunto, devemos em primeiro lugar conhecê-los de forma criteriosa, assim não teremos a necessidade de "fugir" do assunto
    O texto que voce nos apresenta nos leva a esta reflexão, mas, seria este o caminho correto para todos, vale mentalizar sobre o assunto.
    Um forte abraço
    Mad

    ResponderExcluir
  8. Amiga querida !
    Seu texto esta maravilhoso!
    O meu modo de pensar o que nos faz bom para debater,é a convicção,a humildade e o respeito.
    Me lembro uma vez fiz um comentário num post de uma amiga,e veio um rapaz que não tinha a mesma convicção e me chamou de louca e que eu precisava de me tratar urgentemente,kkkk!
    Respondi a ele,na vida temos que aprender que todos somos diferentes um dos outros,e que devemos respeitar a opinião alheia ainda que não concordemos.
    Ai eu fiz um post falando:
    Respeito é bom e eu gosto.
    O estudo de nada vale se não soubermos olhar nosso semelhante com o devido respeito.
    O único que pode nos calar é Deus, mas os demais devem nos respeitar e nós a eles.
    Amiga você arrasou com esse post!
    Amei,milhões de parabéns a ti querida.
    Bjos em seu coração com cheirinho de Jasmin.

    ResponderExcluir
  9. O debate só é possível quando as duas partes, ou mais, estão dispostas a chegar a um consenso. A maioria das pessoas não sabe debater quando há discordância, não aceitam ideias contrárias.
    No mundo dos blogs quando emitimos um parecer contrário a ideia publicada somos atacados e considerado um mostro, por isso nunca comento no Dihitt.

    ResponderExcluir
  10. Penso da seguinte maneira, muitos se aproveitam da critica para menosprezar, denegrir e etc... As críticas sempre existirão e sou plenamente de acordo, desde que não seja uma forma de esta mandando recadinhos subliminares ofensivos.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  11. Oi De,
    Importantíssimo texto.
    Maravilhosamente construído e escrito.
    Bela estrutura e tópicos abordados.
    Adorei!
    Gosto muito desse tema. Quando combinado à arte de negociar então, é tudo de bom.
    Na arte de exercitar o debate, é preciso ter paciência revolucionária, tolerância e sobre tudo saber ouvir. As idéias postas em um debate devem ser entendidas realmente como idéias, e vistas como uma forma de ataque pessoal. Eis um grande desafio para quem quer realmente debater idéias.
    Adoro esse tema.
    É minha especialidade prática, claro que corroborada pela parte teórica.
    Parabéns!
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  12. Oi minha querida escritora... como sempre um texo envolvente e impecável....Depois você tem a audácia de não se achar uma escritora! Hehehehehe
    O que eu acho mais importante no debate é a capacidade de argumentação inteligente, e para isto você realmente precisa saber sobre o que está falando!
    Os melhores debates sempre são entre pessoas de farto conhecimento ao assunto, que discordam e discutem baseados em fatos e argumentos. Nunca vi grandes debates serem finalizados com a razão de uma das partes, sempre deixam questionamentos em aberto.
    Eu adoro discussões acaloradas, onde um assunto é fartamento debatido no mais absoluto respeito entre as parte. Se descambar para o tentar convencer o outro da sua razão, deixa de ser debate e passa a ser um embate entre as partes.

    ResponderExcluir
  13. Denise,

    Os debates são saudáveis e o seu texto revela isso. Respondendo sua pergunta, diria que - se ser bom na arte de discordar é ter bons argumentos, estar bem fundamentado naquilo que defende (ou sustenta), respeitando o outro, saber ouvir e conhecer o momento de falar, ou mesmo nada mais dizer - tenho conhecimento de causa nesta arte.

    Na criação das minhas filhas sempre procurei ensiná-las que nossos argumentos devem ser bem fundamentados, serem honestos e defendidos com sabedoria. Desse modo, se eu concedesse alguma coisa a uma delas, a outra jamais conseguiria o mesmo se o seu argumento fosse "você deu para ela, tem que dar para mim também, pois sou filha igual a ela". E a resposta era simples: se você me convencer com argumentos tais que faça jus...

    Infelizmente a palavra "debate" tem sido, muitas vezes, utilizada como forma agressiva pelas partes envolvidas, não levando a lugar nenhum, além de baixar um nível que não consta do seu significado.

    Abraço

    ResponderExcluir
  14. Bem, li os comentários aqui e tem que concorde ou discorde. Se fossemos nos encontrar entraríamos no DEBATE e, com certeza, teríamos aqueles revoltados por seu ponto de vista não ser o principal nem da maioria.

    Há pouco me ví numa situação de crise de pontos de vista, mas nesse caso não houve a réplica que dirá a tréplica se tornando injusta a decisão final apenas prevalecendo um lado.

    Quero com isto dizer que qualquer DEBATE deve implicar em ampla "negociação" de pareceres. Se isto não acontecer estará se assegurando o uso da má-fé, pois os princípios e propósitos de um discordante nem sempre são alicerçados na verdade e idoneidade.

    Maria Marçal - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

Desde já agradeço a atenção.