Seguidores

3 de agosto de 2010

Difícil Desafio: Afinal, Qual a Cor do Seu Chapéu?

Mais um teste de lógica que me passaram há muito tempo atrás. Era uma vez um rei que decidiu libertar 3 homens que tinham sido condenados à morte, desde que eles acertassem a resposta a uma determinada pergunta que lhes seria feita.

O rei então mandou chamar os três condenados que foram colocados em fila a sua frente e mostrou a eles 5 chapéus: 2 pretos e 3 brancos. Em seguida explicou que eles seriam vendados e teriam 3 dos cinco chapéus colocados nas suas cabeças.

Uma vez feito isso, a venda seria retirada. Então eles seriam questionados(um de cada vez, começando  pelo último e terminando com o primeiro)  sobre a cor dos seus respectivos chapéus.

Como eles estavam em fila, o último homem poderia ver os chapéus dos dois homens a sua frente. O segundo homem veria apenas  o chapéu do homem na frente dele e o primeiro da fila não veria nenhum.

Obviamente ninguém poderia ver seu próprio chapéu, mas eles poderiam ouvir as respostas dos que fossem questionados antes deles.

O soberano então perguntou ao último  da fila:  Qual a cor do seu chapéu? O homem respondeu, errou e foi executado.

Ele se dirigiu ao homem do meio da fila e fez a mesma pergunta: Qual a cor do seu chapéu? O condenado respondeu, também errou e foi levado para a execução.

O rei fez a derradeira pergunta para o primeiro da fila; Qual a cor do seu chapéu?

Mas desta vez, o homem interpelado respondeu tranquilamente: com absoluta certeza, a cor do meu chapéu é.... e  disse a cor.

Ele estava totalmente correto e foi libertado imediatamente.

Pergunta-se:

Qual a cor do chapéu do primeiro da fila?

Qual o raciocínio que ele utilizou para responder sem medo de errar?

Pense, responda e depois veja a solução clicando aqui.

4 comentários:

  1. Eu ia apostar no branco, mas obviamente, fui conferir a resposta primeiro... kkk. Mas raciocinei de outra forma. Porém, não vou dizer, porque senão perde a graça, né?

    Owl, vc ta de ótimo humor! Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Oi Dê querida!
    Amiga, na boa? Fui lá ver a resposta! Eu até tinha acertado, mas a minha lógica não foi a mesma...Bacana o teste, embora eu te confesso que não tenho muita paciência para esses testes de lógica...rsrsrs. Mas, a vinda aqui para te deixar um beijo e abraço carinhosos, já valem a pena!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  3. Oi Valéria, você raciocinou de outra forma? Adoraria conhecer este seu raciocínio. E não perde a graça, não. Basta você explicar o seu raciocínio na postagem da resposta. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Jackie,

    Você é a segunda pessoa que me disse que pensou de forma diferente para resolver o problema mas não me diz qual foi...rs. Eu só conheço essa. Bem que eu queria saber...

    Eu sempre gostei destes testes. Isso não quer dizer que consigo resolver...rs.

    Obrigada por passar aqui. Seu oi e seu carinho é sempre muito bem-vindo.

    Bjs

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

Desde já agradeço a atenção.