Seguidores

15 de junho de 2010

Não Leia Este Texto!

Quando resolvi escrever este texto, fiquei me perguntando quantos leitores apareceriam por aqui. O Título é muito claro, mas será que isso seria motivo suficiente para minha postagem ser condenada a não receber nenhum Leitor? Isso me leva também a especular o que levaria uma pessoa a ler algo com esse apelo. Curiosidade? Teimosia? Sinceramente não sei.

Eu provavelmente não leria algo com esta chamada! Então você não é curiosa, alguém pode dizer. Mas isso não seria uma verdade. Sou muito curiosa, e sou assim desde que me conheço por gente.

Mas com o passar do tempo criei algumas técnicas para exercer minha curiosidade de forma positiva:

1. CURIOSIDADE MÓRBIDA - Não tenho a menor curiosidade sobre temas negativos, estressantes, que não acrescentam nada. Sempre me impressiono com o engarrafamento formado em ruas ou avenidas (inclusive na mão contrária) onde aconteceu algum acidente de trânsito. Todos querem espiar e não entendo muito bem porque isso ocorre.

Talvez até tenha algum sentido alguém querer olhar para ver se o acidente ocorreu com algum conhecido. Mas fora isso, me parece não ter razão de ser  este esforço, ainda mais correndo o risco de visualizar alguém morto estendido no chão.

Para mim só existem dois comportamentos razoáveis numa situação dessas. Ou a gente pára e vai tentar ajudar ou segue deixando uma prece para os envolvidos.

2. CURIOSIDADE FOFOQUEIRA - Essa é um dos piores tipos na minha opinião. A pessoa não se limita a bisbilhotar a vida dos outros. Uma vez que consegue uma informação interessante (geralmente no sentido negativo), corre e vai contar para alguém.

E como quem conta um conto normalmente aumenta um ponto, ela acaba espalhando fatos super-dimensionados de um acontecimento, algumas vezes denegrindo a imagem da "vítima" sem o menor sentido.

Eu não sou nenhuma "santa", mas detesto este tipo de curiosidade. Como curiosa assumida fico desesperada quando alguém me diz que tem alguma coisa para me contar, só que mais tarde. Fico indignada, ninguém precisa avisar isso, não sei se você tem esse hábito mas se tiver apenas se manifeste na hora que for contar o ocorrido, tenha pena do pobre curioso...rs.

Eu realmente tenho interesse na vida alheia confesso, mas sempre com a intenção de ver se posso ajudar. E uma vez que tomo conhecimento de alguma coisa este conhecimento morre comigo. E se não posso ajudar, pelo menos tento não atrapalhar.

3. CURIOSIDADE "SEM NOÇÃO" - Essa eu nunca tive. Se uma coisa foi exaustivamente provada, principalmente no caso de ser algo prejudicial, para que vou querer testar? O fogo queima, uma criança pode tentar colocar a mãozinha no fogo por total desconhecimento deste fato, mas um adulto vai querer comprovar? Já leu a respeito, já viu gente queimada, se fizer isso está com algum problema sério.

E aqui quero aproveitar para falar sobre esta droga terrível: o Crack. É o tipo da coisa que não faz o menor sentido experimentar. Já foi totalmente comprovado, é uma grande porcaria que vicia rapidamente, faz um mal danado e pode até matar. Testar este tipo de coisa é um ato que nem pode ser chamado de curiosidade, é pura estupidez. Então jamais esqueça, CRACK NEM PENSAR!

4.CURIOSIDADE POSITIVA - Esta é a que eu gosto. Querer conhecer coisas novas, pessoas e culturas diferentes, idéias variadas, visões de vida cheias de sabedoria baseadas em experiências enriquecedoras, conhecer de perto a simplicidade encantadora da Natureza, ler muito, viajar sempre que possível e encher os olhos com as belezas do mundo, enfim, conjugar incansavelmente o verbo aprender, com certeza vai  nos transformar em pessoas melhores e estaremos de alguma forma cumprindo os objetivos que trouxemos como meta da nossa trajetória.


Os olhos são janelas e a escolha é nossa: olhar para a magia e encantamento da Vida ou espiar para dentro do tédio ou da escuridão. E se são as perguntas que movem o mundo, seja curioso mas seja feliz. E para mim não prejudicar ninguém é condição básica para ser feliz. E pra você?

10 comentários:

  1. Concordo,Denize;um título como este aí,só atrai o curioso que já sabe o quê,ou quem,está por trás da tal negativa chamada.Sobre acidentes de trânsito,sou totalmente igual a vc,e acho que até "peco" por isso,simplesmente por pensar que poderia ajudar mais,de alguma forma;mas,depois "despeco" a mim mesmo,por saber que ajudo muito mais,não ajudando a engarrafar o tráfego.Também abomino fofocas de qualquer tipo.Talvez por isso,eu simplesmente não consigo engolir tramazinhas novelescas paupérrimas que existem e resistem à nossa volta diáriamente:Quer perder um amigo? Venha me falar mal da vida de alguém... Espero, e sei,que chegará um dia,quando essas pessoas terão algum assunto interessante pra conversar...Quem sabe se lendo e relendo o n°4 aí em cima,essa mudança não comece?Afinal,a curiosidade positiva nunca matou e jamais matará o gato.

    Um grande abraço pra vc.

    ResponderExcluir
  2. rs...verdade.
    mas até que não tenho nenhum desse tipo de curiosidade.
    que bom!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá, Denize!
    Sou bastante curiosa, desde que a dupla SS (Segurança e Saúde) estejam à frente.
    Eu li num livro do dr. Lair Ribeiro que a nossa mente está acostumada com o "não" (ouvimos, em média, 100 mil "nãos" na infância e adolescência!), o que acaba fazendo dele o "jogo do contrário".
    Se alguém te diz: "NÃO pense na cor verde!", adivinha o que você vai pensar imediatamente? Na cor verde!
    Quando paramos para pensar no que fizemos de errado, já foi, já era...
    Por isso que para cérebros em formação, a campanha "NÃO use drogas!" é inadequada e não surte o efeito esperado - ou seja- os adolescentes acabam usando mais droga ainda!
    Voltando ao seu post (Nossa! Eu viajei aqui, hein? rsrsrs), é por isso que o que você nos pede no título, tem uma força do "jogo do contrário", uma curiosidade em se saber o porquê que alguém que é uma blogueira, pediria aos seus leitores que não lessem o que escreveu!!!!
    Contracenso? Loucura? Apelo? O "jogo do contrário"? São perguntas que só se calam quando não fazemos o que o título nos pede... rsrsrs
    Adorei o seu post!!!!
    Aliás, como tantos e tantos outros que já nos prestigiou!
    Beijos,
    Mary :-)

    ResponderExcluir
  4. r149 3o75s: Pelo visto, concordamos nesta questão. Mas penso que essa curiosidade por coisas negativas ainda fazem parte da natureza humana. Talvez reflita uma certa necessidade de "alívio", que bom que não foi comigo, que bom que não foi com um conhecido e por aí vai...

    E a fofoca me parece também auto-afirmação: rebaixo o outro para me sentir melhor. Triste, mas acontece.

    Mas tem o contraponto, pessoas que ressaltam as qualidades alheias e gostam de ver o outro brilhar... Mais raras, mas existem...

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Dri, que bom que você não é curiosa! Já eu não posso dizer o mesmo...rsrs. Mas realmente evito solenemente olhar para qualquer coisa que não me pareça construtiva...

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Mary, concordo com você que o "Não" está associado ao proibido e que pode realmente causar efeito contrário como nessa questão das drogas que você citou, principalmente no que se refere a quem ainda está em formação.

    Mas penso também que o "Não", se for colocado de maneira clara e sendo demonstrados de maneira bastante explicita os motivos que lhe deram causa, pode reverter isso. Tentei passar essa idéia com a analogia que fiz com o fogo...

    No caso deste texto, o não está desacompanhado de qualquer razão, o que torna a curiosidade relativamente natural.

    E acredito que os leitores que já conhecem o Blog e os amigos virão ler tranquilamente, pois sabem que jamais encontrarão aqui qualquer coisa que não seja positiva.

    Só ficarão na dúvida se o texto será bobagem ou emoção...rsrs.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Denize!
    Muito interessante o texto amiga.
    Não tenho curiosidades mórbidas. O que me dispar a minha curiosidade é estudar ou procurar entender o que não conheço. Afinal, são mesmo as perguntas que movem o mundo e não as respostas. ;-)
    Por que li o texto, mesmo com o aviso do título? Bom... o que me motivou foi o fato de já ser um de teus leitores e, com isso, esperar uma surpresa positiva. ;-)
    Tá bom... confesso que a curiosidade ajudou um pouquinho... :-)
    Mas em se tratando dos teus textos a surpresa sempre é positiva. E, como pensai, não me arrependi de ter sido curioso neste caso. :-) rs
    Beijos, Fernandez.

    ResponderExcluir
  8. Amei teu blog, um texto mais maravilhoso do que o outro, muito bom...

    ResponderExcluir
  9. Oi Fernandez!

    Não adianta disfarçar que já percebi que você é curioso como eu...rs.

    Mas sei que sua curiosidade é do tipo da descrita no ítem 4. E como você é leitor e amigo é claro que sabia que não correria nenhum risco ao ler este texto.

    Então vamos continuar com as perguntas mantendo a esperança que as respostas algum dia, transformem esse nosso mundo num mundo bem melhor!

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Talita,

    Obrigada pelos elogios. Já fui lá visitar teu blog e adorei! Seja sempre bem-vinda!

    Bjs

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

Desde já agradeço a atenção.