Seguidores

10 de abril de 2010

Um Apelo aos Amigos Especialistas em Web

Este texto foi escrito lá no início, quando inventei de criar um blog e não fazia a menor idéia do que isso significava realmente. Não que agora eu saiba..rs. O grande benefício que obtive com essa postagem, foi que através dela, eu conheci o Adelson do Gerenciando Blog   que veio atender ao meu apelo e deixou um comentário me convidando para conhecer seu blog.

A partir daí, ele ganhou uma leitora assídua e até hoje não perco nenhum de seus posts, até porque ainda tenho muito que aprender, e ele escreve de forma bastante acessível, além de possuir muito conhecimento sobre blogs.

Se você ainda não conhece o Gerenciando Blog, não sabe o que está perdendo. Segue a postagem:

Caros amigos, vocês não tem noção dos desafios que um leigo enfrenta para criar e divulgar seu blog. 

Quando comecei a elaborar o meu, saí internet à fora, procurando orientações para realizar meu projeto. E encontrei muita coisa interessante, embora pouco útil para meu caso específico.

Os sites e blogs que se interessam em auxiliar e dar dicas para os principiantes, nem sempre conseguem ser bem sucedidos nesta tarefa. Eles apresentam a dificuldade normal que qualquer um que tenha muita experiência em determinado assunto encontra, ao tentar repassar seus vastos conhecimentos a quem está começando do zero.

Mas tente, por um momento, se colocar no lugar de quem está iniciando um aprendizado.

Você resolveu criar um blog, simplesmente porque acha que escreve razoavelmente bem, gosta de escrever e quer partilhar sua experiência de vida e sua visão otimista de mundo com as pessoas, com a singela meta de dar sua modesta contribuição para a construção de um mundo melhor.

Na escola, adorava Português e Literatura e “ia levando” as outras matérias. Por informática, não tem o menor interesse. E também não sabe falar, escrever e muito menos ler em inglês.

Faça mais. Imagine agora que vocês nunca ouviu falar em templates, widgets, gadgets, feeds, RSS, HTML, Java, trackback, links e outros termos similares. E encontra muitas explicações sobre os termos, só que no mais puro “internetês” ou “informatiquês”.

A própria explicação sobre o termo, muitas vezes gera mais dúvidas, porque utiliza outros termos estranhíssimos na definição.

Os próprios sites de divulgação de blogs não tornam a vida dos principiantes mais fácil. Cito alguns exemplos:
  • Informe o feed do seu blog ou poderá ter problema com a indexação – adoraria fazer isso, se eu soubesse o que é feed.
  • Escolha o widget que mais combina com seu blog - escolho, assim que eu descobrir para que ele serve.
  • Copie o código abaixo e insira no seu blog – obrigada por me dizer o local exato onde devo colar isto.
  •  Se o trackback não aparecer automaticamente, pode informá-lo – xiii, não apareceu.
  • Vários templates para deixar seu blog com a sua cara – tem algum com cara de quem está perdido?
  • Vários gadgets para turbinar seu blog – gadgets, mas o nome não era widgets?
    Como se não bastasse, ainda tem a ameaça do administrador de blogs – edite o HTML do seu modelo, mas se você não tem certeza do que está fazendo, saia já daqui. Você corre o risco de inviabilizar seu blog e não conseguir mais abri-lo.

    Aos “trancos e barrancos”, eu já consegui aprender algumas coisas. Mas vejo blogs e blogueiros surgindo a toda hora, que podem estar enfrentando os mesmos problemas pelos quais passei. E sei também que tenho muito que aprender.

    Gostaria muito de dividir meus posts em tópicos, destacar os mais visitados, alterar o modelo. Mas ainda não faço a menor idéia de como vou conseguir fazer estas coisas, sem causar uma tragédia no meu pobre e querido blog.

    Por tudo isso, peço humildemente aos especialistas: elaborem o post dos meus sonhos: DICAS PARA CRIAR E DIVULGAR BLOGS – para leigos, para principiantes, para quem não gosta de informática, para quem não sabe inglês, para quem acha que sabe, mas talvez não saiba. Tudo numa linguagem absurdamente acessível.

    Só me resta agora torcer para que este sonho não seja do tipo impossível, encontre um coração generoso e se torne realidade. Obrigada a todos.


    Quero salientar também que depois desta postagem, descobri outros blogs excelentes para principiantes, e aprendi muito com eles.

    19 comentários:

    1. Muito interessante esse texto, também leio muito sobre dicas para melhorar meu blog, mas confesso que a grande maioria dos textos eu não entendo, acho que me falta o neuronio do entendimento de html e afins.

      Claro que em dois anos de buscas aprendi alguma coisa , já não me acho tão inteligente quanto achava antes,rs.

      ResponderExcluir
    2. Olá, Denize!

      Que bacana ver este texto novamente! Foi mesmo com ele que nos conhecemos. Interessante que acabamos formando uma espécie de parceria que perdura até hoje, em que nos ajudamos mutuamente.

      Sempre que escrevo um novo artigo no Gerenciando Blog procuro me lembrar desta proposta de manter o texto simples, para que todos o entendam.

      Um abraço!

      ResponderExcluir
    3. Olá Denize!

      Passei (e ainda passo) pelos problemas e dilemas que você quando decidi montar o meu blog. Tentei fazer tudo sozinho, foi quando percebi que não iria conseguir, devo ter pulado a fila do HTML quando nasci. Então resolvi pedir ajuda profissional e o negócio deu uma engrenada. Apesar de ainda faltarem alguns ajustes, o negócio engrenou, e estou muito satisfeito com o trabalho da Roseli Zanchetta até aqui.
      Também conheço o trabalho do Adelson, também sou um leitor assíduo do seu blog, já falei pra ele que o considero um dos melhores do gênero.
      Denize, fica a dica, se perceber que não consegue deixar o blog com a "cara", solicite a intervenção de um profissional, o preço é acessível e o resultado é garantido.

      Um abraço e boas leituras!!!

      ResponderExcluir
    4. Denize, me vi no seu texto e morri de rir! rs. Eu também passei exatamente por isso, especialmente pq eu era muito curiosa com essa coisa de html mas me perdia na hora de colocar os códigos nos seus devidos lugares - ô coisa complicada!!! :-( E me identifiquei tbm com você por ter tido a sorte de conhecer Mr. Adelson, com sua linguagem simples e seu conhecimento tão generosamente dividido. Somos, portanto, duas sortudas, né? :-D Eu continuo sem saber muito, mas com certeza sei mais do que antes - celavi! :-P Bjão, qurida, e bom finde!

      ResponderExcluir
    5. Eu também já passei por estas situações. Foi a partir destas dificuldades, que criei um blog de ajuda também!
      Adorei o artigo...é realidade para muitos blogueiros, ainda...
      Beijoss
      Vera

      ResponderExcluir
    6. Boa tarde...
      Muito bom o seu texto, realmente acontece muito isso mesmo, muitos termos que nao sabemos o que é, muita informação ao mesmo tempo.... Eu estou entrando nesse ramo do blog agora, mas já estou fascinado por ele!
      Gostei demais do seu blog, já estou te seguindo! Se puder, me siga tambem, para podermos trocar experiências, dicas... Enfim...

      Um abração...

      ResponderExcluir
    7. kkkkkkkkkkk
      Lendo seu texto foi como reproduzir minhas cenas no início (sou iniciante ainda).
      Identificação total!
      Aprendi muito, e agora tenho certeza, que não sei absolutamente nada! rsrs
      O Adelson, do GF é muito bom (aprendi muito com seus posts), assim como o Alan (analiseblogueira) e a Sandra (infomacross).

      Vamos na luta e ver no que vai dar!

      Excelente tema!

      Forte abraço!

      ResponderExcluir
    8. Amiga sensacional, que chego a conclusão que cada dia um novo aprendizado.
      Abraços forte

      ResponderExcluir
    9. Lugirão: Eu também já aprendi o suficiente para não me achar tão inteligente quanto me achava antes...rs.

      Mas realmente, pesquisando a gente vai aprendendo, nem que seja aos poucos...

      Abs Denize

      ResponderExcluir
    10. Oi Adelson,

      Realmente este texto para mim valeu, já que através dele conheci você e o Gerenciando. E nossa parceria realmente se consolidou. Fico feliz em poder ajudar a divulgar seu trabalho, para compensar um pouco a força que você me deu no início com meu blog.

      E você tem conseguido muito bem, manter uma linguagem que torna suas excelentes postagens acessíveis a todos.

      Bjs

      ResponderExcluir
    11. Oi Wellington,

      Obrigada pela dica. Eu cheguei a pensar em contratar o serviço de um profissional habilitado, mas depois avaliei que os meus blogs são apenas para lazer e te confesso que gosto de aprender coisas novas, e acho interessante esta parte técnica, apesar de todas as dificuldades...

      Então, aos trancos e barrancos, vou tocando o barco, sei que tenho muito que aprender ainda...

      Abs

      Denize

      ResponderExcluir
    12. Oi Shirley, somos duas sortudas, sem dúvida. E gostei do que você disse do Mr.Adelson, penso da menma forma sobre ele.

      Minha briga com o HTML está cada vez mais emocionante, já melhorei um pouco, está só 10 X 1 para ele...rsrs.

      Pelo que pude observar, a maioria de nós partilha as mesmas dificuldades, no início desta brincadeira...

      Bjs

      Denize

      ResponderExcluir
    13. Oi Vera,

      Acho legal quem se preocupa em ajudar os principiantes. Penso que quanto mais blogs de ajuda melhor. Tem gente nova chegando o tempo todo na blogosfera... Vou lá conhecer o seu blog.

      Bjs

      Denize

      ResponderExcluir
    14. Boteco da Conversa:

      Você destacou bem amigo, são tantos termos diferentes e tanta informação que no início chegava a ficar tonta...rs. Mas como você, também acho fascinantes este "mundo" dos blogs". Vou lá conhecer seu blog! Seja sempre bem-vindo aqui!

      Abs

      Denize

      ResponderExcluir
    15. Oi Tomé,

      Como você, já aprendi o suficiente para ter a certeza que não sei absolutamente nada sobre blogs ainda...rs.

      E conheço esses blogs que você falou. São todos excelentes.

      Abs

      Denize

      ResponderExcluir
    16. Oi Príncipe,

      Concordo com você, somos eternos aprendizes, e neste tema aqui, o aprendizado é vasto e toda hora aparecem novidades...

      Grande Abraço

      ResponderExcluir
    17. Olá Denise!
      Realmente todo inicio e complicado. Por incrível que pareça conheci o adelson dessa maneira, como estava iniciando n blogosofera não sabia nada foi quando conheci o blog do Adelson aonde pedi um ajuda e ele protamente rspondeu.

      ResponderExcluir
    18. Oi Alexandre, eu acho que tive mais sorte que você. Não fui eu que encontrei o Adelson, foi ele quem me encontrou...rs.

      Ele veio atender ao apelo desta postagem aqui e então conheci o Gerenciando...

      Eu estava tão atrapalhada, que não sei se não teria desistido do blog... Estava perdida e ele foi muito atencioso, aliás, isso é uma característica dele.

      Mas você tem razão, acho que o início desta brincadeira aqui é mesmo complicado para todo mundo.

      Abs amigo!

      ResponderExcluir
    19. KKKKKKKK..Denize estou rindo por ver que o problema então não é apenas comigo né?!rs Até hoje passo uns perrengues para anexar algo no blogger, ador minha nova template, mas ela me deixou restrita em algumas coisas, lá pouco sei mexer, ai recorro a migos que mexem com informática..rs Agora mesmo precisando/querendo colocar um tradutor no blogguer pois acontece de estrangeiros entrarem e lá tem a versão apenas em português..bom ainda não consegui..=/
      Adorei o post, mesmo depois de muito tempo já com o blogguer, ainda não deixei de ter uns "ataques" de ficar perdida..rs
      Beijos no coração, tava com saudades de você miga.
      Márcia Canêdo

      ResponderExcluir

    Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

    Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

    Desde já agradeço a atenção.