Seguidores

2 de janeiro de 2010

Brigando Com o Arroz: Unidos Venceremos ou Separados Perderemos?

Você sabe preparar um arrozinho básico? Quem sabe cozinhar com certeza vai dizer: claro, é fácil. Mas eu lhe digo, fácil para quem sabe. Resolvi fazer um jantar pela primeira vez na vida e comecei pelo arroz. Quer saber o resultado desta catástrofe e rir um pouco?  Então veja...

DECIDINDO O QUE FAZER

Pedi algumas instruções (que tive o cuidado de anotar) para minha mãe e ela me orientou no sentido de que, como era a primeira vez que iria cozinhar, não me meter a besta e fazer uma coisa simples.


Então resolvi fazer apenas Arroz, Bife e Salada de Batata. Ouvi atentamente as instruções básicas e pensei: não tem como errar. Então lá fui eu.

Entrei na cozinha, e deixei por perto uma tampa e um pano de prato. Depois do trauma com o ovo frito, ninguém mais iria me pegar desprevenida.

A primeira pergunta foi: começo por qual? Não fazia a menor idéia do tempo que leva a preparação de nenhum deles, acabei optando pelo Arroz.

COMEÇAM AS DÚVIDAS

Então fui consultar as anotações. Panela, um pouquinho de óleo. Pouquinho? O que significa um Pouquinho? Uma colher de sopa? De chá? De café? Começamos bem – pensei. Coloquei o óleo direto na panela e usei a minha noção de Pouquinho, no olho.

Então prossegui. Uma xícara de arroz por duas de água. O que vai primeiro? Aí vi que tinha que fritar o arroz e me decidi por ele. Quanto tempo de fritura? Nada tinha sido informado. Como graças ao ovo frito eu já sabia que fritar demais deixa tudo preto, esperei um pouquinho e coloquei a água.

O SUSTO

Fez um barulho tão forte que rapidamente peguei a tampa da panela para servir de escudo. Pensei que ia ser atacada novamente. Mas foi alarme falso. Ele logo silenciou. Olhei o papel. Sal a gosto.

Sal a gosto? De quem? Quando eu como sei muito bem se uma comida está salgada ou sem sal. Mas cozinhando? Nem idéia da quantidade. Lembrei que tinha visto minha mãe experimentar com uma colher a comida quando estava sendo preparada.

TESTANDO...

Resolvi imitar. Coloquei o sal, e experimentei! Quase devolvi tudo na mesma hora! Cheguei a ficar tonta! Você já tomou alguma vez uma colher de sopa cheia de água salgada quente misturada com óleo, tudo num gole só? Não?

Então aconselho a jamais fazer isso. Óleo de Rícino deve ser uma delícia perto disso. Ah, era para provar só um pouquinho? Obrigada por ter me avisado. O resultado é que fiquei sem saber se estava bom de sal ou não. Só consegui perceber o gosto ruim. Vai assim mesmo, pensei.

ATÉ FICAR PRONTO?

Li meu papelzinho de novo. Esperar levantar fervura e cozinhar em fogo baixo com a panela tampada até ficar pronto. Até ficar pronto? E eu que sei quando isso vai acontecer? Nenhuma pista, tipo 3 minutos, 3 horas, 3 dias, 3 anos?

Enquanto estava nesse diálogo comigo mesma, a coisa ferveu. Tampei (é tampei ou tapei?) a panela e baixei o fogo. Não gostei do resultado. Não me pareceu que o fogo baixou muito.

Então percebi que começou a derramar água da panela, ameaçando apagar o fogo. Destampei. A água baixou. E agora? – pensei. Pelo que entendi, tem que cozinhar tampada. Coloquei a tampa novamente, mas não vedei totalmente, deixei uma pequena abertura.

E sentei para esperar. Estava exausta. De vez em quando ia espiar. A água foi secando. Experimentei um pouquinho. Cru. Decidi colocar mais água. Mais espera. Olhei de novo. No meio parecia bom, mas em volta, principalmente no lugar da abertura, ainda parecia cru.

CHEGA!!!

E ameaçando ficar preto. Coloquei mais azeite. E mais água. Nova espiada. Tudo muito estranho. E quer mesmo ficar preto. Chega! – pensei. Desliguei.

Servi um pouco num prato e deixei esfriar. Então fui provar. Uma delícia! Sem sal, gosto de óleo, uma parte crua e a outra no melhor estilo “unidos venceremos”. Se atirasse na parede ficaria grudado, não tive dúvida.

Resultado Final: Intragável, direto para o lixo.

E você, lembra a primeira vez que tentou preparar um Arrozinho Básico?

32 comentários:

  1. Ah, Denise, me lembro sim, e o meu arrouz foicou uma delicia. Era arroz novo. Arroz novo cozinha facil e se você colocar muita água, ele vira papinha para criança. Então eu sabendo disso, não coloquei muita água, fui pingando aos pouquinhos, vijiando... quando começava a secar, eu ia lá e pingava mais una pinguinhos de água, até que ele cresceu e ficou sotinho.
    Esse foi o primeiro arroz que cozinhei, e até hoje ainda não tive necessidade de cozinhar, mas, se for preciso, tenho que pedir intruções para alguém.
    O seu texto é muito hilário.
    Me diverti bastante.
    Obrigado por partilhar.
    Abraços
    João

    ResponderExcluir
  2. Denize...ainda bem que abri aqui!!
    Fez dar gargalhadas!

    Ah, guria tu és incrível!!
    Bah, tem tanta coisa ainda que precisas aprender!
    Voltas a fazer o dito arroz... na segunda vai melhorar...na terceira, tu não vais mais colocar no lixo!
    rsrs

    beijos, Maria Souza - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  3. Olá querida amiga Denize,

    Tô rindo até agora...kkkk

    É impressionante seu texto e hilário demais.

    Parabéns pela forma como narra a sua aventura pilotando o fogão.

    Vou te contar um segredinho... 61 anos e arroz básico, na panela normal, ich.. ainda não sai bom. Sempre acho que o arroz está cru e coloco mais água e acaba virando papa. Igual ao seu.

    Faz anos que só faço arroz na panela de pressão (quando sou eu quem cozinha). Fica uma delícia, rápido de fazer e não dá trabalho nenhum.

    Adorei amiga, quero saber dos outros pratos que preparou.....

    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir
  4. Olá amiga,

    Acabei de fazer o meu arroz, não é a primeira vez é claro, ontem infelizmente queimei uma panela inteira, tive que cozinhar hoje, fiquei o tempo todo ao lado dela.
    A minha dignissima esposa está viajando a trabalho, estou fazendo de tudo aqui,rsrsrss.

    Ailton
    www.extremosulgospel.com.br

    ResponderExcluir
  5. Denize... que arroz incrível.
    Não vou pegar a sua receita não, pq eu sei fazer igualzinho...
    Combinemos assim: um ano vc faz, outro eu, e assim ninguém comerá mais arroz. Emagreceremos.

    ResponderExcluir
  6. la célèbre Salade de fruits de mer et les fruits Denize.

    Comadre, não sei se sabe, sou cozinheiro e vou te dar uma dica pra surpreender qualquer convidado, que é justo o contrário do dito por sua mãe ( com a melhor das intenções , temos certeza), faça algo exótico, ímpar, completamente sem comparação, tipo frutos do mar com hortaliças e frutas, use um molho chique ( compre pronto e coloque numa molheira de casa), batize o prato e voile!
    Como ninguém nunca comeu "la célèbre Salade de fruits de mer et les fruits Denize" qualquer resultado é show, é único, rsrsrs.
    Na vida o simples é sempre mais dificil...
    Quando tenho que contratar alguém aqui e tenho vários candidatos, peço pra preparar um Arrozinho branco, feijão, ovo frito e jiló... acredite, alguns desistem e se perdem.
    Forte abraço,
    compadre Fernando.

    ops, tô te seguindo no dihitt e no twitter,. ok?

    ResponderExcluir
  7. Sua historinha é uma graça,me fez lembrar minhas primeiras experiencias como cozinheiro
    por necessidade. Enfim cada macaco no seu galho: se V. não tem disposição ninguem Lhe obriga a cozinhar, melhor escrever historinhas engrassadas.

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda estou por passar por esta experiência... ainda não sei cozinhar direito...





    http://canalzaz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. kkkkkkkkk Eu não tive esse problema, mas quando casei meu marido só sabia fazer omelete. Resolvi ensiná-lo a cozinhar. hehehehe
    O primeiro arroz ficou sem sal e empapado. Comi assim mesmo dizendo que estava bom, precisando melhorar só umas coisinhas. O triste mesmo foi a primeira vez que ele fez carne moída. Ficou soltinha... e preta. kkkkkkkkkkk
    Hoje ele cozinha muito bem, graças a Deus e a minha persistência.
    Beijos
    Bel

    ResponderExcluir
  10. kkkkkk

    Adorei o recado de Syssim. Emagrecer? Pra que?

    Eu já cozinho há tanto tempo... sei que quando fiquei viuva fazia marmita pra pagar um pc. Um tal de XT. Entrei em tantas... nem conto.

    Aqui não tenho eu que contar minhas histórias. O mérito é todo seu. Texto coeso, engraçado, dá pra ver a cena do arroz fritando no azeite. E vc, toda chic, de pano de prato e tudo. Começa assim mesmo. Depois melhora ou desanda de vez. kkk

    Melhor é contratar um lindo cozinheiro e ficar dando palpites o tempo todo.

    Adorei!

    ResponderExcluir
  11. Mas João, você acertou de primeira? Acho que meu arroz era novo também, mas era muito rebelde...rs. E eu não tinha a menor noção de nada, como você pôde ver. Só poderia ter sido um desastre, como de fato foi. Mas até que hoje em dia eu me defendo bem na cozinha. Não sou nenhuma expert, mas dá para o gasto!

    Grande Abraço

    Denize

    ResponderExcluir
  12. Maria, não te preocupes, que hoje em dia meu arroz não vai mais para o lixo... Reconheço que nunca vai ser a oitava maravilha do mundo, mas, pelo menos, não é mais intragável....rsrs.

    E é verdade, tem muitos pratos que até hoje não aprendi...rs. A vida inteira trabalhei muito e vivi de comida de restaurante, Não tenho nada contra almoçar em restaurantes, tem pratos maravilhosos. O único problema é que por causa disso, não desenvolvi meus dotes culinários e a gente sempre sente falta de um almoço caseiro de vez em quando, né?

    Bjs Denize

    ResponderExcluir
  13. Lilian amiga, você acaba de me dizer uma coisa da qual eu não fazia a menor idéia! Não sabia que se podia fazer arroz na panela de pressão. Feijão, carne de panela, tudo bem. Mas arroz? Como a Maria disse, eu tenho muito que aprender mesmo nesta arte...rs.

    Depois do desastre com o arroz, naquele dia eu desisti de tudo e provavelmente fui comer um sanduíche...rs. Outra hora eu conto a próxima tentativa!

    Bjs Denize

    ResponderExcluir
  14. Mas Ailton, você esqueceu a panela no fogo? Eu já queimei a comida também. Aprendi que o segredo é não sair de perto dela....rs. Tenho certeza que seu arroz fica infinitamente melhor que esse da minha primeira tentativa.

    Tem uma tentativa anterior a esta, que justifica o fato de eu cozinhar no início, com um pano de prato e uma tampa sempre por perto, como eu falei no texto.

    Se você não leu e quiser ler e se divertir mais um pouco, o link é

    http://bobagenseemocoes.blogspot.com/2009/12/um-monstro-disfarcado-de-ovo.html

    Grande Abraço

    Denize

    ResponderExcluir
  15. Oi Denize, sua mãe te deu instruções melhor que a minha... a minha mãe só escrevia assim por exemplo, para um bolo:
    açúcar
    manteiga
    ovos...etc ela não dizia quanto de cada e aí já saiu cada coisa...kkkkkkkkkkkkkkkk

    Agora meu arroz fica bom sem complicar, já coloco o arroz com água direto, não frito não faço nada disso mais...rs fui eliminando os passos...

    ResponderExcluir
  16. Olá Denise!
    Olha pra te falar a verdade até hoje não consigo fazer arroz soltinho se não for "parboilizado".
    Por isso nem compro arroz branco pois fica uma papa,terrível.
    Mas,é errando que se aprende!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. eou lembro kk ... foi un disastre tbm nem fas tanto tempo ano pasado talvez kk ele fico MARROM, SALGADERRIMO , E MEGA GRUDENTO , verdadeiro disastre mais td beim .Conselho continue tentando qem sabe vooc consegue eou consegui depois de tentativas!

    ResponderExcluir
  18. Oi Sis, sua proposta me pareceu bem interessante... em termos de dieta, claro!...rsrs Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi Fernando, mas que dica ótima!Apesar que acho que só pode funcionar se a gente souber pelo menos o básico. Se a gente fizer um camarão com a consistência errada, por exemplo, não há enfeite que dê jeito, ninguém vai conseguir comer...

    Mas essa dificuldade de preparar pratos simples eu não sabia... Que coisa... Abs

    ResponderExcluir
  20. Oi Adriano, eu já melhorei um pouco, felizmente... Abs

    ResponderExcluir
  21. Oi Carlo, eu já evoluí um pouco nesta área. Mas também acho que sou melhor para escrever historinhas engraçadas...rs. Abs

    ResponderExcluir
  22. Mas Bel, você comeu o arroz sem sal e empapado? O que faz o amor...rs. Mas ainda bem que a sua persistência de esposa abnegada foi recompensada...rs. Bjs

    ResponderExcluir
  23. Oi Valéria, achei a sugestão excelente...rs. O início do meu aprendizado nas artes culinárias foi um pavor mesmo! Mas acho que hoje cheguei num certo equilíbrio. Não tão maravilhoso que alguém me chame para cozinhar e nem tão terrível que eu tenh que jogar fora...rs. Bjs

    ResponderExcluir
  24. Oi Leila, tuas instruções forma mais pobres que as minhas, sem dúvida. Mas essa de cozinhar o arroz sem fritar eu não conhecia. Acho que se fosse tentar ficaria no melhor estilo "unidos venceremos"...rs. Bjs

    ResponderExcluir
  25. Deus é fiel: Eu tentei fazer esse arroz que você citou, mas achei meio sem gosto ou então não temperei direito. Mas errando a gente vai aprendendo mesmo, o destino do meu arroz já não é mais o lixo, felizmente...rs. Bjs

    ResponderExcluir
  26. Oi Brenda, pelo que vi foi feia a sua briga com o arroz também. Mas a minha luta já foi há muito tempo, hoje estamos bem mais amigos...rs. Bjs

    ResponderExcluir
  27. Olá queridíssima !!!!

    Pois quem nunca teve um arroz fracassado que atire a primeira colher !!!!
    O meu primeiro ficou lindo, todo agarradinho, muito amoroso, acho que estão grudados até hoje !
    Eu sou exagerada de natureza e apavorada também... sempre achava que a água era pouca e passei o processo todo colocando mais água.....
    Mas depois deste fiz um curso intensivo de observação na cozinha da minha Mãe e acabei aprendendo, hoje em dia fica um primor !!hehehe

    Adorei a sua saga do Arroz !!
    Um mega beijoooooo

    ResponderExcluir
  28. rsrsrsrs.... Denize,
    voce me fez lembrar da primeira vez que resolvi fazer não um arroz, mas um danado de um Pudim de Leite Condensado!!!! kkkk...acho que ele deve estar dentro da forma atéhoje!!!

    ahhh!!! mas não se iluda, mesmo depois de aprender a fazer o arroz, de vez em quando eles (o arroz é claro) se tornarão rebeldes e não sairao da panela, ou então vão virar carvão, porque a gente poem no fogo e vai blogar! kkk...já viu né?

    bjus!

    ResponderExcluir
  29. As suas experiências na cozinha me fazem um bem enorme: eu rio até chorar.
    Um dia ainda lhe conto o meu primeiro frango na panela.
    Mas é assim mesmo que a gente aprende. Depois de algumas burradas me tornei ótima cozinheira.
    beijos

    ResponderExcluir
  30. Sabe sei de um que grudou a dentadura a veia e foi uma vergonha kakaka Quando lembro, morro de rir, é assim uns mais unidos outros juntinhos, outros agarradinhos e vamos papando eles. Muito bom amiga você é o que a, autêntica.
    Abraços forte
    CNB_T

    ResponderExcluir
  31. Oi, Denize!
    Já fiz muitos assim, coitados dos meus irmãos! rsrsrs
    Uma vez ou outra, ainda faço um arroz com 'surpresinha de sal', já viu desses? kkkkkkkkkkkk
    Beijo!
    Das

    ResponderExcluir
  32. kkkk, ótimo texto. Na verdade entrei no Google pra descobrir o que fazer com o arroz que acabei de cozinhar e ficou "unidos venceremos" então cheguei ao seu texto. Pois é, acabo de fazer um arroz papa e estou procurando uma receita de bolo salgado ou sei lá o que para não jogá-lo fora. No geral eu acerto o ponto mas hoje saí da cozinha e fui ver o e-mail. Deu nisso!!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

Desde já agradeço a atenção.