Seguidores

11 de janeiro de 2010

Ei! Tu Mesmo! Tu Leu? Então Tu Estás Errado!

Caros amigos do Sul, nós normalmente usamos o pronome tu ao falar, o que nos identifca rapidamente quando viajamos para outros lugares do País. Mas será que ainda conjugamos corretamente os verbos na segunda pessoa do singular? O que houve com o tu leste, tu escreveste, e tu comentaste?

Confesso que eu não consigo mais falar assim, e conheço poucas pessoas que ainda conseguem.

Não sei se foi a globalização, a influência da televisão onde todo mundo usa você, que fez com que a conjugação da terceira pessoa tenha sido por mim absorvida de tal forma, que não consigo evitar de utilizá-la.

Ao escrever não tenho maiores problemas, embora tenha optado, na maioria das vezes, por usar o pronome você.

Ao falar, o uso do tu é automático.


Mas me dói nos ouvidos, quando pergunto a alguém: - e aí, tu viu aquilo? Afinal, tenho certeza que tu nunca viu aquilo. Ou tu viste? Você com certeza, viu.

Só para relembrar:

Verbo Ler no Presente: Agora eu leio, tu lês, ele/ela lê. E você também lê.

Verbo Ler no Passado (Pretérito Perfeito): Ontem eu li, tu leste, ele/ela leu. E você também leu.

O "você" e o "tu' se referem ambos à segunda pessoa do discurso. Mas o tu se refere à segunda pessoa gramatical e o você à terceira (como o ele/ela).

Então tu leu, está errado.

Para minha tristeza simplesmente não consigo evitar este erro, embora tente ficar me cuidando para que isto não aconteça. E acho que as novas gerações estão seguindo o mesmo caminho.
Tu consegues?

25 comentários:

  1. Realmente há uma divisão bem clara entre a escrita e o que é falado. Se vamos falar "tu viste" parece que os outros vão ficar dizendo que queremos dar uma de sabido, pois todos dizem "tu viu".
    Fica mais fácil usar o você.

    ResponderExcluir
  2. Olá Denize,

    Quando era pequeno (ou melhor, criança) achava complicado a utilização do tu; hoje já acho bacana, por muitas vezes tento utilizá-lo. Agora, já não sei se o faço corretamente, pois nunca tira parado para analisar.

    Sobre a influência, imagino que seja porque muitas pessoas falam de forma errada, e por "osmose" acaba que falamos do mesmo modo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. eheheheh

    Eu consigo!
    Mas a não concordância do pronome com a pessoa do verbo não é só do sul do Brasil, não! Nós por cá temos o hábito de acrescentar um "s" à segunda pessoa do singular: tu escrevestes; tu votastes; tu lestes... eheheheh

    Beijos
    Luísa

    ResponderExcluir
  4. Eu também acho Catarino, que falar e escrever não é a mesma coisa, embora tenha observado que nem todos pensam assim.

    Eu não me incomodaria de usar o você, se eu conseguisse. Mas não tem jeito, o tu é tão automático... Se tento usar o você, fica tão forçado, que não consigo nem prestar atenção no que estou falando. Aí acabo dizendo tu viu mesmo, na maioria das vezes. Sem solução o meu caso...

    Abs

    Denize

    ResponderExcluir
  5. Olá Denize!
    Confesso que não consigo! Ao escrever procuro usar o pronome você, para evitar o erro. Mas ao falar...aí não tem jeito! É um tal de: tu viu? tu consegue? tu fez? tu sabia?heheheh
    Quando conjugamos corretamente,parece que algumas pessoas pensam que queremos dar uma de sabidos, como comentou o Catarino. E se usamos o pronome você, as pessoas poderão ter a impressão de distanciamento,formalidade. "Tu concorda"?heheh
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá Denise,

    O você praticamente trava na lingua, então o tu sai tão natural..

    Texto interessante

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Interessante que gosto de escrever e falar como deve ser.
    Não sei...acho que virou hábito.

    bem, adorei essa matéria.
    beijos minha linda,

    Maria Souza - Porto Alegre - RS

    obs.: queria falar mais, mas estou morta de sono
    00:20 e hoje saí o dia todo, Denize!!!

    ResponderExcluir
  8. Aqui no Rio também temos uns probleminhas assim,... como por exemplo falar a palavra "mesmo". Não tem jeito: a gente fala "mermo". Escrevendo, jamais escrevo "mermo", claro, mas quando a gente diz "mesmo" o tom não é igual ao "merrrmo"...rsrsrs Nunca fui ao Sul do Brasil então nunca ouvi este "tu" que "tu falas" agora...rs

    ResponderExcluir
  9. É verdade, engraçado que eu tenho vinte anos e falo "tu consegues" e "tu conseguiu". Parece que o passado sofre mais que o presente na nova geração.

    ResponderExcluir
  10. Eu também moro no Sul, no RS, então aqui o normal e natural é falar ''tu'' mesmo. O problema é que é difícil ver alguém conjugando corretamente esse pronome.
    Eu, como a grande parte das pessoas daqui, falo ''tu viu''; já pra escrever o normal é ''você'', mesmo que não fale assim

    ResponderExcluir
  11. Oi Iuri. Acho que na maior parte do Brasil, as pessoas costumam usar o "você", como no caso de "você escreveu", que está correto.

    Eu uso o tu, desde que me conheço por gente. No começo eu falava tranquilamente "tu escreveste", mas depois de muito tempo morando fora de Porto Alegre, e ouvindo o "você escreveu", acabei falando "tu escreveu", que está erradíssimo.

    Sem falar nos filmes e novelas que usam o "você escreveu" também. Então acho que você tem razão, é um caso grave de "osmose"...rsrs.

    O pior é que não consigo usar o você, ao falar. Já tentei e acabo me sentindo tão estranha... Na escrita não tem problema.

    Abs Denize

    ResponderExcluir
  12. Mas eu não sabia disso, Luísa! Tem toda a minha compreensão. É irresistível tentarmos roubar o "s" da segunda pessoa do plural. Quando "falo" com a Maria pelos comentários e começo a escrever o "tu", tenho que ficar me policiando para não fazer isso também.

    Mas o "tu" é um pronome enjoado mesmo. A gente acaba se confundindo porque no Presente vai o "s" mesmo, como nos caso do "tu escreves"...

    Mas tu eu tinha certeza que nunca "escreveu", como eu, ai de mim...rs.

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Eu concordo, Elaine. Também não consigo acertar a conjugação do "tu" e o "você" ao falar sai esquisito e pode parecer formalidade mesmo. Agora, ao escrever, acho o "você" mais tranquilo de usar, já que não erro a conjugação...rs. Bjs Denize

    ResponderExcluir
  14. Obrigada, Geraldo! Então tu pensas como eu que o uso do "você" não fica natural, né? Eu já tentei, mas não consigo mesmo usar o "você". Abs Denize

    ResponderExcluir
  15. É Maria, eu já observei que escreves bem naturalmente. Nesta questão aqui, eu optei por usar o "você", mas quando comento teus textos e vejo tu escreveres na segunda pessoa, me ataco da minha "gauchice" e acabo escrevendo também...rs. Mas escrever não é tão problemático, o difícil é falar, ainda mais que falo rápido...

    Tu tens toda a minha compreensão, não tem como se fazer um testamento com sono...rs. Eu já vi que quando estou com muito sono é melhor que eu encerre as atividades, porque chega uma hora que não consigo mais escrever uma linha sequer que faça sentido...rsrs.

    Bjs

    Denize

    ResponderExcluir
  16. Você não conhece nenhum gaúcho, Leila? Acho que a questão do "mesmo", tem a ver com a pronúncia, não chega a ser um erro. Já o uso do "tu" com a terceira pessoa, esse é erro mesmo!

    ResponderExcluir
  17. Eu não sabia disso, Schineider! Mas então a nova geração está melhor que a anterior. Que interessante! Por que será que o tempo passado do verbo fica mais difícil? No meu caso me atrapalho nos dois modos.

    Quer dizer que você também é gaúcho... Gosto muito de receber a visita dos conterrâneos também.

    Grande Abraço

    Denize

    ResponderExcluir
  18. Comigo acontece a mesma coisa, William. Pelo que pude perceber, esta é uma questão que afeta todos nós gaúchos.

    Abs

    Denize

    ResponderExcluir
  19. Tomara que ninguém brigue comigo.... Caí aqui de pára-quedas, e acabei lendo. Eu já ouvi muita gente do Rio falar como vocês no sul, "tu viu", e ainda acrescentam um brother: "tu viu, brother?".
    Eu tenho que confessar que apesar de adorar o sotaque de vocês, gaúchos, todas as vezes que escuto esse tú conjugado na terceira pessoa, sinto um tremor na espinha. Entendo que é cultural, e já virou "normal", mas para quem não ouve diariamente como vocês, soa como um "eles vai lá", ou algo do tipo. O problema é que se eu falo alguma coisa, me chamam de "paulista metida", mas não acho que é arrogância, afinal, é um erro gramatical grave. É só trocar e imaginar: eles vai; eu foi; nós vai; vocês fica... Juro que adoro os sulistas e nunca tenho intenção de ofender, mas para quem ouve soa tão estranho quanto se vocês ouvissem um desses exemplos. Imaginem só isso em todas as frases?
    Sei que estou sendo insuportável e que vocês devem estar com raiva de mim, me desculpem. Mas creio que um esforçinho para falar corretamente, um pouco de prática, não faria mal a ninguém e ainda seria exemplo, os outros ficariam é com inveja de ouvir alguém falar corretamente enquanto eles falam errado.
    Abraços!
    Paulista chata.

    ResponderExcluir
  20. Oi Amiga Paulista!

    Não se preocupe, você tem lá suas razões para reclamar disso. Comigo acontece a mesma coisa. Como eu disse no texto, também me dó nos ouvidos este erro. Estou sempre tentando evitar, mas cadê que consigo? Acho até que fiz este texto como um desabafo.

    Obrigada por participar aqui.

    Abs

    Denize

    ResponderExcluir
  21. Olá amiga Denize!
    Bom... não tem jeito... como bom gaúcho não consigo escapar do "tu" e do "tchê" falando. Escrevendo tento evitar para não soar muito regionalista. E quando falo procuro conjugar da forma correta (pelo menos tento... rsrs).
    Beijos, Fernandez.

    ResponderExcluir
  22. Aqui em Manaus/AM também é assim. De vez enquando até que sai um "tu viste?", mas o normal é "tu viu" mesmo. Por um tempo até que eu tentei mudar, mas desisti. Para falar a verdade, eu até acho que soa melhor do jeito errado, e meu primo concorda comigo. Espero que ninguém me crucifixe por isso...

    ResponderExcluir
  23. Oi Fernandez, eu também nunca consegui deixar de usar o tu, mesmo morando tanto tempo longe do RS.

    Mas tu estás melhor do que eu, visto que consegues acertar o raio da conjugação. Eu também tento, mas raramente funciona, infelizmente...

    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Anônimo: É verdade, conheci pessoas da região norte que também usavam o tu, mas até onde me lembro conjugavam certo.

    Você acha que soa melhor da forma errada? Eu te confesso que pra mim soa esquisito. Sempre tento corrigir isso sem conseguir na maioria das vezes.

    E não se preocupe que você não tem porque ser criticado, até porque todo mundo entende o que a gente fala da mesma forma e gosto não se discute, né?

    Obrigada por participar aqui.

    Abs

    Denize

    ResponderExcluir
  25. Oi, é o cara de Manaus de novo.
    Não é que eu ache que a forma errada seja mais bonita, para mim neste quesito tanto faz. Mas a forma correta me soa um pouco esquisita, arcaica, até mesmo artificial. Talvez tenha a ver com o meu modo de falar.
    Sou bom em português e sei escrever muito bem quando quero. Falar é uma coisa, escrever é outra. Além do mais, certo e errado são conceitos muito relativos. O português padrão pode até condenar a forma "tu vai", mas eu não falo o português padrão no meu dia-a-dia, falo uma variante dele. Na minha variante, "tu vai" é uma construção perfeitamente razoável. É claro que tudo tem hora e lugar e, se a situação assim exigir, não vou exitar em usar a forma padrão, já que ela possui muito mais prestígio.
    Enfim, já me prolonguei mais do que deveria. Acabei me empolgando.

    Abraços

    Adriano

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

Desde já agradeço a atenção.