Seguidores

8 de janeiro de 2010

Tenho Medo de Expor Minha Foto na Internet


Não sou uma pessoa medrosa. Não vejo problema algum em compartilhar minhas idéias, pensamentos, opiniões e sentimentos, com outras pessoas. Mas confesso que não tenho coragem de expor minha foto na internet. A gente ouve e lê tantas histórias de pessoas que tiveram suas fotos copiadas, e utilizadas de forma indevida em sites duvidosos, que não me sinto segura para fazer isso.

Será que é só folclore? Apenas boatos da Rede? Realmente não sei, mas prefiro não arriscar. Quando entro no blog de algum amigo e vejo sua foto no perfil, fico me questionando: será que é paranóia minha?

Cheguei a pensar em começar o ano com a minha foto, mas vi algumas coisas que me fizeram desistir.

Também já visitei blogs sem foto alguma, cujos autores podem ter receios semelhantes aos meus. A verdade é que na maioria das vezes, não sabemos exatamente com quem estamos falando na internet. Assim como tem pessoas do Bem, outras...

Por outro lado concordo com quem diz que a ausência da foto, faz com o que o perfil fique meio impessoal. Eu mesma me sinto estranha quando visito um blog e aparece no perfil aquele desenho "padrão", que mais parece a imagem de um fantasma. Somos reais, apenas "estamos" virtuais. Existem seres humanos por trás dos perfis, não fantasmas.

Em função disso, resolvi pelo menos criar um avatar (que é inclusive muito parecido com fotos minhas de 200 anos atrás...rs), alguma coisa que me identifique de alguma forma e que me personalize.

Pelo menos ele serve ao meu objetivo que é o de expulsar os fantasmas do meu perfil, e me sinto um pouco melhor. Mas ainda reconheço que continuo desconfortável com relação a essa questão. E você, o que acha?

15 comentários:

  1. Eu pensava a mesma coisa amiga. Eu não tenho medo coloco minhas fotos no blog, no orkut, no faceebook em qualquer lugar, Eu não tenho medo, o medo atrai desgraça abrendi isso com a vida! Eu sou o que sou e sou feliz. E Graças a Deus até hoje sempre fui respeitada, ninguém zoa ninguém sem motivo amiga. Se você souber entrar em sair, respeitar e dar respeito. Tudo da Certo. Mas respeito a sua opnião. Acredito que assim como eu vocÊ não deva nada para ninguém... Assim o resto é lucro. Bjs no Coração.

    ResponderExcluir
  2. Denize, eu tinha medo sim, mas prefiro mostrar quem sou, assim ninguem terá duvidas. Ninguem tem como copiar o meu EU... ou seja, pode copiar a casca o conteúdo jamais. Eu respeito quem tem duvida. Vivemos unm mundo hipocrita e abusivo, as vezes algumas pessoas precisam ou preferem manter sua presença, mas com discrição.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá querida amiga,

    Gostei muito do seu texto. É excelente, como todos que publica.
    Só não vejo o motivo que você vê para não colocar sua foto.
    Penso que esse receio é procedente a respeito de documentos (CPF e RG e cartões de créditos), mas não com fotografias.
    Pense nisso amiga, e coloque seu rostinho prá gente ver e admirar. Tenho certeza que é linda e todos nós, seus amigos, ficaremos felizes. Não tenha medo não.

    Um beijo no seu coração e fique com a paz e o amr de Deus.

    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir
  4. Oi Denise, hoje mesmo coloquei uma foto nova para o meu perfil. Eu estava lavando a varanda aqui de casa e meu filho chegou com um cachorrinho lindo. Então tirei a foto do jeito que eu estava. Eu no dia a dia. Muitas pessoas escolhem as melhores fotos pra colocar, eu prefiro colocar fotos dos meus momentos mais agradáveis. A outra foto que eu usava tirei dentro do show da Madonna e eu estava super feliz, mas já tinha mais de 1 ano. Hoje também estava feliz lavando a minha varanda e com aquele cachorrinho lindo. Concordo com a Lílian, o perigo é dizer nossos números. Existem pessoas que são mais perigosas e que podem ver não só o rosto mas o corpo inteiro na rua. Na internet já existem até advogados especializados pra isso, mas pense bem no meio de tantas fotos, por que iriam pegar logo a sua? É como ter medo que um meteoro caia no nosso telhado. Eu me lembro que quando comecei a faculdade, não sei porque pensaram que meu nome fosse Fátima e todo mundo começou a me chamar de Fátima e eu com vergonha de dizer que estavam errados (eu com vergonha da vergonha deles, entende?), até um dia que disse que eu não era fátima nenhuma...rsrssrs A mesma coisa quando a gente coloca uma foto muito bonita de um dia especial ou quando usamos um avatar, vai passando o tempo e a gente fica encabulado de mostrar como somos, mas somos o que somos e todos já aprenderam a gostar de nós. Então tome coragem e coloque esta foto logo! kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Eu não me importo de mostrar minha foto. Não sou uma 'modelo' para alguém desejar usá-la com outro fim.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Olá Denize,

    Também já tive muito medo de colocar fotos na internet, principalmente no orkut. Mas, agora que o medo é menor, já publiquei várias -- o modo de privacidade e permissão de visualização de fotos me deixou mais tranquilo. Apesar de que há muitas pessoas maldosas por aí, e essa questão de montagens já ouvi muito.

    A foto no perfil, como você mesmo disse, é para deixar o blog mais pessoal, eu gosto de ver a foto do autor do blog, acho que é uma forma de aproximar mais o leitor do blogueiro. Mas isso não quer dizer nada, até porque seu blog sempre teve o avatar (desde que eu o conheço), e volto sempre! O que vale mesmo é o retorno que o blogueiro dá o leitor, isso é muito valioso!

    Só sei uma coisa: esse é o tipo de assunto que, se pensarmos muito, acabamos até desistindo da net, rsrsrs.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Pois eu ia adorar conhecer você, mesmo que estática na 3 x 4.

    Não se prenda a estas coisas. A gente é o que é e se alguém copiar, que a cópia seja melhor que o original, viu?

    Fã nº 1,

    Valéria Mello
    A dos olhos de peixe morto.

    ResponderExcluir
  8. Oi Amiga! Também respeito sua opinião, mas não concordo com você, quando diz que as pessoas só fazem as coisas contra nós, em função de alguma atitude nossa. Infelizmente algumas pessoas fazem maldades, simplesmente porque sentem vontade e pelos mais variados motivos. Ainda não descobriram que a bondade nos torna mais felizes. Eu particularmente, acho que todos são do Bem, até que me provem o contrário.

    Concordo com você, que o medo atrai o que tememos, mas acho que isso acontece se ele é exagerado, a ponto de nos paralisar.

    Eu optei por expor apenas meu coração, pelo menos por ora.

    Trouxe este assunto para discussão, porque acredito que possam existir outras pessoas com essas mesmas dúvidas, e a diversidade de opiniões pode ajudar na reflexão desse assunto, e propiciar que cada um decida com mais base, o que melhor lhe pareça.

    Obrigada por trazer sua opinião e vir participar aqui.

    Bjs

    Denize

    ResponderExcluir
  9. Oi Sissym, eu admiro quem tem coragem de expor sua foto. Talvez algum dia eu acabe fazendo isso também. Mas a simples idéia de ver minha imagem associada a alguma coisa que não seja do "Bem" ainda me causa arrepios. Na internet estamos expostos ao mundo e de forma imediata. E se ouve tanta coisa...

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Lilian, como você pode ver pelos comentários, o receio não é só meu... A idéia de ter minha imagem associada a alguma coisa duvidosa, me deixa desconfortável, e pelo que ouço e li aqui, esse risco é real. Mas não fecho questão. Por ora apenas, fico com o Avatar. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Leila, pelo que você observa aqui nos comentários, a chance de se ter problemas não é tão remota. Eu particularmente não conheço ninguém que teve fotos mal utilizadas, mas conheço gente que conhece. Mas como disse, não fecho questão. Tenho 7 meses como blogueira, vou aguardar mais um pouco. Mas sua histórias sempre me lembram outras...rs. Num salão que eu frequentava, tinha uma menina que só me chamava de Marcinha. Tentei explicar várias vezes que meu nome não era esse, ela concordava, me chamava um pouco de Denize, mas eu logo voltava a ser Marcinha de novo. Até que desisti e passei a atender por Marcinha mesmo...rsrsrs.

    ResponderExcluir
  12. Oi Cris, eu também não sou "modelo". Mas pelo que já ouvi contar, não é só por beleza que as nossas fotos podem ser escolhidas e mal utilizadas.

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. É verdade Iuri, se começamos a pensar muito, acabamos não fazendo nada...rs Quantas vezes, por medo de nos expormos, abrimos mão de momentos felizes? Mas penso que um pouco de precaução não faz mal a ninguém.

    Eu também nunca deixei de visitar um blog, por que o Autor usa um avatar. Se gosto do que ele escreve, isso me basta.

    Mas a questão da impessoalidade tem seu peso também... Vamos ver...

    Grande Abraço

    Denize

    ResponderExcluir
  14. Oi Valéria! Eu tenho achado muito interessante esta curiosidade em relação a minha imagem. Me parece natural, é claro, mas a verdade é que, como diz um velho ditado, quem vê cara, não vê coração. De qualquer forma, não fechei questão sobre isso. Vamos ver... Bjs Denize

    ResponderExcluir
  15. Totalmente compreensível seus medos
    com tanta zona q existe na internet..
    tenho orkut, facebook, live spaces e um
    blog mas fotos "minhas" publico apenas nas
    reders sociais, no blog dexco um link de contato
    pro facebook..

    visite nos falando nisso
    abraço

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

Desde já agradeço a atenção.