Seguidores

26 de dezembro de 2015

Ano Novo - Quantos Minutos Você tem?

O tempo passa rápido. E acho que todo mundo passa por certas fases onde parece que a gente fica paralisado, sem ação. Tenho lutado a vida toda contra uma certa sensação de imortalidade totalmente sem sentido, como se tivesse um tempo infinito pela frente e pudesse me dar ao luxo de desperdiçá-lo. É quase como se estivesse esperando "a volta dos que não foram" e cá entre nós, todos sabem que os que não foram não têm como voltar nem que quisessem...rs. Veja...

Quando perguntamos a idade de uma pessoa, costumamos dizer: quantos anos você tem? Mas talvez devêssemos perguntar: quantos minutos você tem? Ou quantos minutos você acha que ainda lhe resta? Você está esperando o que, mesmo?  Costumamos medir o tempo pela passagem dos anos, mas penso que se fôssemos começar a medi-lo pela passagem dos minutos, talvez nosso tempo se tornasse mais produtivo.

Afinal não temos tantos minutos assim a nossa disposição. Então, a pergunta que não quer calar é: estamos esperando o que para ser feliz?

Final de Ano, e um balanço do ano que passou é quase inevitável. Muito trabalho, muitas lutas, algumas alegrias, algumas tristezas. Oportunidades desperdiçadas, oportunidades aproveitadas.

A vida nem sempre se mostra fácil. Mas já faz muito tempo que optei por deixar de vê-la como complicada e passei a aceitá-la como emocionante. Sob este prisma, o que muitos vêem como dificuldades enormes, eu aprendi a ver apenas como desafios a serem vencidos.

Às vezes, fico observando o relógio de parede, o ponteiro dos segundos, deslizando sem cessar, indicando a passagem inexorável das horas. E me pergunto: estou conseguindo tornar cada momento válido? A resposta provável seria não, não estou.

É difícil escapar dessa sensação de tempo desperdiçado. Coisas que poderia ter feito e não fiz. Pior que isso, coisas que deveriam ter sido feitas e foram adiadas, não sei exatamente o motivo. Minutos que não voltam mais.

Quando tempo a gente perde num estado de espírito besta, cultivando mágoas, raivas, tristezas, sem perceber que a vida generosa nos chama, dizendo:

- Ei você, é você mesmo, alegre-se, venha participar, seu tempo ainda não se esgotou, você ainda tem muito para realizar.

Deixe para trás o que passou, esqueça as coisas ruins, é tudo tão pequeno, você um dia vai deixar isto tudo aqui. Tudo passa. Cultive a alegria, arregace as mangas, este mundo é seu, você pode contribuir para torná-lo melhor. Você está vivo! Então, viva!

Nesta época, o calendário nos avisa que este ano está terminando, que outro já vai começar. Mas a realidade é que a cada instante, um novo minuto começa. A cada dia que amanhece, novas oportunidades surgem. E a luta prossegue...

A hora é de confraternizar, de festejar com quem amamos. Renove-se! Vamos brindar! Que possamos ter uma linda virada de Ano! E que possamos correr atrás dos nossos sonhos com o coração fortalecido!

E você, vai ficar aí parado?

16 comentários:

  1. Seu texto está correto, esta história de ano novo é apenas uma convenção, na verdade a vida se renova a todo momento e precisar viver em cada um deles.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Gostei do texto. inspirado parabéns!

    Um Feliz 2010 para você!

    ResponderExcluir
  3. verdade tempo perdido é tempo não aproveitado.. se mexa apreveite a vida..

    ResponderExcluir
  4. Denize,

    Feliz Ano Novo para ti!
    Eu prefiro contar as horas ou os meses ou mesmo os minutos como úteis. Os que não foram usados por alguma razão, não merecem a minha pena nem qualquer frustração. Não foram usados e pronto. O que detesto é desperdiçar tempo com algo ou alguém que venha a considerar completamente inútil. Mas até essa perda de tempo não me frustra, porque afinal aprendi mais alguma coisa! Isto durante todo o ano. Cada momento tem que ser vivido com alegria e coerência.

    Beijos
    Luísa

    ResponderExcluir
  5. Seu texto me fez pensar...
    Temos que aproveitar cada segundo que podemos. Somente assim nos tornaremos melhores pessoas.

    Parabens!

    ResponderExcluir
  6. Saudações!
    Que Post Fantástico!

    Amiga Denize, esse é mais um texto carregado em profundas reflexões que você nos presenteia. Tenho observado que a cada dia você nos apresenta sempre sabedorias que vamos aprendendo de forma não cansativa.
    A sua mensagem esta absolutamente, correta!
    Gostei muito, por nos remete e repensar muitas coisas!
    Sempre em frente minha amiga... Parabenizo-a ardorosamente pelo fascinante texto!
    Desejo a você e a todos os que lhes são caros um 2010 de muitas realizações, dinheiro no banco, no bolso, saúde, e acima de tudo paz em seu bondoso coração.
    Parabéns pelo lindo Post!
    Abraços fraternos,
    LISON.

    ResponderExcluir
  7. Sem dúvida, Catarino! O Ano Novo é apenas uma convenção, que criamos para controlar de alguma forma a passagem do tempo.

    Penso que o desafio consiste em tornar cada minuto válido e cada ato que praticamos importante e útil.

    A renovação não precisa esperar o próximo ano para acontecer, pode começar no próximo minuto.

    Grande Abraço

    Denize

    ResponderExcluir
  8. Obrigada, Ranniery. Fico feliz que você tenha gostado do texto. Feliz 2010 para você também!

    Abs Denize

    ResponderExcluir
  9. Concordo com você, Ismaelita! temos que aproveitar muito bem esta abençoada oportunidade. Então, faço o que você disse - quando vejo que estou muito parada digo a mim mesma: Está esperando o que: mexa-se!

    Bjs Denize

    ResponderExcluir
  10. Eu entendo o que você quer dizer, Luísa. Mas neste caso, quando me referi a desperdício de tempo, estava pensando nas vezes em que adiei decisões importantes, por preguiça, medo, ou qualquer outro motivo.

    Já disse muitas vezes para mim mesma: Mas porque não fiz isso antes? Que tempo perdi...

    Tenho sempre que lutar com um senso de imortalidade sem sentido que surge não sei de onde.

    A vida é aqui, agora e esta oportunidade é única. E é certo que vai acabar. Então me pergunto:

    Você esta esperando o que mesmo? Mexa-se!

    Bjs Denize

    ResponderExcluir
  11. É verdade, Leonardo. Para que adiar a felicidade para amanhã, se podemos começar agora a construí-la com nossas atitudes, caminhando a passos largos em direção aos nossos sonhos e melhorando como pessoas?

    Grande Abraço

    Denize

    ResponderExcluir
  12. Lison Amigo,

    Estive lendo um texto que você publicou onde esta questão de tempo é apresentada lindamente sob outro ângulo e com a qual também concordei plenamente.

    Sua generosidade natural vê sabedoria nos meus textos, mas na verdade eles trazem apenas questionamentos para os quais, no mais das vezes, não tenho as respostas...

    Desejo para você, grande amigo, tudo de bom neste Novo Ano que se inicia, com muita Saúde e Paz!

    Este ano de 2009 será sempre lembrado por mim, entre outras coisas, como o ano que me permitiu conhecer, mesmo que virtualmente, tantas pessoas maravilhosas e generosas como você, amigo.

    Grande Abraço!

    Denize

    ResponderExcluir
  13. Olá, Denize!

    Ótimo texto o seu - como sempre. O tempo é o bem mais precioso que temos, e muitas vezes não nos damos conta disso. Quando paramos para pensar, tenho certeza de que todos nós desperdiçamos preciosos minutos de 2010 em coisas que não deveríamos.

    Agora é o momento de refletirmos e planejarmos como gastaremos nossos minutos em 2011, que já bate à nossa porta.

    Deixo aqui meus sinceros agradecimentos a você por toda a colaboração que você me deu no Gerenciando Blog este ano, seja com seus elogios, perguntas, críticas, sugestões, divulgação e tanto mais. Tudo isso foi muito importante para mim, tenha certeza.

    E desejo a você um ótimo 2011, cheio de sucesso e saúde!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  14. Olá Guria,

    Somos a cada dia mais motivado pelo novo e este ano cada vez mais procuramos nossa luz..

    Abraço e Feliz Ano Novo

    ResponderExcluir
  15. Vejo aqui alguns amigos que gostei tanto de interagir este ano tipo a Luísa de Portugal e o Lison que não os encontro mais, porque os segundos que nos afastaram abriram outros caminhos.

    Assim que, baseada neles, diria que o tempo que já percorremos, se foi salutar, ótimo. Se não o foi é hora de valorizar a corrida do tempo e buscar um novo amanhã.

    Amei esta maturidade no pensar.
    beijos, minha linda.

    Feliz 2011! Eu posso te assegurar que corro atrás dos segundos há muito tempo.

    Maria Marçal - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  16. Seu eu pudesse parar o tempo pararaia no momento em que nasci pois só assim não viveria os momentos ruins, triste, não sentiria ciúme, nem nostalgia. Pena que com o tempo parado eu não viveria as emoções de um amor, a alegria do nascimento do meu filho e por fim, com o tempo parado eu não viveria.

    Paz!

    Manoel

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

Desde já agradeço a atenção.