Seguidores

17 de novembro de 2009

Blogueira Principiante - Mais Atrapalhada do que Nunca!

Quando já tinha criado um blog, decidi divulgá-lo. Encontrei o Blogblogs através do google. Entrei no site, dei uma lidinha rápida e comecei a me cadastrar. Aí começaram os problemas.   Após cadastrar meus dados pessoais, o formulário solicitava que eu informasse o feed do blog (sob pena dele ficar mal indexado). Eu, pessoalmente, jamais me negaria a informá-lo se eu soubesse que porcaria era esse tal de feed.

Após algumas pesquisas, descobri, informei e segui adiante. Pronto. Blog cadastrado. Aí vi que poderia publicar meus bookmarks favoritos. Outra coisa que eu adoraria fazer se eu soubesse que raio era bookmark.

PERGUNTAS FREQUENTES?


Suspirei fundo e fui dar uma olhadinha na seção de Perguntas Freqüentes. Não resolveu. E eu já sabia que não resolveria. Eu já tinha observado, em outras oportunidades, que esta seção dificilmente facilita alguma coisa para mim.

Meu cérebro funciona diferente do cérebro da maioria, uma vez que as perguntas freqüentes que todo mundo faz, geralmente são perguntas que eu jamais faria e vice-versa ao contrário.

Após novas pesquisas, acabei conseguindo feliz da vida, cadastrar meus bookmarks. Nem bem tinha saboreado este sucesso, nova dificuldade. Como colocar a caixinha (widget) do Blogblogs no meu blog.

ONDE VAI O CÓDIGO?

Como eu já expliquei mais de mil vezes não manjo nada de HTML. Assim mesmo fui à luta correndo o sério risco de zonear completamente o modelo do meu blog. Fui pelo famoso método revolucionário de tentativa e erro. Copiei o script que me foi fornecido, escolhi aleatoriamente o lugar no editor do HTML e mandei ver.

Custei a encontrar o bichinho que apareceu escondidinho na primeira página do blog. Nova tentativa, apareceu no topo. Mais uma e apareceu bem embaixo. Até que apareceu onde eu queria, só que grudadinho numa outra coisa que tem ali.

Como não sei colocar espaço entre as coisas, decidi deixar assim. Mas com certeza, devo ter colocado no lugar errado, porque de vez em quando, a caixinha some.

TENTANDO ENTENDER

Continuando a avaliar o Blogblogs, descobri que ele tinha um ranking e que meu blog já tinha uma posição neste ranking. Mas não consegui achar em lugar algum os critérios que fazem o blog merecer uma pontuação melhor ou pior. Provavelmente tinha esta informação em algum lugar, mas não a encontrei.

Outra coisa que não entendo até hoje. O Blogblogs mostra os posts e bookmarks mais recentes na página principal do site. Eu publico um post novinho em folha e nunca o encontro nesta página. Não sei quanto tempo ele leva para aparecer ali, deve entrar numa fila, talvez apareça depois que eu já saí do site.

Também percebi que existe um lugar no site onde aparecem textos por ordem de relevância. Também não descobri o critério, afinal o que pode ser relevante para um pode ser completamente irrelevante para o outro.

IDADE


Também não descobri como altero a idade que informei no perfil. Não tenho problemas com esse negócio de idade, mas talvez quando eu tiver 88 anos eu resolva mentir que só tenho 80, e precise alterar a idade no perfil, por isso gostaria de saber como se faz desde já.

DE QUEM É A CULPA?

Mas enfim, é claro que tudo isto é culpa minha. Sou afobadinha, saio fazendo as coisas que nem uma louca sem estudar e avaliar primeiro, como faz toda a pessoa decente. É bem-feito para mim. Nem utilizei o “Fale Conosco” deles ainda, onde com certeza minhas dúvidas seriam esclarecidas.

Mas nem tudo são espinhos. Acho genial a caixinha deles onde aparece a carinha de quem visita o blog através do site deles. E se não tenho mais carinhas ali é porque não tive tempo de visitar meus colegas blogbloguianos.

Mas de qualquer forma é um divulgador que recomendo para quem ainda não conhece. Quem sabe mais o que está fazendo, do que esta pobre blogueira aqui, com certeza vai se esbaldar.

NO diHITT

Descobri o diHITT através de um post que li no BlogBlogs. Quando isto aconteceu eu já havia sofrido muito com a minha ignorância bloguística, mas já estava bem mais espertinha.. Devo ter passado por ele no Google, mas com certeza passei batida.

Provavelmente não associei a palavra diHITT com blog. Eu não tenho meio termo: ou eu leio alguma coisa com calma ou só passo os olhos. Depende dos hormônios do dia.

Mais tarde, para decorar a palavra, utilizei um artifício. Formei um título: Direito Internacional Histórico Incomum Tradicional e Técnico. Foi o jeito. Então entrei no site. Simpatizei na hora. E comecei o cadastramento.

QUE MÉTODO É ESSE?

Aqui confesso que utilizo o método revolucionário de aprendizagem – aprendendo sem fazer a mínima idéia do que se está fazendo. Detesto ler coisas técnicas, manuais e similares.

O resultado disso, é que, quando estou aprendendo uma coisa nova, a maior parte do tempo fico toda atrapalhada, principalmente no início. No caso do diHITT não tive a menor chance de usar meu método.

FAZENDO O CADASTRO

A primeira coisa que vi ao começar o cadastramento foi uma telinha com o panorama geral do site. Com explicações gerais de como funcionava, o que se podia ou não fazer nas postagens, qual a proposta do site, o porquê do nome diHITT que tinha me causado tanta estranheza, e assim por diante.

Também li sobre os critérios dos rankings e as normas de prioridade da publicação. Resumindo, uma maravilha! Pela primeira vez, desde que comecei com este negócio de blog, começaria a fazer alguma coisa com uma boa noção do que iria encontrar pela frente. O Pablo me pegou direitinho! A partir daí, o cadastramento foi feito tranquilamente (que sem graça!)

QUEM É ESSE?

Comecei então a passear pelo site e tomei um susto. Percebi que tinha um amigo para aprovar. Olhei com mais atenção e vi que era um tal de Pablo. Na mesma hora pensei: “- É uma pegadinha!” Que amigo que apareceu do nada? Acabei de me cadastrar! Notei então que poderia aprovar e desaprovar o pretenso amigo.

Como todo gaúcho, sou extremamente desconfiada por natureza. Pensei, vou desaprovar, não sei nada da vida dele! Quando ia clicar em “Não Aprovar”, passei o mouse sem querer e vi a “mãozinha" no nome do cidadão.

Resolvi clicar no nome e apareceu o perfil do meu quase ex-amigo. Comecei a ler o bendito perfil e quase tive um ataque do coração! Quase excluí o criador do blog da minha lista de amigos!

Teria sido, com certeza, a primeira usuária a fazer isso. Ele iria adorar se descobrisse. A partir daí as visitas foram aumentando. Comecei a sentir que meu blog não estava mais perdido no meio do nada.

Descobri também o prazer de visitar, escrever comentários, votar, publicar minhas coisinhas e receber a visita dos amigos. Como nem tudo são flores, de vez em quando ainda me assusto. Qualquer “buguizinho (que qualquer site tem), e já acho que sou eu que estou fazendo alguma bobagem.

AINDA TENHO MUITO QUE APRENDER

Tenho muito que aprender ainda. Só há pouco tempo descobri que posso responder aos recados que me deixam sem precisar ir até a página de recados do amigo (para quem é novo por aqui e ainda não descobriu isso é só clicar em “ver todos os recados”).

Ainda tem coisas que não entendo bem, como o exato critério dos rankings. Embora isto não seja exatamente uma preocupação, sempre fico um pouco nervosa quando me deparo com a frase: - cadastrado desde “não sei quando” e ainda não tem posição no ranking?

O ponto de interrogação sou eu que enxergo e fico me perguntando, como sempre, se a culpa é minha – será que estou fazendo alguma coisa errada? Mas depois percebo que não.

CONCLUSÃO

O Pablo e sua equipe criaram um site muito bem concatenado, uma ação quase sempre provocando uma reação, o que acaba nos levando a cada vez mais compartilhar informações, conhecimento e emoções. Por tudo isso, o negócio é aproveitar e deixar que as coisas ocorram naturalmente.

De qualquer forma, o diHITT para mim é um dos melhores sites de divulgação de blogs que encontrei, e talvez um dos mais amigáveis para quem está começando.

E se eu ficar viciada nele, não vou poder nem reclamar, me avisaram que não iam se responsabilizar por isso no e-mail de confirmação do cadastramento.



Quero esclarecer que essa foi uma avaliação inicial dessas excelentes ferramentas de Divulgação de Blogs e feita por quem não sabia o que estava fazendo. E foi com tristeza que vi o BlogBlogs encerrar as atividades.


Hoje que já aprendi a usar, adoro os dois Sites. E foi com tristeza que vi o BlogBlogs encerrar as atividades.

28 comentários:

  1. Saudações!
    Amiga Denize,
    Que Post Fantástico!
    Mas, você quase deletou o nosso Presidente kkkkkkk, desculpe-me, só você mesmo, para me deixar mais descontraído. É um relato fascinante, penso que quase todos atravessam esse corredor polonês até ir conseguir se situar.
    Mas, um dia chegaremos lá.
    Ficou muito lindo o seu texto!
    Parabéns pelo excelente Post!
    Abraços fraternos,
    LISON.

    ResponderExcluir
  2. Denize,

    Qdo precisar de ajuda com html, é só me mandar um recado, e se descobrir q vc ficou de bico pq não quis me incomodar, vc apanha de chinelo hem!! kkkkkkkkkk

    Pra mim o mais chato foi divulgar e cadastrar em outros sites menores de divulgação, e não esse maiores. Mas, com certeza o diHiTT é o melhor de tds!! O Blogblogs não uso pq nunca aprendi a me relacionar nel. Ou pq não achei amigável a rotina lá, ou pq não consegui me adequar a uma rotina em duas frentes. Só tenho, já disse, 3 a 4 hrs por dia d enet, por causa do trabalho.

    Se precisar de ajuda, tem meu e-mail no perfil do diHiTT ou manda recado lá mesmo, que à noite respondo.

    Bjs Denize!!

    ResponderExcluir
  3. Denize!
    Dá vontade de rir...para não chorar! Rsrsrs! Minha experiência tem sido assim também, da mesmíssima forma! Se eu paro para ler direitinho as coisas, não tenho tempo para mais nada! Então, vou aos trancos e barrancos!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela postagem, e tudo no começo é difícil mesmo, mais o importante é ter a curiosidade de aprender. Seguindo

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde querida, é assim mesmo que a gente se sente quando entra pra Blogosfera...rs Muitas coisas eu ainda não conheço ou não domino também... Mas nem por isso deixo de postar rs as coisas que gosto e acho interessante!! Tô seguindo seu blog, se puder me visite =))


    Beijão Vanda

    ResponderExcluir
  6. Denize estou dando barrigadas de tanto rir de vc, mas não só de vc pois eu tbm sou assim e até pior não manjo nada desses codigos , de templates, layout...já fiz cada besteira...mas foi no dihitt lendo as postagens de alguns mestres da informática que aprendi um pouco e assim vou fazendo o que posso, mas tem vezes que fico horas tentando fazer umas coisas simples e naaddaaaaaa...rsrsrsrrs

    Adorei seu texto
    Passa no meu blog que tem selo de afeto para todos meus amigos!!!

    bj

    ResponderExcluir
  7. Você conseguiu resumir as experiências de quase todos nós, muito bacana seu post. Não sou tão experiente, mas se uma hora destas eu puder ajudar, ficarei feliz.
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Olá Denize,

    Achei muito engraçada sua forma de reportar as dificuldades encontradas... falando desse jeito parece que foi fácil :D

    Ah! Eu também quase não aceitei o convite de amizade do Pablo, depois fui descobrir que ele é o criador do diHITT.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Denise.. estou adorando sua volta.. como sempre muito eletrizante .. e bem humorada de uma forma bem inteligente ,, que representa sua figura.. amiga.. o começo e traumatico... por isso que a duração de vida de um blog .. não passa de 3 mêses.. na maioria ... mas é isso ai é pessoas como você ..dinâmica.. que traz luz para outros que estão na estrada... rsrsrs amiga parabéns pela post.. ficou mara...paz sja contigo !!!

    ResponderExcluir
  10. Denize

    Se continuar a produzir posts assim quem vai ficar "viciado" neles sou eu. Como no outro post que você produziu - aquele sobre seu início como blogueira - não pude deixar de rir com a sua história, você levou-me a isso com a narração.

    Considero que os posts que você produziu - os citados nesse meu comentário - são importantes para pretensos blogueiros e os iniciantes, eu acredito que eles irão encontrar mais facilmente o caminho das pedras.

    Por fim, acho que Steven Spielberg deveria estar atento às suas histórias de blogueira iniciante para produzir uma nova série (série, viu ?) sobre as suas aventuras !

    Parabéns pelo post super interessante.

    Um abraço.

    Nelson

    ResponderExcluir
  11. Estou mortinha de rir, a tua aventura como blogueira é bem melhor do que a minha! Ao fim de um ano, ainda não sei pormenores que tu referiste.
    Fascinante!
    Parabéns e vai escrevendo para aprendermos alguma coisa!

    Beijos
    Luísa

    ResponderExcluir
  12. Olá amiga Denise, comigo foi parecido, mas nem pensei em não aceitar como amigo o Pablo, quando apareceu um amigo para comfirmar, eu pensei já? mas que maravilha. Eu tinha sim, receio de convidar alguém para ser meu amigo, hoje com um mês e pouco tenho vários amigos(as) os quais tenho muito carinho. Olha, já chateei demais dois amigos pedindo ajuda, acho que eles pensam que não sei de nada, o que aliás estão certíssimos. Você acredita que eu ainda não sei colocar um link do blog para o dihitt? E que meu blog não aceita link enviados por terceiros, quer dizer outros blogs, e eu não sei ajeitar?
    Amiga você está melhor que eu kkkkk.
    Amo suas postagens, opa! que nossos amigos não fiquem com ciume; também amo as postagens deles.
    Acho maravilhoso você escrever sobre suas experiências como blogueira, fico rindo á toa kkkk.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Olá, Denise!

    Venho novamente aqui expressar o orgulho que tenho em ver o sucesso todo que você está fazendo! Fico mesmo muito feliz em ver como seu trabalho continua ótimo e como ele está sendo reconhecido.

    Confesso que eu não tenho o menor sucesso no diHITT. Meus artigos têm pouquíssimos votos e recebo poucas visitas vindas de lá.

    E este texto seu é ótimo! Muito inteligente e divertido. O principal para ser uma blogueira de sucesso você sempre teve: sabe escrever muito bem, cativando a atenção de quem a lê. O resto, você sempre tirará de letra.

    Um abraço e parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Oi Lison! Você descreveu muito bem! Foi um verdadeiro corredor polonês, este início. Mas aos poucos a gente começa a se situar.

    E pode rir, mas foi verdade, ai de mim, quase deletei mesmo...rsrs

    Abs Denize

    ResponderExcluir
  15. Oi Ebrael! Obrigada pelo oferecimento. Eu uso os dois, mas o diHITT tem características próprias que acho muito interessantes e bem boladas.

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Ir aos trancos e barrancos é a minha especialidade também, Claudinha! Mas é feio!...rs. O certo é avaliar as coisas antes de sair fazendo bobagem...rs

    Bjs Denize

    ResponderExcluir
  17. Obrigada André! Curisiodade e persistência, com esses dois ingredientes acho que a gente acaba chegando lá. Obrigada por seguir!

    Abs Denize

    ResponderExcluir
  18. Pelo menos não me sinto tão sozinha nas dificuldades, depois que fiz esta postagem, Vanda. Pude ver que não fui só eu que sofri no início. Obrigada por seguir! Visito sim!

    Bjs Denize

    ResponderExcluir
  19. Regina, não seja modesta, você já aprendeu muito. Conheço seus blogs e eles são lindos! Mas o que adorei nesta postagem foi a coleção de risadas que consegui obter... Eu também acabei, depois de algum tempo, descobrindo os blogs que dão dicas para blogueiros e conheci dois blogueiros muito competentes, que ficaram com pena das minhas trapalhadas e passaram a me ajudar. No fim quem ficou com pena deles fui eu, fazia cada pergunta idiota... Ninguém merece...rsrs. Pretendo fazer uma postagem sobre eles, para agradecer a paciência que tiveram comigo.

    Já peguei meu lindo selinho de afeto, depois vou lá comentar. Obrigada, viu? Adorei! Bjs Denize

    ResponderExcluir
  20. Obrigada Adriano. Mas eu nunca imaginei que os outros tivessem tido dificuldades parecidas com as minhas. Pensei mesmo que fosse só eu...

    Abs Denize

    ResponderExcluir
  21. Fácil não foi mesmo, Iuri! Mas engraçado, agora que passou, sou obrigada a reconhecer que foi. Então não fui só eu que queria deletar o primeiro amigo, vejam só...rs

    Abs Denize

    ResponderExcluir
  22. Oi Falbo, na verdade não é bem uma volta, apenas diminuí meu tempo de internet e ajustei meu ritmo. Mas adorei os elogios! Quer dizer que um blog dura na maioria das vezes, só 3 meses? que coisa... Não imaginava isso... Mas também pudera... Não é fácil mesmo! Mas depois que aprendi a rir das minhas dificuldades e encarar as coisas que me acontecem com bom-humor, me divirto tanto... E quem acompanha minhas trapalhadas se diverte também, pelo que pude ver aqui! Mas rir é tão bom, você não acha? Abs Denize

    ResponderExcluir
  23. Obrigada, Nelson! Você tem razão. Eu pensei mesmo em mostrar para quem está começando que todos temos dificuldades quando nos metemos a enfrentar o desconhecido! E que com persistência, dedicação e alguma ajuda, acabamos por conseguir ultrapassar os obstáculos. Percebi que muitos se identificaram com a minha narrativa, e mais do que isso, se divertiram com ela. Isso é uma das coisas que me encanta na vida, algumas coisas que poderiam nos abalar e irritar profundamente, quando vistas com uma boa dose de humor, na realidade não são tão terríveis, ao contrário, chegam a ser engraçadas. Como eu disse, colecionei risos com essa postagem e fiquei feliz da vida! Quanto a série, seria interessante. Eu exagero, né? Eu noto que escrevo num tom acima, quando me empolgo com o assunto. Um assunto aparentemente simples e sério acaba beirando o absurdo! Mas acho que é uma característica minha. Já vi que não tenho muito controle sobre isso...rsrs Abs Denize

    ResponderExcluir
  24. Você e a Regina são muito modestas, Luísa! Seus blogs são maravilhosos e posso falar porque os conheço bem.

    Mas acho legal esta troca de experiência temperada com um pouco de humor. Percebemos que não estamos sozinhos nesta aventura!

    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Obrigada Claudine! Mas você viu que aos poucos a gente vai aprendendo e melhorando nossos blogs. O importante é nunca desistir. Dificuldades iniciais todos temos.

    Bjs Denize

    ResponderExcluir
  26. Oi Adelson! Você tem todos os motivos para se orgulhar já que conseguiu um verdadeiro milagre comigo, com a sua paciência inesgotável. Se eu não tivesse te conhecido e aprendido tanto no teu blog, talvez já tivesse desistido... Adorei seus elogios.

    Você ainda não se tornou conhecido no dihiTT, porque talvez não tenha investido mais tempo nele, e só pode ser esse o motivo já que suas postagens são excelentes e de interesse de todos que tem blog!

    Grande Abraço!

    Denize

    ResponderExcluir
  27. Oi Denize,
    Eu acho que todo mundo passa por isso. Tem mesmo muita coisa difícil de entender. Eu que comecei agora no diHITT estou mais perdido que qualquer coisa.
    Muito bem humorado o seu post, acho que o segredo é esse, encarar com bom humor.

    Um abraço,
    Gernain.

    ResponderExcluir
  28. Oi Gernain! Sempre penso que nas dificuldades, manter o bom-humor ajuda bastante. E aos poucos vamos aprendendo e superando os obstáculos.

    Abs

    Denize

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

Desde já agradeço a atenção.