Seguidores

20 de janeiro de 2011

Blogueira Principiante: Completamente Perdida

Resolvi entrar nesta vida cruel de blogueira principiante. Principiante no que a palavra tem de mais puro e verdadeiro. Uma toupeira. Uma ignorante. Praticamente uma analfabeta nos meus conhecimentos sobre blogs em geral.


PRIMEIRAS DIFICULDADES


A primeira coisa que um blogueiro deve ter, imaginei, é um computador para utilizar. Isto não seria problema, avaliei. Tenho um computador do tempo dos dinossauros movido à válvula, que trava e empaca como uma mula, que desliga na minha cara, que reinicia na hora em que bem entende ou seja, no pior momento, mas que é como um carro velho, com o dono ele funciona.

A questão é que o pior ainda estava por vir. Só então me veio à lembrança de que tenho uma internet turbinadíssima de acesso discado (é, eu também acho, que pobreza!).

DESISTIR JAMAIS

O que vocês não sabem é que sou uma daquelas criaturas que o Criador dotou de uma persistência inesgotável e que quando põe uma idiotice na cachola não há quem a tire. Realmente sou incansável na minha estupidez. E camicase - quanto mais obstáculos melhor. E porque não dizer intrépida. E... chega!

Mas vocês não têm idéia de quanta intrepidez é necessária para aprender uma coisa nova na internet com acesso discado, naquela velocidade alucinante com que cada página se abre, cochilando entre dois clics, querendo cortar os pulsos a cada busca inválida que resulta em páginas muitas vezes interessantes, mas que não tem nada a ver com o que se está procurando.

TENTANDO ENTENDER

Pobre de mim, que não sabia nada sobre blogs, pesquisando desesperadamente para entender o que é post, o que são tags, o que são feeds, e principalmente: o que significa blog mesmo? Quantos anos levei nisso? Não interessa!

O fato é que, depois de um esforço inacreditável (onde os mais destemidos teriam sucumbido) eu consegui criar um singelo blog. Olhei meu blog toda faceira, feliz da vida por finalmente possuir um mecanismo que torna possível que eu dissemine minhas idéias brilhantes. Criar o blog, para espanto meu, foi relativamente fácil, depois que consultei o Google e este me aconselhou a utilizar sites que permitem a criação de blogs pré-formatados. Mas como tenho mania de grandeza, terei que aprender html para poder deixar meu blog mais turbinado e mais a minha cara.

AGORA É SÓ DIVULGAR...

Uma vez cumprida esta etapa, que na minha ingenuidade bloguística pensei que fosse a mais terrível, passei para a fase de divulgação onde aí outra saga, odisséia, ou seja lá como for o nome que pode ser dado a isso, começou.

Pensei comigo mesma, de que adianta publicar textos magníficos, interessantíssimos e porque não dizer sensacionais (estou precisando baixar minha auto-estima urgentemente), se eles só serão lidos por meia–dúzia de gatos pingados?

Foi aí então que o Google me apresentou os Sites de Divulgação de Blogs. Acreditei, como afirmam as Organizações Tabajara, que meus problemas tinham acabado. Só que, embora estes sites sejam, até onde pude ver, um excelente meio de desencalhar os blogs, a luta contra a minha inexperiência tornou-se mais acirrada. Acontece que.... Mas isto merece um capítulo à parte.

VISITAS - CADÊ TODO MUNDO?

Espero que este texto seja interessante tanto para blogueiros principiantes que espero, serão solidários comigo, como para os mais experientes, que darão um sorriso superior e provavelmente pensarão consigo mesmos: tolinha... Mas, deixem-me situá-los.

Depois que consegui criar meu singelo blog, deduzi que a minha próxima dificuldade seria descobrir como fazer para divulgá-lo. Cheguei a conclusão que isto se resume a uma única palavra: VISITAS! Li em algum lugar que é muito feio um blogueiro ficar implorando visitas.

Lamento, mas terei que discordar. Feio é ter um blog cheio de textos espetaculares, completamente abandonado, cheirando a mofo e criando teias de aranha (como um castelo mal-assombrado). Li também que a qualidade dos leitores é mais importante que a quantidade. Neste caso, até concordo, mas em parte. Quando a quantidade cai a zero, ela passa a afetar diretamente a qualidade. Portanto, quero visitas!

Primeiramente, lembrei dos amigos, sim, a meia-dúzia de gatos pingados a qual me referi no primeiro texto. Como fiquei um bom tempo fora da internet (adivinhem por que – meu computador pré-histórico teve que ser internado para tratamento intensivo, tendo sido quase definitivamente desenganado pelos especialistas), ainda não consegui localizar todos os meus contatos.


UM SEGREDO

Agora atenção: vou revelar um segredo: se vocês olharem para o contador de visitas do meu blog, poderão até pensar que a situação não está tão ruim assim, principalmente levando-se em consideração que comecei agora com isso. Mas sou obrigada a confessar: o visitante mais assíduo do meu blog sou eu mesma!

Não, não pense mal de mim. Não é que eu esteja tentando ludibriar os leitores mostrando uma quantidade de visitas falsa, não sou dada a falcatruas e engodos, sou irredutivelmente íntegra e honesta.

A verdade é que, como estava aprendendo esta coisa, toda vez que eu alterava o texto ou o lay-out do modelo, eu acessava o blog para espiar o resultado. Não é culpa minha que o contador pense que eu sou um alegre visitante e acrescente uma unidade no número controlado por ele.

Deveria ter uma maneira do contador ignorar o acesso do dono do blog, provavelmente tenha, mas eu infelizmente desconheço. E não preciso dizer que foi e ainda é necessário que eu faça incontáveis acessos.

Este texto ficou grande, eu sei, mas se você chegou até aqui, tente ir até o fim, agora falta pouco...

COMENTÁRIOS

Depois que percebi que eu era a visitante mais assídua do meu blog, e que meus queridos contatos e amigos não seriam suficientes para aumentar os acessos, descobri finalmente os sites de divulgação de blogs, através dos "buscas da vida", claro.

QUE COISA ESTRESSANTE!


Eu sempre me estresso quando faço uma pesquisa. Eu procuro alguma coisa na internet e caio numa página que tem um link interessante, dou um click no link e caio em outra página de um site também interessante.

Aí acesso outro link que me remete a outro site e assim sucessivamente até que 10 links depois eu verifico que estou entusiasticamente lendo sobre um assunto completamente diferente daquele que eu queria pesquisar, e que não faço mais a menor idéia que assunto era esse. Eu já sou dispersiva o suficiente sem que os buscadores me ajudem tanto.

Outra coisa que adoro fazer é clicar no link de uma página e abrir uma nova página. Só que quando eu quero retornar para a página onde eu estava antes eu clico no x e descubro perplexa que não só não voltei para a página que eu queria, como fechei o navegador e tenho que começar tudo de novo. Mas isso não vem ao caso. Nem sei porque estou contando isso.

QUEM NÃO QUER COMENTÁRIOS?

O que quero mesmo falar é sobre a importãncia dos comentários nos blogs. Uma vez que você começa a receber visitas, você começa a querer ler comentários sobre seus textos, já que, ter vistantes, não prova nada. Eles podem entrar no blog, dar uma espiada, e se não encontrarem textos de qualidade, que lhes toquem de alguma forma, provavelmente nunca mais voltarão.

Um texto sem comentários é como um cantor com platéia, mas sem aplausos ou vaias. Os aplausos incentivam, mas as vaias educam. Os comentários são tão importantes que podem nos ajudar a mudar de ramo, fechar o botequim, deixar de blogar e abrir uma floricultura por exemplo. Ou podem nos levar a querer melhorar cada vez mais, tanto a qualidade dos textos como o blog em geral.

ALGUNS MÉTODOS

Mas aí vem a questão de como obter os valiosos comentários: você pode tentar o método do troglodita: escreva em caixa alta, junto ao título do texto - pô meu, deixe de preguiça e deixe um comentário aí. Duvido que funcione, afinal, quem gosta de ser pressionado?

Tem também o método do carinhoso - oi fofinho, seja querido, deixe a sua opiniãozinha abaixo do meu texto. Também acho difícil que você se dê bem, se o fofinho estiver com pressa e não achar que seu texto vale à pena, ele abandonará carinhosamente seu blog.

Neste pouco tempo em que estive aprendendo sobre blogs, tenho observado o seguinte: Todos nós queremos visitas (inclusive os que juram que não). Afinal, se alguém quisesse escrever alguma coisa para si mesmo não precisaria usar a internet.

Mas a grande maioria de nós não quer ter o trabalho de ler obras alheias. Cadê a reciprocidade? Onde a beleza do intercâmbio? Temos na mão uma ótima ferramenta que nos permite acesso aos mais variados assuntos, que podem até nos servir de inspiração, e focamos simplesmente em gerar cada vez mais conteúdo e correr enlouquecidos atrás de popularidade.

Adoramos ler comentários sobre o que escrevemos, mas comentamos sobre o que os outros escrevem? Comentar exige esforço porque, além de termos que ler com profundidade, temos que refletir sobre o que lemos. Isso se quisermos ser um pouco originais e comentar algo mais do que simplesmente: achei legal.

Até porque comentários assim não se justificam, a maioria dos que publicam posts tem prazer em escrever . A verdade é que descobri que blogar e compartilhar são sinônimos, ou pelos menos deveriam ser.

E tenho notado também que comentários bem feitos geram visitas, afinal, se eu gostei do que você comentou provavelmente vou gostar também do que você escreveu no seu blog.

Estou com um ataque de seriedade terrível hoje. Devem ser os hormônios. Vou encerrar por aqui.

NOTA:

Este texto foi escrito lá no início e contém minhas primeiras impressões sobre a arte de blogar. Algumas coisas reavaliei, outras comprovei que fazem sentido.

36 comentários:

  1. Olá, Denize!
    Não me contive e acabei rindo do seu post muito bem-humorado! (Desculpe, mas aconteceu...) rsrsrs
    Mas arremato o meu riso aparentemente irônico, c/ um incentivo: um dos dons de um blogueiro(a) é ser PERSISTENTE, e isso vc provou q é!
    Olha,todo mundo tem é historia p/ contar c/ esse negócio de blog, até quem entende bem de html e outros bichos...
    Por exemplo, quando eu fui tirar uma onda c/ o html(nem me lembro o q foi!) e perdi o post TODO!
    Minha sorte é q eu me lembrava c/ riqueza de detalhes do texto inteiro!
    É isso, amiga!
    Ser blogueiro é ser perseverante, e ter noção de q ele(a) não é o(a) único(a) q passa por situações constrangedoras... rsrs
    Bjs,
    Mary. :-)

    ResponderExcluir
  2. Olá amiga Denise, comigo foi parecido, no começo era meu filhão que ligava o computador para mim, pois gosto de jogar paciência, quando aprendi a ligar sozinha fiquei muito feliz, isto foi há uns 11 anos, mas apesar de ter internete nunca me interessei, só jogava paciência, este ano em julho comecei a entrar na internete, comecei a ver o nome blog, eu me perguntava: O que danado é isso, até que cliquei em um e olhando gostei, fiquei bastante interessada, e comecei a criar um sem saber de nada, isso sem pedir ajuda ao meu filhão que é formado em engenharia de computação, isso aconteceu em agosto deste ano, quando o blog ficou mais ou menos, eu simplesmente fiquei tapada,sem conseguir escrer nada, em setembro entrei para o diHitt e aqui estou ainda aprendendo, tirando dúvidas com os amigos, as quais ás vezes são tão bestas(as dúvias), os amigos são maravilhosos, que quando descubro fico até com vergonha kkkkk. Com você também foi assim?

    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Denize!
    Ahahaha! Ninguém merece ter essa carroça de computador! Rsrsrs! Mas posso te garantir: tu não está sozinha, amiga! Minha iniciação foi menos traumática porque o computador era um pouquinho melhor, mas eram tantas coisas para aprender que...Ainda não consegui fazer tudo! Rsrsr! Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Essa idéia de criar blogs eu tive com meus 12 anos (com internet discada também). Pense numa guria descontrolada na frente do pc tentanto fazer cair uma chuva de coraçõezinhos liláses no "Um jeito Bruna de Ser" (que viadagem¬¬').
    Com 12 anos eu só escrevia poesias rimando amor com dor, mas fui muito feliz ao ser destaque no Cristiny Online e ganhar 100 comentários.
    Pense numa garota toda boba na frente do pc, sem saber como começar a retribuir as visitas.
    Era eu =P

    Ps: o meu layout tinha uma fadinha lilás
    XD

    ResponderExcluir
  5. querida Denise, já tiha lido o outro, mas é imperdível.
    simmmmmmmmmmmm eu sei o que é começar. tinha um pc relativamente bom, mas não sabia NADA de blogs.
    o meu primeiro chamava-se "conversa amena" passei pelo "de mim para vós", "a escriba", "coisinhas da escriba" fases 1, 2 e 3 (esta).
    além disso, criei o layout do "arcanum", no qual posto também sempre atrasada..., o layout do "semeando estrelas", do "alma e poesia", do "dançando em brumas" e do "fronteiras do desconhecido".
    colaboro com estes e com o "maktub" e sei lá mais o quê...ainda tenho o "my way" agora ligado ao "coisinhas"........só Deus sabe....

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Mary, eu resolvi colocar este texto na categoria de humor, porque até eu ri, quando reli algumas partes. Depois que a gente supera algumas dificuldades e olha para trás nem acredita nas bobagens que fez. Só rindo mesmo! E eu sou camicase mesmo, vou tentando e já perdi posts também, claro! Quando fui mudar o template então, adrenalina pura!...rsrs. Mas como você disse, a persistência é tudo... Já estou bem mais espertinha! Bjs Denize

    ResponderExcluir
  7. Foi igualzinho, Claudine! O início foi terrível! Depois encontrei 2 amigos blogueiros com blogs que também ajudam principiantes, eles ficaram com pena de mim e passaram a me ajudar. Foi a salvação da lavoura! Mas fazia cada pergunta idiota, que não sei como me aguentaram, coitados...rsrs. Bjs Denize

    ResponderExcluir
  8. Uma fadinha lilás, que lindo Bruna! E você conseguiu fazer chover corações lilases? Pelo visto todos tem ótimas histórias para contar sobre os seus inícios...rsrs. E acesso discado também? Então você conhece o meu sofrimento...rsrs. Bjs Denize

    ResponderExcluir
  9. Pois o coitado do computador foi internado várias vezes e como eu disse, foi até desenganado, coitado. Mas era persistente como eu...Graças a ele consegui chegar até aqui. E acho que não posso me queixar, aprendi bastante até. Olha que vontade de desistir não faltou...rs. Bjs Denize

    ResponderExcluir
  10. Sara, como você arruma tempo para tudo isso? Este segredo da multiplicação do tempo eu não descobri ainda...rs. Mas agora você está prá lá de profissional! É só visitar seu blog que a gente percebe isso claramente. E um dos blogs que você citou, eu conheço e o layout é lindo, não sabia que era obra sua... Bjs Denize

    ResponderExcluir
  11. Denize

    Já sei : você tem a capacidade de ler mentes e, ao ler a minha, descobriu parte da minha história de blogueiro, pois, parte dela está no seu texto. rs

    Brincadeiras a parte, seu texto consegui fisgar-me pela curiosidade de conhecer o que vinha a seguir. Eu comecei na internet no Geocities, depois criei um site com domínio próprio e produzi alguns vídeos postando-os no youtube. Tudo isso com um computador "lentium" e usando internet discada. Hoje minha realidade é diferente. O sacrifício continua, mas a tecnologia que uso está mais desenvolvida. Realmente como você disse, tem tudo a ver com persistência e outras coisas mais.

    Não pude deixar de rir ao ler o texto, mas não foi por deboche. O texto, que é muito bom, foi apresentado de forma hilária, estilo tragicômico. Ficou muito bom.

    Seria bom que todo pretenso blogueiro, os iniciantes e o veteranos (ih ! todos!) pudessem ler este texto, pois, além de agradável, ele tem muito a infomar aos leitores. Os dois primeiros tipos de leitores,com essas informações, poderão se antecipar aos fatos que irão acontecer nas estimulantes aventuras deles. Os veteranos poderão fazer novas reflexões e melhorar suas posturas, inclusive desenvolvendo posturas mais colaborativas, mais solidárias.

    Com minha curiosidade ainda bastante ativa, fui conhecer outros textos seus. Não fui surpreendido, pois eu já estava desconfiado. Após essa busca movida por curiosidade, ratifiquei a minha desconfiança : você escreve muito bem !

    Como eu sou curioso, mas com uma curiosidade sadia - pudeste perceber o quanto eu me amo e sou generoso comigo ? - passarei a acompanhar os seus textos e isso de deve a qualidade do conteúdo e da redação.

    Parabéns pelos textos !

    Um abraço.

    Nelson

    ResponderExcluir
  12. Nelson, você conseguiu uma proeza aqui! É muito raro alguém conseguir que uma tagarela inveterada como eu fique sem palavras... Um dos segredos da tagarelice bem sucedida é saber ficar quieta nos momentos certos. Apenas quero te dizer que fiquei muito feliz com as tuas palavras... Quando recebo elogios como esse, sempre atribuo à generosidade dos amigos que se propõem a incentivar a modesta blogueira que sou. São coisas como esta que dão alento, para que a gente possa persistir na tentativa de continuar trazendo momentos de diversão e reflexão aos amigos queridos. Quanto ao texto, tenho certeza que todos os blogueiros devem ter coisas interessantes para contar sobre seu começo, principalmente os que como eu, partiram do zero. Pelo que percebi, teu começo foi, digamos assim, emocionante também...Mas quando olho para trás e lembro das coisas que passei e eventualmente ainda passo, acho graça também. Quantas vezes pensei em jogar o computador pela janela? Incontáveis vezes...rsrs. Te agradeço mais uma vez pelo comentário. Abs Denize

    ResponderExcluir
  13. Ufa!
    Mas todo começo de um heroi ou heroina é assim difícil, cansativo e no final a persistencia vale a pena....
    Muito legal

    ResponderExcluir
  14. Está certa amiga, é muito bom ver um comentário no nosso blog, eu adorei esta postagem, gostaria muito que nossos amigos que não gostam de deixar comentário lessem.

    Bjocas.

    ResponderExcluir
  15. Continua?! Achei o texto maravilhoso. Todos nós passamos pelos mesmos problemas, alguns pegam atalhos, mas o reconhecimento dura pouco. No meu caso, demorei 3 anos para ter um mínimo de reconhecimento e continuarei, pois gosto do que faço. Certamente o blog não viveria sem as redes sociais, muito menos sem os amigos.

    Mas sabe de uma coisa? Se eu tiver um comentário, já fico feliz. Sério! Alguém leu tudo e comentou. Desistir, jamais.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  16. Oi Ednei, digamos que se sou uma heroína, sou uma heroína muito atrapalhada...rsrs. Mas a persistência é tudo na vida mesmo! Obrigada, tá? Abs Denize

    ResponderExcluir
  17. É mesmo muito bom ler comentários sobre nossos textos Claudine! Mas comentando os textos dos amigos, as coisas acontecem naturalmente. Bjs Denize

    ResponderExcluir
  18. Acho que os começos, de uma maneira geral, são emocionantes Cris. E também penso que o reconhecimento vem com o tempo e a persistência. Os comentários são coisas complicadas. Eu por exemplo, adoro comentar, mas o fator tempo não permite que eu consiga fazer muito isto. Teu blog, por exemplo, está agendado para uma visitaa a horas, mas tem que ser com tempo porque gosto de bisbilhotar tudo com calma, e ainda não consegui. Fiz apenas uma visita rápida. Andei até me estressando e sendo vaiada pela família, porque estava ficando muito tempo na internet, sabe como é, não se pode descuidar da vida real, por causa desta brincadeira aqui. Então estou mais devagar e fazendo as coisas na medida do possível. E o texto continua, porque vem a fase da divulgação no Blogblogs e no dihiTT, ou seja muito mais trapalhadas e emoções. Bjs Denize

    ResponderExcluir
  19. Saudações!
    Amiga Denize,
    Que Post Fantástico!
    Com sinceridade, hoje você está para lá de inspirada... Ler esse texto é fazer uma verdadeira viagem sobre os encantos de sonhar em criar e manter um Blog.
    Uma cópia do que aconteceu comigo e com certeza com centenas de amigos que tem blogs. Penso que você está se transformando numa técnica em PC, dado as panes apresentadas constantemente em seu computador, é assim mesmo, mexemos uma coisa ali, outra acolá e no final sempre fica um aprendizado.
    O seu texto retrata muito bem a vivencia dos que enveredam na arte de blogar.
    Parabéns pela narrativa!
    Parabéns pelo excelente texto!
    Abraços fraternos,
    LISON.

    ResponderExcluir
  20. As suas angústias são a de todos, o aprendizado nunca termina.
    Quanto a ter muitas visitas não depende só de qualidade no artigo e sim tratar de um assunto que as pessoas estejam procurando.
    Receber comentários é muito difícil, parece que as pessoas têm muito receio de expor suas ideias.
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  21. Você acertou em cheio, Lison! Meu computador já deu tanto problema, que mais um pouco eu posso trabalhar consertando computadores a domicílio, afinal, nenhum pode ser pior que o meu...rs.

    Mas pelo que pude perceber aqui, todos teriam muito o que contar sobre seus próprios começos.

    Grande Abraço

    Denize

    ResponderExcluir
  22. É verdade Catarino! Já observei que quanto mais específico é um tema, mais restringe a quantidade de visitas que um artigo pode receber. O contrário também se verifica, quando mais abrangente, mais do interesse geral, mais popular se torna, embora a qualidade tenha que estar presente, senão não adianta.

    Não entendo porque as pessoas tem receio de opinar. Desde que se faça com respeito, não vejo maiores problemas.

    Obrigada por trazer sua experiência aqui, amigo!

    Grande Abraço

    Denize

    ResponderExcluir
  23. AI DENISE MUITO BOM MESMO...
    EU ESTOU COMEÇANDO AGORA, PARA FALAR A VERDADE TEM TRES SEMANAS, ALGUMAS COISAS EU TO JÁ VIVENDO, ESPERO QUE VENHA SER TAO BOM QUANTO VOCE
    UM GRANDE ABRAÇO

    ResponderExcluir
  24. Olá Denize!
    Adorei o texto. Creio que todo blogueiro se identifica com ele. :-)
    Acredito que o único problema que não muda nunca é o do computador... seja velho ou novo ele sempre trava na pior hora... ;-) rsrs
    Beijos, Fernandez.

    ResponderExcluir
  25. Adorei.
    Você escreve muito bem ,então seu blog é sucesso garantido.
    Muito divertido e verdadeiro.Quando a gente começa é uma loucura.Tudo é complicado e difícil.
    Meu primeiro blog eu deletei.Uma amiga fez e eu não sabia mexer.
    Depois em 2010 resolvi fazer um eu mesma,ele está ai com um número legal de visitas e comentários.É bom mesmo ter seus textos lidos e comentados.
    Beijos ,gostei demais.

    ResponderExcluir
  26. Oi Denise... nossa rí uma quantidade aqui..kkkkkkk

    Já tive esta ultra-rápida internet discada, mas na época não em atrevia a tentar montar um bloguer, no máximo vagueava pela net nos blogs alheios. Outra coisa que dou minah cara a tapa a você é ter aprendido o html para deixar ele com tua cara.... aff nesse sentido sou uma analfaburra total... agora mesmo gostaria de mudar a template, mas só Jesus sabe quando o farei já que quem me ajudou na outra vez foi o Roberto Falbo..mas enfim....rs

    Mas é bem por ai mesmo.. hoje você tá ai com seu bloguer lindo, bem visitado e com comentários excelentes. As dúvidas que teve acho que é normal em todos e saudável até...rs

    Beijos no coração

    Márcia Canêdo

    ResponderExcluir
  27. Ri bastante da parte em que, para fazer uma pesquisa vc acaba se perdendo em paginas e mais paginas! Sorria querida, vc não esta sozinha nesta encruzilhada fulminante dos curiosos!
    Eu, de cá, para resolver tal evasiva faço um roteiro - antes de ligar o pc - sobre o que tenho que fazer e só me permito "fuxicar" depois de cumprida a meta.

    Bjs pra senhora!

    ResponderExcluir
  28. Oi Denise.
    Este é o 1º post seu que leio, e já estou seguindo você, sabe aquela "inveja boa" e sem maldade alguma? pois é...eu confesso que gostaria que esse texto fosse de minha autoria.
    Sonho meu... sou tão iniciante que nem tenho a coragem de colocar a URL do meu aqui no diHITT, kkkkkkkk, a minha esperança é que depois de passar pelas mesmas experiências que você eu crie coragem para começar a divulgar meu pobre e precário Blog, deixa pra lá...ainda é cedo.
    Não costumo seguir nenhum blog sem antes bisbilhotar ao máximo, o seu foi uma exceção por motivos óbvios...adorei.
    Até mais, agora tenho que bisbilhotar.

    ResponderExcluir
  29. Oi Bruno, obrigada, mas tem muitos blogueiros excelentes por aí (e não tão atrapalhados como eu...rs) que você também pode usar como modelo.

    Já fui lá conhecer teu blog e ele está lindo, viu?

    Abs

    Denize

    ResponderExcluir
  30. Oi Fernandez,

    Eu falei que é feio a gente rir dos outros..rsrs.

    O computador pré-histórico ao qual me referi no texto, já foi devidamente desenganado pelos especialistas tem muito tempo. Pelo menos esse problema não tenho mais, embora outros permaneçam, infelizmente...rs.

    Bjs

    ResponderExcluir
  31. Oi Eloísa, obrigada viu?

    Você escreve maravilhosamente bem e tem um lindo blog, com temas relevantes.

    Já vi que temos uma coisa em comum, também deletei meu primeiro blog.

    Eu gosto de partilhar essas coisas, porque acho que pode servir de exemplo para quem está começando, achando difícil. Quero que seja um estímulo para que jamais pensem em desistir...

    E visita é tudo de bom, né? É a nossa motivação. Sem elas, essa brincadeira aqui com certeza perderia o sentido...

    Bjs

    ResponderExcluir
  32. Oi Márcia, já vi que não adianta dizer que é feio rir dos outros porque todo mundo riu nessa postagem, não teve jeito...rs.

    Você fez o certo, eu deveria também ter esperado para começar com o blog, mas cadê que eu consigo controlar minha ansiedade quando decido fazer alguma coisa? Aí como você viu, deu no que deu. Bem feito!...rsrs.

    Mas a minha briga com o html permanece até hoje, embora já tenha aprendido um pouco. Cada vez que tenho que mexer nele no Blog ainda fico nervosa.

    Bjs

    ResponderExcluir
  33. Oi Valéria, gostou da minha técnica de fazer pesquisas? Vida difícil...rs.

    Fico feliz de saber que não é só comigo que acontece isso...rs.

    Achei interessante teu método. Pode até funcionar. Como você quando me determino a fazer alguma coisa geralmente dá certo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  34. Oi Andréa, legal que você está seguindo. Eu também quando comecei vivia bisbilhotando outros blogs. Na verdade faço isso até hoje.

    Fico bem feliz que você tenha gostado do blog. Espero que este texto sirva de incentivo para você. E não precisa ter inveja alguma, só de ler seu comentário já dá para ver que escrever nunca será problema para você.

    Se precisar de alguma ajuda, meu e-mail está na aba "fale comigo".

    Bjs

    ResponderExcluir
  35. OI, de link en link, acabei aqui, nem sei como, mas aqui estou, amei teu texto... e como...
    Mas pelo visto todos começam da mesma forma, sem entender muita coisa, e loucos por visitas, comentários e seguidores !! Eu comecei a divulgar o meu no dia 1/1/2011, divulguei entre todos os meus amigos e amigas, mas por íncrivel que pareça tenho poucos deles nos meus seguidores... eles me ligam, mandam e-mail e mensagens dizendo: " Ahh Sabri, muito lindo, muito 10, muito show teu blog, mas como faço para seguir???(Ninguém merece né?) Desisto!!
    A verdade tbm é que ás vezes eles mal sabem o que é blog, não dão muita bola... não entendem nosso desesperoo,kkkkkk!!!
    E vai ficar xarope ficar insistindo, mendingando seguidores...
    Agora estou light! Apenas escrevo meu blog com carinho, e visito os outros, aprendo, conheço outras pessoas, comento quando o assunto me desperta o interesse... e deixo acontecer!!

    O negócio é aprender a blogar com o coração, compartilhar... e não sair correndo atrás de seguidores, reconhecimento ou popularidade!!!

    Post perfeito, eu admito que tbm passei por isso... Criar, deixar bonitinho. divulgar, conhecer códigos e html, é trabalhoso!!!
    Mas acho que vale a pena!!!

    Abraço forte!!!

    ResponderExcluir
  36. Olá Denize, esse é o 2º post seu que eu leio e já gostei, vim parar aqui depois de ter clicado em vários links, incrível como consegui me ver nesse seu texto, acho que todos que começam um blog, ficam meio perdidos, estou assim com o meu, que nem tem um mês de vida. Parabéns pelo blog vai ser uma ótima fonte de inspiração. Bjos

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

Desde já agradeço a atenção.