Seguidores

26 de fevereiro de 2011

10 Medos: Será Que Você Tem Algum Deles?

Acho que nunca conheci uma pessoa que não tivesse medo de nada, por mais corajosa que ela fosse. Afinal qual de nós pode dizer que nunca sentiu "um friozinho na barriga" em determinadas situações?

Se é verdade que o medo pode ajudar a prevenir problemas ou situações desagradáveis, também é verdade que alguns podem nos paralisar. Nesse caso acredito que seja necessário buscar ajuda, para que possamos aprender a lidar com eles quando atrapalham nossa vida, descobrir como enfrentá-los e viver melhor.

Aqui vou citar 10 medos básicos. Alguns eu confesso que tenho. Outros apenas conheço pessoas que os têm. Veja...

1. Baratas

Este é um dos meus. Na verdade não é medo, é pavor. Mas tenho meus motivos. Eu noto que as baratas fogem das pessoas, mas comigo funciona ao contrário. Elas me afrontam, colocam as "mãos na cintura" e me olham nos olhos como se dissessem: e aí, vai encarar? E partem para cima de mim.

Claro que há momentos que tive que enfrentá-las heroicamente. Mas evito o confronto sempre que possível.

Acho que esse medo remota ao tempo em que meu irmão corria atrás de mim segurando uma barata viva pelas "perninhas". Tão querido ele, né? Mas...enfim...

2. Altura

Este também tenho infelizmente. Fico tonta só de subir num banquinho. E não sei se você já sentiu, mas eu tenho uma espécie de vertigem quando me aproximo da beirada de lugares altos.

E claro, normalmente este medo está sempre associado ao medo de avião. Mas o avião tive que enfrentar, minha opção de vida como "andarilha" não me deu escolha, já voei tanto nesta vida que acostumei. Agora gostar não conte comigo. Fecho a janelinha, faço as minhas orações e pronto. Bora!

A parte ruim é que a gente jamais vai conseguir apreciar direito uma bela vista...

3. Escuro

Ó Céus, esse também tenho. Muito menos do que tinha antes (já consigo dormir com as luzes apagadas), mas ainda tenho. Percebo claramente isso no momento em que falta luz, pelo ímpeto com o qual saio procurando um fósforo ou um isqueiro. Sem falar que a pressa sempre me faz demorar para achar o raio da vela.

4. Elevador

Nenhum medo. E olha que já estive num que despencou certa vez. Travou dois andares abaixo. A sensação de queda foi horrível, fiquei um tempo receosa depois disso, mas depois passou. E claro, também já fiquei presa. É desagradável, claro, mas aguardo tranquilamente que ele volte a funcionar.

Conheço alguns que preferem as escadas...

5. Multidão

Apenas acho chato. Medo, não. Houve época que até gostava de ficar no meio das pessoas em eventos com bastante gente, como shows por exemplo. Mas hoje em dia, evito. Será a velhice? Não se atreva a responder...rs.

Sei de gente que tem pavor...

6. Solidão

Também não tenho medo. Inclusive gosto de ficar sozinha em alguns momentos. Até porque ela é fácil de resolver. É só a gente se expor e permitir que as pessoas se aproximem.

Lembro de uma amiga que detestava ficar sozinha. Eu brincava com ela que isso provavelmente se devia ao fato de que ela não gostava da própria companhia. Ela ficava danada e com razão. Pura maldade da minha parte. Que feio...rs.

7. Mudança

Não só não tenho medo como adoro! Mudança e renovação para mim são quase sinônimos.

Mas é interessante observar como muitos de nós tem medo do "novo". Sem falar na nossa tendência a nos acostumar com as coisas, por mais entediantes e insatisfatórias que elas sejam. Podem ser chatas, mas pelo menos são conhecidas. Já o novo... E se piorar?

Acredito que quando nos acomodamos demais, a vida tem seus métodos para nos tirar do marasmo. Afinal, vida é movimento. Penso que não estamos aqui para ficar parados, vendo os dias passarem e cultivando as mesmas crenças e atitudes que há muito tempo já não nos trazem felicidade.

8. Felicidade

E não é que é possivel ter medo dela? Na verdade não sei se é medo ou descrença. Quando as coisas ficam ótimas a gente tende a pensar: hum, tá muito bom pra ser verdade.

Aí algumas vezes fazemos o possível para estragar tudo. Começamos a procurar falhas nas pessoas, nas situações. Até que depois de um certo esforço, conseguimos voltar ao conforto da nossa infelicidade tão conhecida. Vai entender...

9. Gente

Esse eu conheci bem de perto. Ele tem a ver com a timidez, claro. Eu tinha medo das pessoas, principalmente das pessoas desconhecidas.

Mas com muita luta, consegui vencer este problema. E há quem diga que exagerei na superação. Hoje são as pessoas que tem medo de mim: ó não, lá vem aquela chata, cheia de assunto...rs.

10. Morte

Nem um pouquinho de medo. E muitos não entendem isso. Não ter medo da morte não significa querer morrer. Até porque acho a vida muito divertida e uma rica oportunidade de aprendizado através dos desafios e da interação com as pessoas. Mas quando o curso terminar, sigo adiante tranquilamente.

Acho que minha vida de andarilha me ensinou valiosas lições de desapego. E não ser "apegada" não significa não gostar das pessoas. Mas faz com que a gente ande pela vida de forma mais leve.

Tocamos o coração das pessoas. As pessoas tocam nosso coração. Mas quando chega a hora e a vida nos chama para novos compromissos, seguimos adiante serenos com o coração repleto dos afetos sinceros que deixamos para trás e que nos acompanharão para sempre.

Agora de doença tenho muito medo. Mas dessa, quem não tem?

Então leitor amigo: é a sua vez! Qual o seu medo?

6 comentários:

  1. Olha eu aqui de novo... e no mesmo dia rsrsrrs.
    Respondendo a sua pergunta: o meu medo e o de sentir medo. Como você não citou essa maluquice no artigo eu lhe convido para uma visita ao meu Blog para saber mais a respeito.
    Eu também acho feio mendigar visitas kkkkkkkkk, mas quando acho pertinente me atrevo a cometer a gafe...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Denize querida!
    Destes medos o único que teria um pouco seria o de altura... mas não de um banquinho como falaste... (risos)... porém se for em um lugar muito alto sem nada para usar como apoio teria medo sim. Mas não encaro como um medo, mas sim como prudência... pois não conheço ninguém que tenha burlado a lei da gravidade (pelo menos até o momento)... ;-) rsrs
    Mudança, felicidade e gente para mim são atrativos... adoro os três e não consigo ver qualquer fobia em nenhum. :-)
    O demais itens não tenho nenhum tipo de fobia.
    Beijos, Fernandez.

    ResponderExcluir
  3. Olá Denize! Parabéns pelo aniversário,mais uma vez! SEja muito feliz e que você tenha muitos momentos de alegria..saúde..sucesso!
    Bem, agora aos medos..por falar nisto(aniversário)...tenho medo de envelhecer com um um problema de saúde que me deixe dependente e isto seja um problema para os meus filhos.
    agora, os que citou: 1. tenho medo das baratas (uma delas, pensei que estava morta,com as patinhas viradas pra cima e...ela estava só disfarçando a danada,subiu na minha perna!! Ui!)
    2. Tenho medo de altura, mas não de janela de avião. Só não gosto de chegar em lugares altos onde, olhando para baixo, não tenha um parapeito alto pra me segurar. Tenho a impressão que vou cair.
    E o avião, meu problema é que fico enjoada. Tenho labirintite durante as quedas na descida, e, minha alma fica lá em cima, não acompanha o corpo..isto me dá um enjôo!
    3. Fora estes, medo de ratos e pavor de MORCEGO! é um rato que vôa!
    Beijos,Vera.

    ResponderExcluir
  4. Oi Andréa, estou adorando ver você "borboleteando" por aqui. Obrigada!

    Eu não citei o medo do medo, porque acho que um pouco de medo é saudável.

    Aquele que faz a gente evitar uma rua deserta de madrugada, só para citar um exemplo, pode evitar transtornos sérios.

    Acho que o medo está relacionado com nosso instinto de sobrevivência e pode ser muito útil em determinadas situações.

    E não se preocupe, vou lá lhe fazer uma visita.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernandez, você não tem medo do banquinho?...rs.

    Mas essa de se aproximar da beirada de um lugar alto, conheço gente que faz isso com a maior tranquilidade.

    Também não conheço ninguém que tenha desafiado a gravidade impunemente...rs, mas nesse caso acho que ela só vai atuar de você der um passo a mais...rs.

    Os ítens que você citou, para mim são atrativos também. Mas sei de alguns que não vão concordar com a gente.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Vera, mais uma vez obrigada!

    Eu não tenh medo da velhice, mas nesta questão da doença e de ser um transtorno para os outros, concordo com você. E isso pode acontecer em qualquer idade e com qualquer um, né?

    Agora, nunca tive dúvida que as baratas são criaturas traiçoeiras...rs.

    No quesito altura, você está muito melhor do que eu.

    E os ratinhos acho bonitinhos, a parte ruim deles são as doenças que eles trazem. E concordo que os morcegos são ratinhos voadores...rs.

    Bjs

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

Desde já agradeço a atenção.