Seguidores

17 de dezembro de 2010

Momentos Difíceis: Ninguém Escapa Deles Nessa Vida!

Todos nós e falo todos sem exceção, nos deparamos com algumas "pedreiras" ao longo da nossa trajetória por aqui. Não importa se ricos ou pobres, sábios ou ignorantes, em algum momento seremos confrontados pela Dor.

A Dor é democrática. Ela chega, se instala sem cerimônia alguma e não discrimina sexo, raça ou religião. Ela nos torna iguais, por mais diferentes e especiais que sejamos. Que paradoxo!

Quando o sofrimento surge em alguma curva do caminho, seja para nós ou para quem amamos, o corajoso estremece, o arrogante se curva, o poderoso dobra os joelhos, o sábio fica perplexo.

Temos a perfeita noção da nossa fragilidade humana, da transitoriedade da existência. Percebemos a essência do que realmente somos, simples viajantes curtindo as belezas, as alegrias e também  as tristezas e percalços da estrada, junto aos companheiros de viagem que como nós estão no mesmo barco, embora a gente na maioria das vezes nem se dê conta disso.

Alguém vai dizer que alguns viajam de primeira classe. Se isso é verdade, também é fato de que isso não os livra dos perigos da jornada, das tempestades, dos revezes aos quais todos estamos sujeitos.

O que muitas vezes nos diferencia é a forma como lidamos com os momentos difíceis que teimam em aparecer. Alguns se revoltam, brigam com Deus, sucumbem e até desistem. Outros lutam até o fim.

O que é difícil para uns, parece ser ultrapassado tranquilamente por outros, sem a menor sequela. Estes são os viajantes mais preparados para enfrentar as intempéries, provavelmente já tem muitos quilômetros rodados e persistem com otimismo, bom humor e coragem, contornando os obstáculos do caminho com maestria.

Detesto tristezas e sofrimentos. Luto contra eles onde quer que os encontre. Reconheço ser uma luta desigual, mais perco do que ganho, mas luto sempre. Jamais vou concordar com o sofrimento de quem quer que seja, ainda que saiba que muitas vezes ele seja a consequência das escolhas idiotas que fazemos.

Dentre os desafios que nos acometem, penso que a doença tem um destaque especial. E quando se trata de alguém que amamos então, passamos a conhecer o verdadeiro significado da palavra impotência.

Resolvi escrever este texto em função de um momento delicado que estou vivenciando. Não gosto de falar de mim a não ser é claro, das coisas divertidas e pitorescas que me aconteceram. Mas quis registrar minhas emoções no momento em que elas estão afloradas.

Estou lutando. Na verdade, estamos lutando.

Acredito que momentos difíceis são momentos em que os melhores escudos que podemos usar são a fé, o otimismo e a serenidade. Sem esses ítens, não será possível apoiar quem precisa. Tenho tentado desenvolver em mim essas características e colocar em prática o que sempre recomendo para quem me procura ao vivenciar o que estou vivendo agora. Mas falar sempre será mais fácil que agir....

Relendo o que escrevi, percebo que este texto ficou de uma seriedade ímpar, totalmente incomum, não tem uma única bobagem, um horror...rs.

Mas momentos difíceis nesta época do ano, tornam as coisas mais emocionantes e divertidas do que já são, o que justifica o meu ataque de seriedade. Ou pelo menos explica.

Espero vencer essa etapa e voltar ao normal o quanto antes. E mais do que isso, espero que tudo se resolva da melhor maneira possível.

Aproveito para pedir desculpas aos leitores e amigos pela minha ausência. Como vocês viram, não foi possível evitá-la...

7 comentários:

  1. Querida Denize,

    As vezes eu fico a me perguntar cá com os meus botões porque do sofrimento,aí logo me vem a mente a superação,a força de não esmorecer diante das dificuldades enfrentadas sei que uns pode fraquejar e pensar em desistir,mas é preciso entendê -las como aprendizagem para nos fortalecer,unir para juntos vencer.

    Forças !

    Um Abraço

    ResponderExcluir
  2. A vida é assim mesmo, entretanto temos que buscar forças pra seguir a jornada, pois, sem saber, muitas pessoas depende e sentem falta de nós.

    melhoras

    ResponderExcluir
  3. Sofremos pois temos de ser posto a prova, para aprendermos, ganhar confiança nos próximos passos, ter firmeza nas futuras decisões.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Bem como você falou o sofrimento um dia chega para alguém,ele não vê se você vive num castelo ou numa choupana,o que diferencia é o modo que você enxerga o sofrimento,Até nos espinhos existe beleza,tenho certeza que você irá saber enxergar.
    Tenha certeza que nunca estamos sozinhos que sempre tem alguém segurando sua mão e te guiando,que enxuga sua lágrimas quando caírem,lute,chore,sorria,ore:você irá vê que até nas lágrimas existem forças que nos faz crescer.
    Te desejo muita força,muita Luz e muito Amor,durante sua caminhada e não esqueça que Deus é contigo!
    Grande bjo no seu coração!

    ResponderExcluir
  5. Já passei por muito momentos difíceis na vida, mas sempre lutei e cada um deles ficou no passado como um aprendizado, com o passar do tempo fui exercitando minha fé e com isso consegui administrar melhor os problemas.
    Excelente post

    ResponderExcluir
  6. Estou passando por mais uma provação. O ex marido está retirando o apartamento da gente, já conseguiu, e pior, neste mes de dezembro, que é alta temporada e tempo de festas. Eu lamento exclusivamente por minha filha, pq infancia eu já tive, já passei e foi maravilhosa.

    Beijos, Sissym

    ResponderExcluir
  7. Olá amiga Denize!
    Realmente muitas vezes nos sentimos impotentes frente a acontecimentos ruins. Mas acredito que tudo nesta vida nos fortalece e nos dá sabedoria.
    Espero que supere as dificuldades e que teu caminho seja sempre iluminado, pois és uma pessoa muito querida e de grande coração.
    Beijo no coração, Fernandez.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

Desde já agradeço a atenção.