Seguidores

27 de setembro de 2010

10 Perguntas Que Ninguém Deveria Fazer

Não sei você, mas eu já perdi várias oportunidades de ficar quieta. Até porque sou daquelas que ao invés de pensar duas vezes antes de falar, falo duas vezes antes de pensar. Aí já viu, né? Mas  percebi que isso não acontece só comigo.

Então resolvi selecionar algumas perguntas que você deve evitar para não ficar numa situação difícl e impedir que a sua "vítima" fique sem resposta e lhe dê um olhar fulminante com toda a razão. Veja...

1. Você está grávida? - Quando a pobre mulher está simplesmente gorda e achando que a dieta está funcionando.

2. É sua filha? - Quando a pobre mulher está acompanhada pela irmã.

3. É sua filha? - Quando o pobre homem está acompanhado pela esposa.

4. É claro que você não passou dos cinquenta, né? - Quando a pobre mulher nem chegou aos quarenta ainda.

5. Você ainda não está pronta? - Quando a pobre mulher já está até com a bolsa. Tudo bem que o vestido parece uma camisola mesmo, mas é você que não entende nada de moda. E preste mais atenção: quem vai andar de camisola e bolsa dentro de casa?

6. O que você foi fazer no centro da cidade ontem à noite? Eu passei por você e você não me viu. - Quando o pobre homem tinha dito para a namorada que ia ficar em casa porque estava gripado e a citada namorada está ao lado dele ouvindo a pergunta. Você é amigo de quem afinal? Pensando melhor: bem feito! Quem mandou ele mentir?

7. Nossa, que é isso que você fez no seu cabelo? - Quando a pobre mulher acabou de gastar as economias no salão de beleza.

8. Não sei. Será que vai dar certo? - Quando a pobre criatura acaba de lhe contar seu último projeto onde investiu todo o seu dinheiro disponível. Já ouviu falar no verbo desmotivar?

9. Eu não avisei que isso ia acontecer? - Quando a pobre criatura cometeu um erro sério. É verdade, você avisou, mas de que adianta lembrar disso agora? Só serve para a deixar o "errante" pior.

10. E o seu chefe chato, já largou do seu pé? - Quando você encontrou a pobre criatura na rua e ela está acompanhada pelo tal chefe chato que você nunca tinha visto antes.

Como você pode ver, essas são mais que perguntas, são 10 oportunidades valiosas de você calar a boca. Você até pode alegar que em alguns casos não tinha como saber que a sua pergunta poderia causar problemas.

Mas acho que com estes exemplos fica claro que quando as "vítimas" estão acompanhadas de alguém que você não conhece, o cuidado tem que ser redobrado.

E agora me diga, você já fez ou foi alvo de alguma pergunta parecida com estas?

20 comentários:

  1. Olá querida, bom dia !!!
    kkk adorei as frases, e confesso que já cometi grandes gafes, mas a que me lembro agora é de quando ofereci o lugar para uma grávida que não estava grávida...só pançuda mesmo...
    E outra quando liguei para uma cliente e perguntei de seu inseparável cachorrinho e o pobre tinha falecido...e ela só chorava ! Oh God !
    Ai que vergonha ! tem horas que não vale nem ser educada ! kkk
    Grande beijo e um excelente dia !

    ResponderExcluir
  2. Oi Denize,

    Vim te fazer uma visita...rs A pergunta número 1 eu já fiz e a pobre criatura estava com um mioma, cirurgia marcada e tudo mais...rs Agora eu já fui vítima da número 2. Já me perguntaram se minha irmã era minha filha. E minha irmã é apenas 6 anos mais nova que eu. E foi o que respondi. "Se fosse possível ter um neném aos 6 anos de idade, até que ela poderia ser minha filha", mas a pessoa que me perguntou tinha cara de retardada, então acho que ela nem entendeu minha resposta. Principalmente porque em outra ocasião ela mesma perguntou se minha irmã era minha neta!!! kkkkkkkkkkkk

    A pergunta número 8 já me fizeram várias vezes. É muito comum ouvir isso quando começa a fazer algo novo. Sempre tem alguém pronto pra tentar deixar a gente pra baixo, mas o bom é que em geral sou bem sucedida nas coisas que faço.

    A número 7 também já me perguntaram das duas vezes que cortei meu cabelo bem curtinho. As pessoas já se acostumaram a me ver de cabelo comprido e dessas duas vezes que cortei curtinho apareceu quem me fizesse essa pergunta.

    ResponderExcluir
  3. Denize ,
    Perguntar não é meu forte ahahahaah , Sério! Por mais incrível que isto possa parecer .(hihihi)
    Mas sofro de forma contraria. Muita gente é que pergunta-me.Não, não estou a mandar uma indereta para vc!! ahahaha
    Assim : “Quantos anos você acha que eu tenho ?”
    Essa é o fim da picada ...
    Oh, querida ... É naturalmente muito difícil de adivinhar, não dá para colocar as pessoas nessa posição.
    Concorda ?
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Adorei as frases, vou prestar mais atenção e tentar evitar cometer essas gafes, mas confesso, já passei pelos dois lados contrangedores.Bjos Cleidi

    ResponderExcluir
  5. Olá, Denize!
    Quase impossível não cometer-se algumas dessas gafes horrorosas.
    Faz parte do ser humano lançar ao ar suas "questões fundamentais", como saber por que alguém cortou o cabelo, quem é o novo namorado da fulana, etc. (rs)
    Lindinha, meus dois grandes erros nesse sentido foram o de perguntar sobre gravidez que não existia e de filho de uma moça, que não era filho, e sim, marido...
    Sacanagem fizeram sem querer, e por duas vezes, com o meu irmão do meio, perguntando-lhe se eu era sua filha.
    Ele ficou meio triste e me perguntou:
    "Eu pareço ser tão mais velho que você assim?" (Nossa diferença de idade é de 11 anos, logo, ele não poderia ser meu pai).
    Expliquei que pode ser porque pareço mais nova do que sou realmente, e não ele mais velho que a sua idade! (Talvez eu estivesse ganhando um elogio e não meu irmão sendo ofendido, já que eram dois homens, em dias diferentes, que perguntaram isso! rsrs)
    Gostei muito do post!
    Beijos,
    Mary :)

    ResponderExcluir
  6. kkkkk!
    confesso que sou bem assim, falo primeiro, penso depois...
    mas acho que a maior saia justa destas que passei, foi a alguns anos atrás, eu trabalhava no Sesc, e fui gentilmente convidada pelo meu chefe a p/ um evento na galeria; esta mesma galeria havia passado por uma reforma fazia poucos dias
    chegando lá comecei a olhar as obras de artes expostas e a perguntar aos convidados o que estavam achando do evento (minha função)... de repente me deparei com uma mulher muito educada e muito bem vestida, ao indaga-la recebi um "estou achando tudo ótimo! e você?" - respondi: "estaria tudo perfeito se tivessem retirado esta coluna quebrada do meio da sala, isso nao poderia ter acontecido!"
    kkkk foi ai que a gafe aconteceu - o tal pedaço de coluna (destas de casa mesmo - resto de entulho) era a principal peça da exposição, a artista plastica tinha quebrado a dita cuja e retorcido todos os ferros fazendo dela uma "obra de arte"...
    rsrsrs está é só uma das muitas que já fiz!
    mas quem sabe um dia eu aprendo a pensar antes de falar!!!!

    Gostei do post!

    bjus!

    ResponderExcluir
  7. Olá Denize, que saudade!
    Já ouvi a nº2 muitas vezes, quando estou com minha norinha e nós duas adoramos!!
    a 7, a respeito do cabelo, com certeza,quando alisei e quando cortei curtinho.
    a 9,conheço alguém que, sempre que alguém precisa de ajuda, primeiro tem que ouvir algo semelhante...
    Já perguntei para 2 mulheres se estavam grávidas, disseram que não e...depois souberam que estavam!
    Agora, falar demais..sabe esta história de ser sincera, acho que apesar de ser cuidadosa, com uma pessoa me empolguei e,passei sim dos limites, me expus demais. Errei. Mas a gente sempre aprende...
    Beijos (estou com trabalho extra, mas vou ver se venho matar saudades mais vezes!)

    ResponderExcluir
  8. Oi Denise,
    Muito bom mesmo.
    Algumas destas perguntas podem levar a um homicídio (de raiva), se a pessoa "errante” não tiver equilíbrio emocional dosado.
    Como diz uma amiga minha: É de lascar! Rsrsrsrsrs
    Já vivi a situação da pergunta 09. Quase fui no pescoço da criatura...
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  9. Minha querida Denize:

    Ninguém é perfeito, não é verdade? Qual de nós já não "pagou o seu mico" em alguma ocasião. Eu caí na armadilha da pergunta número 1, pode?

    Há vários anos atrás (até porque hoje eu não repetiria a burrice), ao encontrar um casal de amigos, olhei para a mulher e disse ao marido:

    - Pô, cara, até que enfim você se tocou. Que gravidez demorada, hein!

    Pelo olhar dos dois eu senti a minha viagem na maionese. Ela não estava grávida! Era só aquela barriguinha básica!

    Mas eu não me dei por vencido, e emendei:

    - É claro que eu sei que ela não está grávida, até porque não aparenta isso. Só fiz o comentário pra ver se você dá um jeito, cara! Afinal, são mais de dez anos de casados!

    Até hoje eu não sei se convenci os dois, rsrsrs...

    Um abração...

    ResponderExcluir
  10. Olá Denize,

    Talvez já tenha sofrido ou ser agente da 8 ou a 9 ... mas algumas vezes peco pela falta de informação sobre o que falo... "... mas vocês estão juntos...?" Eles: sim há 6 meses... toinnnn

    Acredite se quiser....

    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Oi Samanta,

    Você lembrou uma coisa certa, muitas vezes a gente faz este tipo de coisa com a melhor das intenções.

    Eu também ofereci gentilmente o lugar no metrô para uma senhora que ficou muito ofendida porque interpretou que eu a estava chamando de "velha". Ó Céus!...rsrs. Todo o cuidado é pouco!

    Ótima quinta pra ti!

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Leila, sua visita é sempre uma alegria!

    Mas nossa, você se identificou bastante com as perguntas. Pensei que era só eu....rs.

    A número 2 nunca foi problema para mim, já que não tenho irmã, ainda bem...rs. Lembrei por causa de uma amiga...

    E a que mais detesto é a 9. Eu fazia isso também com os outros, mas parei faz tempo. É o tipo da coisa que não ajuda em nada, só serve para a gente se sentir pior...

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Eninha,

    Como assim não é teu forte? Imagine se fosse...rs. E ainda bem que não foi uma indireta...rs.

    Essa coisa de perguntar idade seja de que jeito for me parece falta de assunto. É sabido que a maioria das mulheres não gosta de falar sobre isso. Eu particularmente não tenho problema algum com isso, sempre falo que tenho.... enfim, isso na verdade não interessa pra ninguém, né?...rsrs.

    E quanto a pedir que a gente adivinhe, é o fim, concordo, claro. A chance de errar é enorme e quando a pessoa se acha "conservada", a chance dela se "arrasar" com um erro é enorme também. Eu sempre me nego a fazer isso!

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Cleidi, eu também já vivi algumas dessas situações como você. Hoje em dia até me cuido mais, mas de vez em quando ainda escapa... Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi Mary,

    Seu comentário me fez perceber que poderia substituir "filha" por "filho" sem o menor problema nas perguntas... O resultado seria o mesmo: triste!

    Eu tive uma experiência parecida com essa que você contou, com relação ao meu irmão mais vellho. E gostei muito da sua explicação. Ele também não gostou nem um pouco disso e não me ocorreu nada para dizer, tadinho...

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi Kassia,

    Que história maravilhosa essa sua...rs.

    Mas me solidarizo totalmente com você. Já tive a oportunidade de ver "obras de arte" estranhíssimas.

    Podem me acusar de ignorância ou falta de sensibilidade artistica, mas que de vez em quando surgem coisas esquisitas, pelo menos na minha ótica, surgem mesmo!...rs

    Apenas ao contrário de você ainda não me aconteceu de ter a oportunidade de explanar minha singela opinião. No seu lugar não tenho dúvida que poderia fazer a mesma coisa...

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi Beth,

    rsrsrs. São situações terríveis mesmo, em qualquer lado que se esteja.

    A número 9 é uma das piores na minha opinião, totalmente desnecessária.

    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi Vera,

    Saudades de você também, amiga! Também ando meio sem tempo. Mas só de você, porque suas postagens continuo acompanhando, já que sou assinante do seu blog.

    Mas essa coisa de falar sem pensar é complicada mesmo. Eu acho que já melhorei muito nesta questão, hoje sou bem mais cuidadosa.

    Mas na número 2, confundir nora com filha não me parece problemático. Já filha com esposa...

    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi Roberto,

    Pelo menos você tentou consertar seu engano. Não sei se você foi muito convincente, mas a intenção é que vale, ou não...rs.

    A minha "vasta...rs" experiência nesta área me diz que na maioria das vezes tentar explicar só piora as coisas, a gente acaba caindo em contradição, aquilo não parece convincente nem para nós mesmos. Já testei...rs.

    Com o tempo desenvolvi uma técnica: assim que percebo o engano, mudo de assunto com uma rapidez que você ficaria espantado. A pessoa chega a ficar em dúvida se ouviu direito o que eu disse antes. Nem sempre funciona, mas quando isso acontece é ótimo...rs.

    Abração, amigo!

    ResponderExcluir
  20. Mas Geraldo, que desligado, que horror!!!...rs. Olha que eu sou distraída, mas nessa você me ganhou! E "toinnn" é ótimo! "Trilha Sonora" perfeita...rsrs.

    Abs

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

Desde já agradeço a atenção.