Seguidores

25 de maio de 2011

O Cansaço dos Blogueiros - Férias Já!

Estou de férias. Por isso estou republicando esta postagem (que escrevi num outro momento de acentuado cansaço), com o objetivo de dar uma satisfação aos meus queridíssimos leitores, pela falta de novos artigos.

Os motivos que me levaram a fazer esta pausa, são basicamente os mesmos que acarretaram este evento (férias) no ano passado.

Caso algum leitor esperançoso tenha percebido a minha ausência e pensado que eu abandonei os blogs e que finalmente estava livre das minhas idéias "brilhantes", pode parar de comemorar. Infelizmente, ninguém se livra de mim assim tão fácil...rs.

Segue o texto:


Cheguei a conclusão que estou precisando de férias urgentes. Pelo que pude observar, acho que a maioria dos que exercem a atividade de blogueiros, em algum momento sentem este cansaço acentuado que estou sentindo. Qualquer atividade sistemática que a gente exerça com dedicação e esforço pede uma pausa ou pelo menos uma redução forte do rítmo de trabalho.

Lembro de uma época em que trabalhava muito. Só percebi que tinha passado do limite do suportável quando um colega me perguntou se eu queria um cafezinho e eu comecei a chorar. Vi tanta solidariedade na voz dele que me comoveu...rs.

Antes eu já tinha participado de uma reunião onde tinha sido rude  com um colega, o que causou espanto geral, já que era incomum na minha postura tal atitude. Claro que pedi desculpas depois, mas estava claro que poderia acontecer de novo.

Depois destes dois eventos quase que consecutivos, o diagnóstico foi fácil: estresse total, sensibilidade aflorada, descontrole emocional devido a um cansaço extremo. Tratamento também fácil: FÉRIAS JÁ!

Agora em relação ao trabalho com os blogs:

Em maio fez 1 ano  desde que tive a brilhante idéia de criar um blog. A partir daí começou um período de intenso aprendizado, já que quando comecei nem blog eu sabia direito o que era.

Mas agora estou com todos os sinais de que a bateria acabou ou está fraquinha. Tenho percebido alguns sintomas:

- Um texto que normalmente eu levaria 15 minutos para fazer está demorando quase dois anos para ficar pronto.

- Um comentário ou resposta de um comentário me obriga a ler o texto de referência pelo menos 30 vezes e ainda assim não é fácil.

- Elaborar uma frase que faça sentindo está ficando quase impossível. Isso eu percebi claramente, quando respondi ao comentário de um leitor e inventei de reler. Fiquei assustada ao observar que se ele tivesse me perguntado o que quis dizer com aquela resposta, para ser totalmente sincera teria que dizer: não faço a menor idéia...

- Gosto de escrever textos bem-humorados e por mais que tente não me ocorre nada engraçado para contar.

- Gosto de ler textos bem-humorados, mas o meu bom-humor natural parece que saiu de férias antes de mim.

- A Criatividade está muito esquisita...

- Um evento besta tomou uma dimensão que não era para ter.

- Fiquei comovida demais ao verificar que o pagerank do Blog da Comentarista subiu para 3. Não cheguei a chorar, mas foi por pouco...rs.

- A vida real está me parecendo mais emocionante do que de costume.

Deve ter mais coisas, mas acho que estas que citei já são mais do que  suficiente para colocar a placa: ATENDE NO GUICHÊ AO LADO.

Então, por tudo que foi exposto fica decretado que, mesmo que eu decida não parar totalmente, minhas atividades serão reduzidas a no máximo 5% do total. Peço desculpas a todos, principalmente no que se refere a minha participação nas suas postagens, que para mim é uma das melhores coisas desta brincadeira aqui.

Reflexões e comentários a partir de agora serão direcionados apenas a assuntos relevantes: se a temperatura do mar está boa, se o Sol está quente, se o camarão está gostoso e se a cervejinha está gelada...

Provavelmente serão férias curtas já que não é fácil ficar longe por muito tempo de uma atividade que apesar dos pesares, dá tanta satisfação. Sem falar na saudade dos amigos virtuais com quem tenho aprendido tanto na convivência diária.

Se alguma das frases acima lhe parecer sem sentido é porque está sem sentido mesmo. Então por favor, seja compreensivo e desconsidere.

Até a volta e sempre que possível, sintam saudades...

40 comentários:

  1. Denize, me solidarizo com vc., entendo perfeitamente que blogar não é fácil, haja dedicação,haja tempo, haja pesquisa, haja leitura, haja interação, haja cultivo e haja vontade. Dê um tempo a si, mas volte, volte porue teu espaço faz a diferença e é assim, aos poucos a gente vai se motivando e o importante é blogar para nós mesmos, o resto é consequência, vejo o blog como uma catarse e isso me permite extravasar vontades, idéias, expressões, enfim tudo o que der na telha.
    Bjs
    Janeisa

    ResponderExcluir
  2. Me sinto assim tbm, ainda mais quando nossos atos são deturpados...me sinto cansada, tenho diminuido o meu ritmo tbm, é necessário...eu sentirei e já tenho sentido a sua falta, mas é para o seu bem eu entendo!!

    um beijo e fique com Deus

    ResponderExcluir
  3. Denize,

    Acredito que você deva ter razão, pois ao ler o que escreveu percebi que me encontro na mesma situação, e o que nunca tinha me acontecido, ou melhor, que raras vezes aconteceu, está se tornando uma constante e me fazendo muito mal, ou seja, a irritabilidade com determinadas coisas que andam acontecendo e a impaciência.

    Também sinto que a criatividade que brotava espontaneamente já não acontece com tanta freqüência, e preciso, assim como você, reler por vezes alguns textos postados antes de comentar, coisa que nunca havia acontecido antes.

    Acho que também estou precisando de férias...

    Bom, vamos descansar e retomar nossas energias não é?

    Não fique longe por muito tempo não...

    Feliz Páscoa pra você amiga, e para todos os seus.

    Bjs.

    Ro.

    ResponderExcluir
  4. É amiga, é por ai mesmo que funcionan as coisas
    Devemos saber quando comeeçar, mas também quando parar
    Está fazendo a coisa certa.
    Parabéns. Bom descanso
    Retorne breve

    ResponderExcluir
  5. Minha amiga, creio que em todos os segmentos necessitamos de descanso, eu levo o meu blog em uma questão de divertimento do que para o lado profissional, mas mesmo assim sinto que é necessário uma pausa, uma pausa para descansarmos, uma pausa para conhecermos coisas novas que sirva de inspiração para criarmos mais posts de qualidade.

    A pausa é necessária, descanse e volte com tudo!!!

    Boas férias.

    ResponderExcluir
  6. Denize, chamo isto de INTERNETITE e, nestes últimos 4 anos de blog, já fui acometido desta ciberdoença umas 3 vezes. Os sintomas são quase exatamente os que Você descreveu, e de alguns dos comentários.
    Eu penso que deste mal padecem todos aqueles que tem que produzir intelectualmente, com obrigatoriedade de prazos, como músicos, poetas e jornalistas, principalmente - aí, geralmente, a frequência é diária.
    A cura, penso que é dar um tempo, reduzindo ou até zerando a produção. Se há o descanço apropriado, depois o retorno é super prazeroso.
    Seja generosa consigo mesma, e se permita o que for necessário neste pit stop.
    E volte logo.
    Abraços,
    Edu

    ResponderExcluir
  7. Denize,

    O meu blog fez um ano em Janeiro e eu que antes postava uma notícia por dia, passei a postar uma por semana! rs Estou como tu! Sem imaginação e cansada. Também estou mais ou menos parada, paradinha...

    Mas é como dizes quando fazemos algo intensamente, durante muito tempo e sem atender ao nosso equilíbrio, mais cedo ou mais tarde isto acontece. Mas passa... eu pelo menos gosto de pensar assim, visto adorar blogar!

    Vai lá descansar, amiga!
    Até mais logo!

    Beijinhos
    Luísa

    ResponderExcluir
  8. Olá Denise espero que descance muito bem e recarregue essa bateria. Todos nós estamos sujeito há isso, estou fazendo 4 meses de blog e já pude perceber que não é nada fácil ficar sempre entusiasmado e empolgado com nossos blogs.Você está fazendo a coisa certa.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Passei por isso, mas minha ausencia foi pq a minha amada enquanto tava comigo nao me deixava postar como antes. Ou melhor, tinha ciumes até dos meus blogs. Dai fiquei ausente uns dias. Dae...voltei.
    bom descanso.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. É assim mesmo a vida de blogueiro. Mas procure mesmo voltar a postar quando puder.

    ResponderExcluir
  11. Olá Denize querida!
    Estou respondendo de férias... não olho meu blog a 2 dias. O pobrezinho está no automático (risos). Este afastamento me fez muito bem. E já está dando até mais material para o blog na minha volta. ;-) rsrs
    Antes estava muito envolvido com o blog. E, o que deveria ser apenas uma forma de expressão e de contato com leitores, as vezes se torna uma fonte de stress.
    O melhor, as vezes, é dar um tempo ou diminuir o ritmo (postar quando puder). Pois hora ou outra as pilhas se recarregam e os textos fluem. :-)
    Só lamento como leitor, pois adoro os textos da amiga, mas sei bem como deve estar se sentindo. E creio que em breve deve voltar com tudo.
    Forte abraço, Fernandez.

    ResponderExcluir
  12. Oii Denise
    Todos temos um certo limite, que bom que você sabe o seu e resolveu parar um pouco, antes que esse stress e cansaço vire uma doença.Eu tambem estava assim, sendo que eu estava num pique muito grande, trabalhando, estudando e sempre escrevendo e comentando, que é o que mais gosto, sendo que nao estava aguentando, por isso resolvi dar um limite e diminui minha participação com muita tristeza, mas pensando na minha saude, viajei no feriado agora, e estou renovada.Tenha uma exelente ferias e nao nos deixa de vez.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Denize,

    Era mais ou menos assim que eu estava me sentindo há um mês atrás quando parei de participar do dihitt e do blog. Pra piorar, meu trabalho que é minha única fonte de renda começou a ficar perigosamente atrasado. A gente começa postando todos os dias, aprimorando o texto com revisões intermináveis, ajeitando o layout com tudo que pode. querendo participar do dihitt ao máximo e de repente descobre que não dá pra ser assim porque isso nos toma todo o tempo disponível pra viver a vida. Começa dor nas costas, incha os pés como se tivéssemos fazendo uma longa viagem de ônibus, paramos de dar atenção a outras coisas que a gente também gosta e pra piorar prejudica nosso trabalho e até nossa saúde (porque a gente passa a dormir sempre muito tarde). Então é hora de parar. Agora vou te adiantar o que acontece quando a gente volta: o blog e o dihitt perdem um pouco aquela importância inicial. Deixamos de escrever um dia e aquilo não nos afeta muito. Acho que no nosso retorno o blog começa a ir para o seu devido lugar, ocupando menos tempo na nossa vida.

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Denize querida, é sempre bom dar um tempo e descansar, recarrega as nossas baterias e nossa imaginação volta a ponto de bala.
    Combinamos uma postagem sobre comportamento, e ainda não te enviei porque estou me separando e minha vida tá bem atribulada.Mas, vou preparar, e assim qeu você voltar estará a sua disposição.
    Por hora... descanse a cabeça, a alma, a imaginação, o corpo e tudo o mais que precisar... e depois volta, porque vamos sentir saudade!
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  15. Oi Denize!
    Acho que escrever um blog é como tudo que fazemos na vida...uma hora estamos mais ativos, com ideias borbulhantes outra, estamos sem gás, sem motivação!!
    Tenha paciência que essa fase passa!!
    Bjs
    Carla

    ResponderExcluir
  16. Olá Denize,

    As vezes a vida real pede passagem e te toma o tempo, foi o que me aconteceu, de praticamente 5 ou 6 postagens no meu blog principal cai para 2 ou 3 para manter um minimo de qualidade. Mas a realidade é este e devemos respeitar, mesmo que sentindo a sua falta.

    Abraço e seja feliz (também) lá fora...

    ResponderExcluir
  17. Devido ao meu atraso, não sei quando irá ler meu comentário. Só quero lhe dizer que isso é normal, como brilhantemente escreveu. Escrevo a decadas, na maioria das vezes por obrigação, mas posso lhe assegurar que a melhor forma de recarregar sua bateria é lendo. Comigo sempre funciona. A mão "coça" de vontade de voltar a escrever. rs*
    Já sinto saudades de seus textos.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  18. Rosana minha amiga, se você está com alguns dos sintomas...rs, que citei no texto, talvez fosse o caso de você também pensar numa pausa. Posso te dizer que para mim está sendo ótimo. Até minha família aqui já notou a diferença. Estava, como você colocou, irritada e impaciente inclusive na vida real, e nem tinha me dado conta. Mas o cansaço faz isso mesmo...

    Na volta nos falamos, minha férias vão continuar por mais um tempo...

    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Obrigada pelo comentário, Regina! O apoio dos amigos tem um valor imenso, ainda mais nessas horas que temos vontade de sair correndo... E como disse ao João, acho que ninguém escapa da desmotivação e do cansaço em alguns momentos.

    Mas nem tudo são espinhos. Tive uma alegria imensa esses dias. Uma amiga nossa muito querida está bem menos virtual para mim. Já conhecemos a voz uma da outra e conversamos muito...

    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi Janeísa,

    Achei muito interessante a maneira como você vê a atividade de blogar: uma catarse.

    Acho que percebo assim também: uma torrente de idéias e pensamentos que extravasam em palavras.

    Só tenho que achar o ponto de equilíbrio, mas esse cansaço que veio do exagero foi uma boa lição...

    Bjs

    ResponderExcluir
  21. jotapeh9907: Obrigada pelo apoio, amigo. Acho que exagerei e não parei na hora certa... Mas ainda bem que me dei conta. Essas férias me fizeram um bem danado. Recomendo a todos...

    Abs

    Denize

    ResponderExcluir
  22. Iит€я€รรǺитт€: Obrigada pela força, amigo. O blog também é apenas lazer para mim. Mas não percebi que estava exagerando... Agora estou voltando aos poucos e num ritmo mais moderado... Acho que aprendi a lição.

    Abs

    Denize

    ResponderExcluir
  23. Oi Edu, internetite? Não conhecia este termo, mas achei perfeito. A verdade é que não sei porque estava exigindo demais de mim. Eu mesma coloquei prazos e agora mais descansada, não vejo motivos para fazer postagens diariamente. Descobri que o cansaço afeta a qualidade do que a gente escreve, a criatividade nos abandona. Agora aprendi a lição e estou voltando suavemente... Obrigada pela força.

    Abs

    Denize

    ResponderExcluir
  24. Oi Luísa!

    Pelo que percebi não é só comigo que isso acontece! E como você falou, o segredo da gente ficar bem está no equilíbrio e isso vale para tudo na vida.

    Também estava fazendo postagens diariamentem mas vou me comportar a partir de agora. Não quero saber desse cansaço nunca mais!

    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Oi Alexandre,

    Obrigada pela força! E você tem razão, o blog exige muita dedicação e não é fácil manter um ritmo acelerado. Observe os exemplos aqui e procure ajustar seu ritmo, tá? Não espere por esse cansaço horrível...

    Abs

    ResponderExcluir
  26. Oi Herval, nas minhas férias estive visitando seu blog e li vários textos. Adorei o seu estilo ao escrever. Seja sempre bem-vindo aqui, amigo!

    Abs

    Denize

    ResponderExcluir
  27. Mr.Jones: Mas que ciumenta a sua namorada, amigo! Cuidado, ciúmes exagerados podem causar problemas na relação. Obrigada pela presença aqui.

    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Oi Willians

    Obrigada pelo apoio. Realmente, tem questões que são comuns a todos nós que temos blogs. E não é fácil para ninguém, embora traga tanta satisfação.

    Abs

    Denize

    ResponderExcluir
  29. Oi Fernandez, pelo visto você já sentiu esse estresse que me acometeu, Seu ritmo também é bastante acelerado, talvez até mais que o meu, já que você faz muitas postagens e participa muito também dos posts dos amigos.

    Acho que a questão é mesmo ajustar o rítmo. E essas férias foram maravilhosas. As baterias recarregam mesmo, como você disse, já estou voltando com alegria, mas agora com mais calma...

    Bjs

    ResponderExcluir
  30. MARIA COSTA:

    Obrigada pela força aqui amiga. Mas acho que não sei muito do meu limite não. Não me dei conta, devia ter parado antes. Agora estou voltando devagar, e vou ajustar meu rítmo, fazendo menos posta e participando das postagens dos amigos sempre que possível.

    Mas essa pausa foi tudo de bom!

    Bjs

    ResponderExcluir
  31. Oi Leila, sua descrição do "cansaço dos blogueiros" está perfeita. Me identifico plenamente com ela. Mas você lembra que eu comentei na sua postagem de despedida e lhe sugeri a não deletar o perfil? Aprendi que nunca é bom tomar decisões radicais sob o efeito de um cansaço extremo, tanto que nem cogitei isso, embora a idéia tenha me passado pela mente. Confesso que estava com vontade de sair correndo...rs

    Lembro que ainda brinquei com você no comentário que fiz:

    "Você sabe o que é meio-termo? - Pois é, nem eu, mas ele existe e temos que buscar o equilíbrio sempre."

    E você tem toda a razão. Estou voltando bem devagar e com certeza "vou pegar leve" a partir de agora. Esta pausa me fez um bem danado...

    Bjs

    ResponderExcluir
  32. Oi Valéria, obrigada pela força amiga! Nada como o apoio dos amigos nessas horas... Estou voltando com suavidade, recarreguei as baterias e pretendo continuar esta brincadeira com alegria e sem exageros. Aprendi a lição!

    Bjs

    ResponderExcluir
  33. Oi Carla, só agora estou conseguindo responder aos comentários e agradecer o apoio dos amigos nesta postagem. Você tem razão, acho que todos temos altos e baixos, né? Mas este pequeno descanso me fez um bem imenso... Estou voltando devagarinho às atividades... Bjs Denize

    ResponderExcluir
  34. Oi Geraldo! Obrigada pelo apoio aqui. Mas acho que alguma coisa eu aprendi com esse cansaço, não vou mais exagerar. Já decidi que vou fazer no máximo duas postagens por semana e o resto vai ser, na medida do possível, participação e leitura dos posts dos amigos. E você tem toda razão. Jamais podemos esquecer de sermos felizes lá fora!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  35. Oi Sérgio, não sei como seria se eu tivesse que escrever por obrigação e com prazos pré-determinados. Acho que ficaria bloqueada.

    Quando estou de férias também gosto de ler como você. Mas te confesso que muitas vezes, depois de um período intenso de trabalho, eu comprava vários "Tio Patinhas" e "Pato Donald". Era o máximo que a minha mente cansada conseguia ler, pelo menos no início das férias. Depois sim, voltava a ler normalmente, não consigo viver longe dos livros. Mesmo com a internet, não abro mão deles.

    Bjs

    ResponderExcluir
  36. Resumindo tudo: Você é demais até quando é de menos.

    ResponderExcluir
  37. Denize, tudo bem?

    Amiga querida, férias são importantes!!!!
    Até para as coisas legais, é necessário descanso...
    A reciclagem que a mente pede, não é à toa!
    Geralmente quando damos 'um tempo', voltamos mais revigorados para as próximas aventuras que a vida nos impõe!
    De vez em quando tiro férias do meu blog, embora ninguém perceba... rsrsrs
    É que uma semana, pra mim, já basta, mantendo a mesma proposta inicial de postar, ao menos, uma vez por semana.
    Seu post é uma delícia de crônica!!!!
    Acho que todos os blogueiros vão se identificar com, no mínimo, um ítem destacado para as férias 'bloguísticas'...


    Beijos, minha doce Colorada!!!!
    Até a próxima, se Deus quiser!

    Mary:)

    ResponderExcluir
  38. Oi Dê, minha linda!
    Pois é... também estou exausta física e emocionalmente e isso tem me limitado muito! Reduzi minha participação no diHitt (bruscamente!) e visito os blogs dos amigos com atrasos absurdos...rsrs... Identifiquei-me (e muito) com a parte em que você menciona que um texto que levaria 15 minutos para ser escrito, demora um tempão! rsrs... Meu processo criativo já saiu de férias e nem me avisou! hahaha... Isso significa que eu também estou precisando de uns dias de descanso! Agora, em julho, vou tirar essas merecidas férias! Espero que eu possa recarregar as minhas energias e que volte ao normal. Portanto, não se preocupe! Descanse e volte, também, com todo o bom humor que lhe pertence e com os textos maravilhosos que publica!
    Bom descanso, querida!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  39. Bem que eu vi que a senhora sumiu, de vez. Sei bem o que fala. E como sei. E concordo com a Leila, "quando a gente volta, o dihitt não é a mesma coisa". Alguma coisa do encanto, sumiu.

    Eu, de cá continuo, por força da obrigação, mas já estou batendo o pino!
    Abs!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

Desde já agradeço a atenção.