Seguidores

7 de junho de 2013

Harmonia e Diversidade, Como Conciliar?

Acho linda a palavra Harmonia e o que ela significa. E embora esteja sempre atrás dela, muitas vezes ela me escapa. Sempre tive inveja da serenidade de algumas pessoas. Sei que é feio sentir inveja, mas não consigo evitar algumas vezes, provavelmente vou responder por isso algum dia.

Mas você não concorda comigo que é uma maravilha quando a gente vê uma pessoa tranquila atuando em situações difíceis, em ambientes conturbados, como se não fosse afetada pela loucura geral? Nunca perdem a estabilidade emocional. Essas pessoas são raras é verdade, mas existem. E trazem paz onde quer que apareçam.

Harmonia e Diversidade, como conciliar? Tenho observado como é complicado reunir várias pessoas num mesmo ambiente e esperar que elas interajam sempre com suavidade, educação e respeito. 

As opiniões contrárias tentando se impor, as críticas nem sempre construtivas, a hipocrisia humana, todas reunidas num só lugar, se transformam num barril de pólvora, prestes a explodir na menor faísca. 

E como não se contaminar em ambientes onde imperam a discórdia, a desarmonia, a agressividade? Claro, mantendo a serenidade. Mas quem consegue? Poucos. 

Quantas vezes me pego, em situações onde deveria contribuir para acalmar os ânimos, fazendo o contrário sem me dar conta, e contribuindo para piorar as coisas? 

Descobri que não existe coisa mais irritante para mim do que ficar irritada, seja com as atitudes dos meus semelhantes, seja com conjunturas adversas.

Mas não podemos esquecer que sempre existe o contraponto. As pessoas se reúnem e também aparecem os atos abnegados, corajosos, solidários, os heróis anônimos trabalhando laboriosos para o bem-estar geral, como verdadeiros enviados celestes que são, e trazendo bálsamos para nossos espíritos aflitos. Que seria de nós sem eles?

Então um dia, ficamos doentes ou perdemos alguém muito querido. E as coisas adquirem sua verdadeira dimensão.  A vida vem nos perguntar: 

Para que tudo isso? Quanto tempo você vai perder em disputas estéreis, em discussões intermináveis de quem está certo e quem está errado, em questionamentos sem sentido de quem é melhor do que quem? 

Você vai embora daqui, isso é fato, e pode ser a qualquer momento... O que você está fazendo com a oportunidade que lhe foi dada de viver, vivenciar? Pretende continuar a disperdiçá-la com bobagens? 

Você não vê que é tudo tão pequeno, já que ignorantes ou inteligentes, pobres ou ricos, feios ou belos, anônimos ou famosos, todos sem excessão partirão daqui sem levar nada? O cemitério iguala, talvez um túmulo seja mais bonito que o outro, mas para que serve isso?

De que adianta ganhar uma discussão e perder um amigo? De que adianta conseguir o sucesso a qualquer preço e morrer solitário? Para que serve impor a sua verdade e magoar um coração querido? 

Por que não cultivar a alegria, dar as mãos, trocar idéias e afetos e com serenidade (sempre a serenidade) tentar mudar as coisas que parecem erradas? Você realmente acredita que com gritos, agressividades e violência vai conseguir melhorar alguma coisa?

As linhas acima são apenas alguns questionamentos de alguém que está voltando das férias, suavemente...

18 comentários:

  1. E voltando certíssima em seu texto, desvenças, discurções não leva a nada a não ser o caus, mais em harmonia a banda toca até o silêncio.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Interessante o texto. "...De que adianta ganhar uma discussão e perder um amigo?"
    hj eu ouvi sem querer um senhor falando assim "- do que adianta ter tanto dinheiro e nao ter saúde."
    Pois é, amizade verdadeira será a unica coisa que o enfermo vai ter ao seu lado.

    abçs

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente acredito que é hipocrisia achar que se consegue viver em harmonia sem se recorrer à pitadas de hipocrisia quando se debate com a diversidade.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso post para quem está voltando de férias!
    :D

    Eu estava irritada ao extremo ano passado e o que disse me fez relembrar...
    Depois que eu percebi que não valia a pena, conto até um bilhão se precisar, mas me esforço ao máximo para não ser mal educada e perder a cabeça.
    E sabe, depois de um tempo treinando isso, acontece que se torna algo natural...
    Pessoas serenas não nasceram assim, elas cultivaram isso dentro delas. :)

    Abraços forte!

    ResponderExcluir
  5. Príncipe: A banda toca até em silêncio? Adorei! A harmonia traz paz, e a gente anda precisando muito disso, né? Abs

    ResponderExcluir
  6. Diego: Você tem razão, quando ficamos doentes, só permanecem ao nosso lado os afetos sinceros que conquistamos. Alguns amigos que julgávamos "de fé", muitas vezes desaparecem...

    No caso do dinheiro, penso que na doença ele pode trazer algum conforto. Depender do nosso sistema público de saúde não é fácil...

    Mas acho que para quem escolheu a solidão da riqueza conquistada de modo equivocado, a doença no abandono é triste mesmo.

    Abs

    ResponderExcluir
  7. Sérgio: Por favor amigo, tenha pena de mim, estou voltando de férias...rs.

    Este seu comentário já me deu o que pensar aqui. Então vejamos:

    Não, não penso que seja hipocrisia acreditar na harmonia isenta do que costumamos chamar de "cinismo social". Pode até ser ingenuidade pensar em harmonia na nossa conturbada sociedade atual, mas hipocrisia não.

    Você pode até ter uma certa razão em achar que se fazem necessárias algumas pitadas de hipocrisia para se debater com a diversidade, mas penso que isso acontece porque ainda não sabemos lidar com a sinceridade.

    Acho que ainda não entendemos que a verdade não foi feita para ser imposta, e nem se destina a magoar ou ferir. Poucos de nós sabem o momento certo de falar e de calar, ou mesmo suavizar suas palavras com a pureza das intenções voltadas para o bem, eu inclusive estou muito longe de fazer parte desses poucos.

    Na minha opinião, a hipocrisia, mesmo que em pitadas, não pode perdurar já que é máscara, e máscara acaba caindo...

    E no meu otimismo natural acredito com convicção que, com a ação benfeitora do tempo e na arena da convivência, seja em que cenário for, vamos burilar nossa capacidade de interação, nos aproximando cada vez mais da tão desejada harmonia e da tão sonhada paz.

    Aliás, acho que esse aprendizado é um dos motivos que nos trouxeram para cá...

    Grande abraço, amigo!

    ResponderExcluir
  8. Denise... voltando em grande pompa!
    Seu texto é demais amiga e arrisco dizer que só existe a serenidade, quando a paz faz morada no coração.
    Manter a serenidade quando se está injustiçado, ou quando se vê razão em ambos os lados, não é tarefa fácil, mas se pudermos olhar o outro como olhamos a nós mesmo, e ver como gostaríamos que o outro fosse tratado, estamos sendo serenos....
    Quando somos capazes de avaliar uma situação de forma entendê-la de três formas: A versão de um, do outro e a verdade (que a Deus pertence), e a partir daí se posicionar com justiça, estamos sendo serenos....
    Quando somos capazes de nos posicionar de forma tranquila, sem imposição, ouvindo e respeitando, estamos sendo serenos...
    Mas a serenidade não pode ser confundida com a submissão... pessoas serenas se posicionam com toda a beleza da flor, mas não esconde os espinhos....e mesmo assim são entendidas...
    Enfim amiga, serenidade pra mim, é saber o que porque se faz ou fez o que quer que seja... e mesmo acusada não se vale de desculpas, pois se sabe verdadeiro!
    Pessoas serenas, são verdadeiras sem serem indelicadas.
    Beijo enorme neste seu coração

    Ps. Quando quiser estou a sua disposição.

    ResponderExcluir
  9. Olá Denize,

    É bom ver seu retorno das férias, mas, como você mesmo disse, volte suavemente =)

    Muitos afirmam que aceitam críticas construtivas, mas na verdade não conseguem ser criticados de forma alguma.

    Como disse em um dos meus artigos, procuro viver de forma empática: não quero desenvolver atritos, busco respeitar e entender o próximo, mesmo sabendo que nem sempre agirão da mesma forma comigo.

    Como conciliar harmonia e diversidade? Simples: respire fundo e conte até 10, risos. Ainda vou aprender a receita certa, aí compartilho com todos.

    Abraços.
    PS: Tô vendo que o Post Rank tá funcionando, que bom!

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante o seu texto, mesmo achando um pouco dificil podermos viver sempre em harmonia, mas eu mesmo, tento ao máximo, discurtir, brigar... isso não leva a nada, e só nos deixa mais rancorosos!

    Gostei muito do seu blog, já estou te seguindo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Valeŕia: Lindo comentário, amiga!

    Serenidade que traz Harmonia e nos encaminha para a Paz.

    Serenidade que busca compreender, que analisa com imparcialidade porque não faz julgamentos apressados, que suaviza tudo...

    Serenidade que, como você bem destacou, não significa submissão e tem uma energia forte que desarma os ânimos mais exaltados e é capaz de pacificar com um único e límpido olhar...

    Serenidade que não pergunta quem tem razão, mas apenas se pode ajudar, que não impõe verdades, simplesmente ouve, respeita e se posiciona naturalmente.

    Quem me dera um dia chegar perto disso...

    Viu só o que você fez? Fiquei divagando aqui...rs.

    Adorei!

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Iuri: Acho que algumas vezes contar até 10 é pouco, amigo, que tal um milhão? E se descobrir a receita de conciliar Harmonia e Diversidade não deixe de me avisar...rs.

    Você destacou bem, a empatia pode ajudar e muito a harmonizar os relacionamentos humanos.

    Se conseguíssemos nos colocar no lugar dos outros, e tratá-los como gostaríamos de ser tratados, acho que o mundo seria muito mais fraterno e menos violento.

    Jesus veio ensinar: "Amar ao próximo como a si mesmo", mas qual de nós pode dizer que aprendeu?

    ----

    O Post Rank, funcionou! Obrigada pela ajuda. E não se preocupe, estou voltando suavemente...

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Leôncio: eu também penso que manter a harmonia o tempo todo, principalmente em ambientes onde encontramos uma grande diversidade de visôes e opiniões, é dificílimo.

    Mas acho que podemos tentar contribuir para melhorar os ambientes que frequentamos, e onde convivemos e interagimos com as pessoas, sejam elas conhecidas ou não.

    Conseguir perceber que, como você destacou bem, brigas e discussões não levam a nada, penso que já é um bom começo.

    Obrigada por seguir. Seja sempre bem-vindo!

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá Denize,

    De facto não há nada mais estéril do que uma discussão mesquinha. Mas tu tens razão: de repente lá estamos a tentar impor a nossa "razão", apenas para ganharmos a parada! Quantas vezes nem importância tem... mas é uma espécie de adrenalina qualquer, que nos faz perder a lucidez para apaziguar e usar a inteligência.

    Não muito frequentemente, mas por vezes também me vejo nessas "andanças"! Tal como tu, também fico danada comigo.

    Beijinhos
    Luísa

    ResponderExcluir
  15. altheuniverse: Eu também me esforço muito para não me irritar, detesto a sensação. Mas reconheço que tem horas...

    Agora, eu tenho a impressão que algumas raras pessoas já nascem serenas. Já vi bebezinhos tranquilos, que quase não choram e não estranham ninguém. Já outros... Algumas vezes parece ter influência familiar, mas outras fico com a impressão que nasceram assim mesmo e não se deixam conturbar.

    E concordo com você, acho que a gente pode treinar isso, e com o tempo a gente vai melhorando o auto-controle e as coisas passam a não nos afetar tanto. Perceber que a irritação não leva nada, ao contrário, só piora as coisas, pode ajudar nesse treinamento.

    Já percebi que o cansaço pode causar uma certa instabilidade emocional, ainda bem que para isso inventaram as férias...rs.

    Adorei seu comentário!

    Abs

    Denize

    ResponderExcluir
  16. arte-e-manhas-arte: Pois comigo acontece a mesma coisa, amiga! Muitas vezes só me dou conta do absurdo no auge da discussão estéril e aí paro na mesma hora, pensando comigo: mas que discussão mais boba...

    Costumo ter algumas discussões "acaloradas" com meu irmão, que quem olha pensa que estamos brigando... Mas acabamos sempre percebendo o exagero e a discussão sempre termina em risadas...

    Um sinal claro de que um debate está sendo improdutivo surge quando a gente se pega falando junto com a outra pessoa. Aí é hora de parar mesmo, já que um nem ouve mais o que o outro está dizendo. Só estressa e não serve para nada...

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Olá Denize!
    Que bom poder estar aqui outra vez.
    Olhe, há tempos atrás, alguns amigos diziam que eu era calma,ponderada...mas é difícil permanecer assim.Há momentos que você se deixa contagiar, principalmente se você conviver com pessoas que acham importante sempre vencer uma discussão e, quando você discorda ou questiona,a pessoa se irrita dizendo que você a está contestando.
    Muitas vezes eu acreditei que vencer uma discussão não me faria melhor ou pior, mas demorei para aprender que isto era um pouco de orgulho, como se eu me sentisse superior ao outro, compreende? Também deixava de afirmar minha opinião quando percebia que podia magoar uma pessoa que eu gostava.Até que percebi, que em alguns casos, eu acabava nem querendo mais dizer o que pensava. Posso dizer, minha querida amiga, que é difícil ser serena, em ambientes de homens competitivos. Às vezes até lhe dizem que sua atitude é descaso, porque você não quer tomar partido!! Não consigo mais ser apenas serena, por convicção como antes, também porque estou longe de ter a tranquilidade e segurança que seria necessário para isto. Só posso dizer que procuro ser apaziguadora, porque odeio discussões quando percebo que se trata apenas de uma luta pelo poder do ego.
    Em casa, fico triste quando vejo meus filhos discutirem com o pai, como se tivessem que provar que podem pensar diferentemente. Depois as coisas se acertam, mas eu preferia que soubessem conversar, sem precisar discutir ou se magoar, como acontece, às vezes. Você vê como é complicado ? as pessoas também discutem por medo de não serem aceitas!! e porque querem ser amadas. É complicado minha amiga...complicado!
    Beijo,Vera.

    ResponderExcluir
  18. Oi Vera, adorei teu comentário!

    E você está coberta de razão: é complicadíssimo este tema.

    Mas a Serenidade que defendo e procuro, não é omissa, nunca deixa de se posicionar e de tentar contribuir de alguma forma.

    Apenas se manifesta de uma forma diferenciada, usa as palavras certas para cada momento, sabe calar para não acirrar os ânimos porque tem a percepção que naquela hora não adianta falar, e impõe naturalmente e contagia.

    Difícil eu sei, como disse estou a anos-luz de qualquer coisa parecida com isso.

    Bjs

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

Desde já agradeço a atenção.