Seguidores

30 de março de 2010

Será que Estou Conseguindo Contribuir como Blogueira?

Cada um de nós tem seus motivos para criar um blog. En função disso surgem vários tipos de perguntas. Por que não subo no ranking? Por que minha notícia não é popular? Mas eu só consigo pensar na pergunta acima, que é o que me importa e é o que vai definir meu futuro como blogueira. Tenho a impressão que se achar essa resposta, acabo respondendo as outras duas também, pelo menos em parte...

Primeiro descobri que ser blogueira é muito mais do que simplesmente postar textos, já que permite uma ótima troca de idéias com as pessoas através dos comentários. Depois verifiquei que conhecer outros blogs, aumenta o leque de possibilidades através do aprendizado e interação que esse conhecimento nos trás.

Mas aí vem a pergunta: minha presença na blogosfera está sendo positiva? Estou conseguindo acrescentar algo para alguém? Minhas postagens são relevantes? E ser relevante abrange vários setores, de acordo com nossa proposta ao escrever, ou seja, minhas postagens divertem, informam, ajudam a refletir, distraem, enfim fazem alguma diferença?

Não sei se todos fazem esses questionamentos, mas eu posso dizer que de vez em quando surge uma certa insegurança. Porque se o blog nos exige tempo e dedicação, é natural que queiramos verificar se estamos atingindo nosso objetivo. O meu é apenas esse: quero ser útil de alguma forma com o que escrevo.

A única coisa que pode esclarecer esses questionamentos é o que costumamos chamar de  feedback.  E ele vem através de opiniões externas. Costumo dizer brincando que a maioria de nós não se enxerga, apenas se acha. 

Sempre detestei fazer auto-avaliações, fico pensando que sou parcial nas minhas opiniões sobre meus  pretensos  talentos. E parece que não tenho meio-termo: se me acho ótima em algumas coisas e consequentemente fico me achando, me acho péssima em outras e sou muito dura comigo mesma. Pelo menos isso mantém o equílibrio...rs.

Por isso as opiniões de terceiros tem seu valor. Algum amigo chato vai dizer,  ela quer elogios. Por mais que elogios sejam ótimos de se ouvir, depois de um certo tempo a gente descobre que se eles não forem sinceros não servem para nada. E com o tempo a gente percebe se eles  tem fundamento ou se tem segundas intenções.

Não posso dizer que gosto de vaias, mas se elas não forem agressivas, podem ajudar e muito na melhoria do trabalho de qualquer pessoa, principalmente quando são acompanhadas de sugestões. Sem falar que podem nos levar, em casos graves, a mudar de ramo e tentar contribuir em outro lugar e de outra forma.

Mas o que eu quero mesmo saber é se você já se fez a mesma pergunta, se já se sentiu inseguro, se conseguiu achar a resposta de alguma forma. Se quiser me contar, fico agradecida... 

22 comentários:

  1. Excelente post! Assim como vc., também faço os mesmos questionamentos. Só que não espero mais retorno, porque o prazer de blogar pra mim é maior, já que me possibilita grandes aprendizagens.
    Abraços,
    Janeisa

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo ótimo post uma vez que nos faz refletir a respeito de importante tema. Penso um pouco diferente, pois, em primeiro lugar tenho buscado a minha realização pessoal e se consigo ai então estou capacitado a transmitir algo para alguém ou seja para alguma pessoa, por menor que seja a parcela de minha contribuição nessa imensa rede da internet ficarei tranqüilo pois com certeza fiz sim a minha parte pois eu soube usar e unir o útil ao agradável e todos saem ganhando nesse sentido, ok.

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga Denize!
    Creio que um pouco de insegurança é normal. A cada texto que posto sempre me questiono se ele vai mesmo gerar interesse ou não. E se tem qualidade ou não.
    Creio que o conhecimento elimina um pouco a insegurança, e minha forma de adquirir é ler muitos blogs que admiro, pesquisar muito e conversar com blogueiros mais experientes e ouvir (de verdade) o feedback dos visitantes.
    Com isto acabei reformulando todo conceito do meu blog até achar uma linguagem e dinâmica adequada para o público que eu quero atingir. E obviamente sempre devo estar atento para mudar novamente se necessário.
    Quanto a dúvida da amiga se contribui como blogueira... para mim a resposta é um grande SIM. Adoro teus excelentes textos. Ler teus posts é sempre um prazer. São textos de qualidade e com muita inteligência que sempre me levam a pensar ou a me divertir (dependendo do tipo de texto que a amiga publica).
    Sou fã da amiga. E já aprendi muito com teu blog e já me fizeste refletir bastante em diversas postagens e na troca de comentários.
    Vou ficar por aqui para não me estender demais, mas a amiga não precisa ficar insegura, pois teu talento sempre transparece nas ótimas postagens da amiga.
    Beijo no coração, Fernandez.

    ResponderExcluir
  4. Denize,

    Penso parecido com você quanto a blogar, ser útil, trocar conhecimento, aprender, crescer. Sempre que possível faço introspecções e auto-avaliações. Estas, menos rigorosas que quando mais jovem. Antes me cobrava demais e reprovava quase tudo que fazia. Preocupava-me com a letra que punha nas folhas do caderno. Se achava que não estava legal, arrancava as folhas. Às vezes, copiava várias folhas até chegar na última arrancada e aceitar como boa. Geralmente por não ter mais saco para refazer tudo de novo e não por aprovação propriamente dito.
    Há sugestões positivas quanto a peridiocidade nas postagens; não ficar sem postar por longo período; estar bem informado; contextualizar os posts etc. Todas válidas. Porém, leio e retiro o que é bom, o que está ao meu alcance e prossigo com as blogagens.
    Não dá para comentar sempre com qualidade. Mas tenho dificuldades em comentar superficialmente. Se leio o post penso que devo comentar prestigiando o autor, expondo minha opinião de forma a somar, mesmo que apresente uma crítica.
    Como não tenho poder de síntese, acabo escrevendo muito.

    Já me senti inseguro e não foi uma única vez, mas algumas vezes. Houve época em que duvidei se deveria continuar com o blog, mas não desisti. Esta insegurança sempre esbarrou no dilema: o que escrevo, posto, ainda que seja algo que recebi por email, ou o que escrevo a partir de uma situação vivida, livro que li etc. será útil? Valerá a pena? Não estarei apenas "jogando conversa fora" ou tomando em vão o tempo das pessoas? Pelo feedback posso afirmar que não.

    Precisamos, Denize, discernir este mesmo feedback. E aí cabe a cada um de nós exercer uma autocrítica salutar. Sabermos onde precisamos melhorar e estarmos firmes em os nossos valores e naquilo que cremos.

    Abraço do amigo,

    Antonio

    ResponderExcluir
  5. Ainda sou tão recente na blogosfera que não tive tempo de me fazer estes questionamentos!^^

    Mas acredito que sim, acabamos de uma forma ou de outra contribuindo, e isto pode fazer diferença na vida de alguém: seja alegrar alguém com um texto engraçado, aliviar o cansaço de quem entra em nosso blog e se identifica com nossas idéias.

    Contribuimos sim, alguns de forma positiva, outros de forma negativa (plagiando tudo o que vê >.<).

    Gostei do seu texto, fará com que blogueiros que tem mais tempo de estrada se identifiquem!

    Boa sorte na arte de blogar! ^^

    ResponderExcluir
  6. Olá Denize,

    Gostei muito do foco que você deu ao blog: uma ferramenta para contribuir, de alguma forma, com a interação e aprendizado - penso justamente da mesma forma.

    Desde que criei meu blog minha intenção tem sido essa, não publico meus textos somente por publicar ou ser elogiado de alguma forma - eu o faço porque quero levar os leitores à reflexão. Sem dúvida o retorno deles via comentário é muito importante, e o do blogueiro também, até escrevi recentemente sobre isso.

    Suas inquietações deveriam ser de todo blogueiro que quer contribuir com os leitores. O ranking é um bom termômetro para saber se estamos indo na direção dos leitores; porém, penso que os comentários são um termômetro muito melhor.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Olá Denize,

    A partir do momento que tu abre o dialogo com os teus "semelhantes" (blogueiros iniciantes como eu), tu já é relevante e cumpre teus objtivos de blogueira.

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Denize veja bem, existem contribuintes ocasionais são eles os que mandam capas de revistas com homens e mulheres nuas, tirinhas sem graça, os que vivem bajulando as porcarias etc... E os que são contribuintes por amor, com textos de conteudo, dedicados, sensiveis à realidade da blogosfera.
    Sabe, você esta ai no segundo caso, sempre atuante mostrando de fato para queveio.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  9. Esse questionamento é sempre importante, mas não quanto aos leitores do blog e sim quanto a você mesma.

    Porque, no fim das contas nenhum blog jamais irá agradar a todos ao mesmo tempo e, se agradar, talvez não seja um blog com personalidade, em primeiro lugar.

    Então essas questões você faz a si mesma e, tendo as respostas, terá confiança para fazer do trabalho blogado algo que sempre fará diferença.

    Sejam elogios, comentários ou críticas (construtivas, como você disse), o fato de haver resposta já denota que teu blog causa mudanças, e portanto é bom.

    Parabéns pela postagem. Abração.

    ResponderExcluir
  10. Olá Denize,

    Já me fiz essa pergunta sim. Cheguei à conclusão, pra mim simples, de que todo blog consegue atingir seu objetivo. Seja para entreter, para informar ou mesmo um passatempo. A definição do objetivo parte, exclusivamente, do autor.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  11. Acredito que existe esse questionamento na maioria das pessoas. Algumas desistem antes de fazê-lo. Há mesmo quem não contribui em nada e ainda assim continua postando. Mas é positivo avaliar o sentido dessa jornada. No fundo, nada é vão.

    Seu post leva a questionar. É bom! Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Migaaaaaaa..simplesmente adorei o post! Nossa já me consumi muito com essas dúvidas sabia?! Até hoje ainda fico meio assim, sem saber se o que posto é de relevância , se escolho bem os temas das reflexões ,quando não são notícias... meu termômetro normalmente são os leitores com seus comentários e colocações acerca do tema . Mas sem dúvidas tem hora que bate uma insegurança. Concordo que o blogger deve ser interação leitor/autor e que conhecer outros nos dá uma boa idéia de novas formas de escrever, novos temas, enfim. Adorei o post, super atual e reflexivo viu.
    Você escreve super bem aliás nem sei porque motivo ficas com dúvidas amore!!!
    Beijso no coração
    Márcia Canêdo

    ResponderExcluir
  13. O meu objetivo com meu blog é me especializar na minha futura carreira jornalística, também (e mais importante) expressar minhas opiniões já que sou tímido, e pra satisfazer uma vontade pessoal de ter bastante pessoas lendo o que penso. Expressar minha opiniões e me especializar pra ser jornalista tô conseguindo.

    ResponderExcluir
  14. Oi Janeísa, concordo com você que o prazer de blogar por si só traz grande satisfação e aprendizado. Mas depois que descobri que o blog também proporciona oportunidades de interação com os leitores, cheguei a conclusão que esse aprendizado pode se tornar mais abrangente. Então passei a valorizar muito a troca de idéias...

    Bjs

    Denize

    ResponderExcluir
  15. Oi Charles, achei interessante sua visão sobre este tema. E penso que você tem razão, nossa participação neste vasto mundo da internet sempre contribui de alguma forma.

    Mas acredito também que tudo pode ser melhorado, e a partir da interação com os leitores e outros blogueiros podemos aprimmorar este trabalho que nos traz tanta satisfação pessoal, e contribuir ainda mais.

    Abs

    Denize

    ResponderExcluir
  16. Oi Antônio, gosto muito dos seus comentários e da forma com a qual você expressa sua opinião. Como você, também não sei ler nem comentar superficialmente. E fico encantada quando vejo alguém se comunicar bem com poucas palavras, já que também não tenho o menor poder de síntese. Mas acho que cada um de nós tem seu estilo.

    Acho que auto-avaliações são interessantes, porque permitem que a gente possa aprimorar as coisas. E opiniões e sugestões externas também podem ajudar.

    A questão da utilidade do que faço, se estou contribuindo de alguma forma, sempre tem um peso enorme nas atividades que me proponho a realizar. Inclusive na vida profissional sepre tive este foco. E me parece que em alguns momentos uma certa insegurança é inevitável.

    Neste caso do blog tenho tido um retorno bastante positivo, que tem me dado força para perseverar. Mas também percebo claramente que ainda tenho muita coisa para aprender nesta atividade. E embora ela seja basicamente de lazer, a vontade de contribuir com qualidade me acompanha.

    Percebi que o blog é uma ferramenta com um grande alcance, e isso para mim aumenta a responsabilidade em relação ao que escrevemos e às mensagens que queremos transmitir.

    Seja para fazer refletir ou simplesmente alegrar os visitantes e leitores, quero sempre escrever com o coração, penso que isso diminui a margem de erro e me aproxima mais do meu objetivo.

    Grande Abraço

    Denize

    ResponderExcluir
  17. Oi Fernandez, você chamou a atenção para uma questão que não tinha me ocorrido e penso que você tem razão: o conhecimento do assunto, ajuda mesmo a afastar a insegurança. E gostei de outro ponto que você destacou, temos que estar abertos para efetuar mudanças, a medida que nosso aprendizado avança. E podemos mesmo aprender muito com os blogueiros mais experientes, sem dúvida.

    Obrigada de coração, pelo seu apoio e incentivo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi Genilda,

    Gostei muito do seu comentário. Realmente, quando queremos contribuir positivamente, podemos fazer a diferença para alguém, como nos exemplos que você citou.

    Se você é nova na blogosfera, já dá para perceber que está no caminho certo...

    Desejo sucesso para você!

    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi Iuri, concordamos plenamente nesta questão. Tenho aprendido a ver o blog como uma ferramenta que nos permite interagir com as pessoas. E acho que quanto mais aprimorarmos esta ferramenta melhor, tanto para nós blogueiros como para os leitóres.

    E gostei muito da sua definição, realmente os comentários são excelentes termômetros com os quais podemos avaliar como estamos indo... Sem falar que acrescentam muito às postagens e permitem aprendizados recíprocos.

    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi Geraldo, gostei muito da tua colocação. A partir do momento que nosso blogs abrem espaço para o dialógo entre as pessoas, já estamos contribuindo e permitindo aprendizados recíprocos e troca de idéias e experiências.

    Obrigada, amigo!

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  21. Oi Príncipe,

    Essa questão da diversidade de conteúdos na internet já me deu o que pensar. Mas a vida já me ensinou que as pessoas tem os mais variados gostos e como se diz, gosto não se discute né? De qualquer forma, penso que a interação tende a acontecer pela afinidade de pensamentos e objetivos, e cada um procura o espaço com o qual se identifica.

    Obrigada de coração, pelo seu apoio e incentivo.

    Abs

    ResponderExcluir
  22. Pensador Louco:

    Concordo com a sua colocação, realmente é ímpossível agradar a todos.

    Mas meu questionamento se refere a contribuir de alguma forma, e não reflete nenhuma preocupação em simplesmente agradar.

    Se é verdade que os comentários(discordantes ou não) podem indicar que sua postagem já contribuiu na reflexão de um tema, também é verdade que o feedback dos leitores pode nos ajudar a aprimorar nosso trabalho, se estivermos abertos a aceitar as críticas construtivas que porventura possam surgir.

    Gostei muito do seu comentário.

    Abs

    Denize

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

Desde já agradeço a atenção.