Seguidores

22 de março de 2010

Os Valores Invertidos da Sociedade

Há algum tempo atrás, tive a oportunidade de atender ao pedido de uma amiga.   A partir daí, fiquei com vontade de escrever sobre este tema, que questiona sobre nossos valores e os valores que estamos transmitindo aos Herdeiros da Vida.

Certa vez indiquei uma amiga para um Selo. Foi então que ela me pediu uma ajuda para fazer a postagem do mesmo, já que estava começando como blogueira e  ainda não conhecia o funcionamento das coisas.

Logo que pude, lhe mandei um e-mail, com as explicações. A história teria terminado aí, se ela pouco tempo depois não tivesse resolvido também me indicar para um selo. E foi então que descobri que ela tinha pedido ajuda para outras pessoas para fazer a postagem do selinho que dei a ela, sem sucesso algum. E minha singela ajuda tomou uma dimensão que não deveria ter.

Olhando esta questão de modo mais abrangente, o que verifico é que, centrados em nós mesmos, dificilmente paramos para estender a mão para quem quer que seja. Nem mesmo em pequenas coisas, que não nos atrapalhariam em nada, e não tomariam o que acreditamos ser nosso valioso tempo.

Chego a triste conclusão, que vivemos em uma Sociedade onde ainda impera o Egoísmo, de tal forma que a Solidariedade Básica causa espanto. E não só ela, a Honestidade também quantas vezes nos surpreende, quando ficamos sabendo que alguém encontrou uma carteira com dinheiro e a devolveu, sob a alegação que não poderia ficar com ela, já que não lhe pertencia?

As coisas se invertaram e o que deveria ser normal (como a Solidariedade e a Honestidade)  e passar despercebido, chama a atenção. Por outro lado, a suposta esperteza de quem acredita que pode lesar os outros impunemente e a indiferença para com o próximo, se tornaram tão corriqueiras que a gente nem liga mais.

E aí vem a pergunta, como vamos mudar as coisas, com tantos exemplos equivocados que continuamos a passar para as novas gerações?

Mas nem tudo está perdido. Também já pude observar várias amigas (e amigos), sempre disponíveis para auxiliar outros blogueiros, e outros tantos preocupados em recepcionar quem chega. E na vida em geral, ainda tem gente que mantém condutas éticas e pratica a fraternidade de forma sistemática e espontânea.

A questão é que há momentos que parecem tão poucos... Temos que mudar esta história. O Futuro agradece...

6 comentários:

  1. Olá Denize querida!

    Realmente muitas vezes se deixa de ajudar alguém por pensar se estar "perdendo tempo". As vezes nem percebemos que pequenas ações significam muito para quem está perdido.

    No meu caso sempre tento responder a todos, mas uso apenas o comentário como canal de comunicação. Pois mensagens e recados decidi não usar mais devido a volume de spans. Porém quando falam comigo em comentário é difícil não conseguir auxiliar.

    Quanto as questões da vida em geral, acredito que o importante é fazermos a nossa parte com ética e ajudar o próximo. Pois é este exemplo que fará nossos filhos, netos e pessoas que nos circundam agirem da mesma forma.

    Para mudar nossa história só vejo um remédio: bons exemplos e retidão nas atitudes.

    Forte abraço, Fernandez.

    ResponderExcluir
  2. Dénise confesso que eu fiquei triste com essa situação, eu mesmo passei por isso recentemente quando criei meu blog há 3 meses e meio atrás, não sabia de nada buscava informação mais não conseguia execultar sozinho, foi quando eu encontrei o blog do Adelson aonde enviei um e-mail para ele com uma dúvida que eu tinha faz tempo e sem falar que eu procurei outras pessoas para me ajudar e nada, nem sinal daquela bendita solidariedade, mais com Adelson no outro dia tive meu problema resolvido.A parti de hoje tento sempre resolver as dúvida de amigos que me enviam e-mail, quando eu não sei busco a resposta na internet mais tento de qualquer maneira auxiliar de alguma forma.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. As vezes uma pequena, porém significativa, atitude pode causar um grande impacto na vida das pessoas. Sabe, também tenho percebido isso nas pessoas em hoje em dia, principalmente na questão do respeito e em enxergar que o outro também é um ser humano, com sentimentos e vida própria. Ao meu ver, esse tipo de inversão parece ocorrer muito no mundo do trabalho.
    abraços e parabéns pelo tema bem escolhido e abordado.

    ResponderExcluir
  4. Oi Fernandez, você percebeu a essência do que eu quis transmitir.

    A correria, embora seja "real" e quase inevitável no mundo atual, não pode servir de desculpa para a indiferença e para a desumanidade.

    E esse individualismo exacerbado está sendo observado por quem vem chegando e tende a ser imitado, infelizmente...

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Alexandre, a minha experiência como blogueira iniciante foi parecida com a sua. E a salvação veio através do mesmo blog e deste blogueiro "diferenciado" que é o Adelson, super atencioso com seus leitores.

    Obrigada por participar aqui.

    Abs

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcus. É isso! Os valores estão se perdendo, Respeito, integridade, honestidade, e principalmente humanidade, parecem estar fora de moda. E o resultado é essa violência toda espalhada por todos os lados e que atinge a todos nós.

    Penso que o bom exemplo é a melhor herança que podemos deixar por aqui...

    Abs

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

Desde já agradeço a atenção.