Seguidores

28 de fevereiro de 2016

Aniversariando...

Não faço parte da turma que adora aniversariar. Mas não poderia deixar de falar o que penso deste evento compulsório chamado aniversário que me acontece todos os anos. Nunca gostei de comemorar aniversário. Nem quando criança. Talvez seja porque não gosto muito de ser o centro das atenções. O fato é que fugia solenemente, principalmente na hora de apagar as velinhas e cantar parabéns. Percebia todo mundo me olhando e detestava.

Mas gostava muito dos presentes. Sempre gostei de receber presentes. Para você ter uma idéia, por causa disso defendi o Papai Noel até onde foi possível. Alguém me disse que ele só trazia presentes para quem acreditava nele e eu decidi não arriscar. Imagine só ficar a ver navios, só para manter um ponto de vista. Nem pensar. Afinal, nunca prometi que não ia ser interesseira...rs.

Agora, dar presentes nunca apreciei. Não me entenda mal, não é por egoísmo. É simplesmente porque nunca sei o que vou comprar, fico insegura, tenho medo que a pessoa deteste, fico estressada, um horror. Você já reparou que tem gente que acerta sempre? Olha para a pessoa e já sabe direitinho o que ela gostaria de receber. Infelizmente não é o meu caso.

Outra questão interessante é o fator idade. Comecei a notar isso quando me dei conta que havia muitas velinhas na festa. Eram velinhas em cima do bolo, outra velhinha de pé na frente do bolo, resumindo, vel(h)inhas demais...rs.

É brincadeira, claro. Embora muitas pessoas jamais revelem a idade, nem sob tortura, posso declarar que este não é o meu caso. Acho isso uma bobagem. Eu sempre falo para quem me pergunta.

O que importa uma ruga a mais, alguns fios de cabelo branco? A passagem do tempo, quando vivemos a vida da melhor maneira possível, com alegria, pode trazer tanta paz. Apesar que a ruga e o cabelo branco não fazem a menor falta, não é mesmo?

Atenção, que vou revelar minha idade: eu acabo de fazer exatamente... na verdade isso não interessa. Que curiosidade é essa? Que feio! Você achou que iria saber, né? Quem sabe qualquer hora eu conte.

Uma coisa eu tenho certeza, quando eu fizer 88 anos vou mentir para todos que tenho só oitenta. De qualquer forma estou bastante conservada. Principalmente na idade mental, que parece ter ficado lá pelos 12 anos...rs.

Agora tentando falar sério. Quando olho para trás, e observo o caminho já percorrido, não fico nem um pouco triste com o que vejo. Foram muitas lutas, mas recheadas de emoções e mescladas de tristezas e alegrias. Tudo pesado, o saldo foi positivo.

E chego a conclusão que a gente deve parar de olhar para trás e tentar espiar lá na frente. Ao invés de olhar para trás e para frente, eu procuro olhar para cima e agradecer todas as bençãos que tenho recebido, e com certeza, tenho recebido muito mais do que fiz por merecer.

Além das conquistas materiais, inúmeras conquistas afetivas, que na minha concepção é o que vale mesmo e o que a gente leva daqui.

A cada abraço recebido, a cada telefonema ou e-mail de alguém querido que lembrou da gente, mesmo estando distante, o coração se alegra. São sinais de que nossa passagem por aqui, não tem sido totalmente em vão.

Mas finalmente passou. Ano que vem tem mais, se Deus quiser. Não esqueçam o meu presente.

40 comentários:

  1. Denize,

    Que lindo texto minha amiga!

    Você conseguiu expressar de uma forma bem delicada o seu pensar a respeito do "aniversário".

    Também acreditei em Papai Noel até meus 14 anos... Minhas filhas também, pois passei para elas o que aprendi...

    Mas você está dispistando e fugindo viu??? hahaha

    Vamos lá... Pode dizer quantos "entas" você completou tá?

    Parabéns mais uma vez amiga, e não esqueça que no ano que vem tem uma vel(h)inha a mais em cima do bolo... kkkkkkkkkk

    Bjs.

    Ro.

    ResponderExcluir
  2. Também sou um pouco anti-social. Não gosto muito de reuniões. Acredito que seja porque não bebo muito e, em reuniões onde muitos bebem, as conversas, com o aumento do teor etílico, se tornam desinteressantes, monótonas e repetitivas. Sem contar que, com a continuação se tornam desconexas. Assim, prefiro não bebemorar nada.
    Parabéns pelo teu aniversário e pelo divertido texto.

    ResponderExcluir
  3. Sem palavras para descrever este texto maravilhoso. Parabéns por tudo e que a vida sempre esteja sorrindo para você. Evandro Passos. Vassalo.

    ResponderExcluir
  4. kkkkkk
    eu realmente achei que vc ia dizer a idade
    mas tudo bem...
    parabéns,felicidades e sucesso
    estou te seguindo

    ResponderExcluir
  5. Olá Denize querida!
    Interessante... eu também não sou muito fã de aniversários e a medida que o bolo foi se tornando uma verdadeira fogueira (devido ao enorme número de velinhas) fui cada vez mais deixando este evento de lado... :-) rs
    Só não consigo evitar totalmente a data, pois minha esposa faz dele um mega evento... (risos)... mas confesso que gosto (não pelo evento em si), mas sim pela paixão com que ela realiza a festa.
    O importante é aproveitar a festa (e os presentes... risos) com quem nos quer bem.
    Mais uma vez dou os parabéns para a amiga e confesso que fiquei curioso quanto a idade, mas não vou fazer a deselegância de te perguntar. Xi! Será que com isso acabei perguntando? :-) rs
    Beijo no coração, Fernandez.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, parabéns!!

    Denize,

    Desejo-te muita saúde, aliás, uma saúde de ferro para postares mais e mais... e mais!

    Desejo-te muita paz, para não seres presa por agredires transeuntes, só porque eles têm o descaramento de olhar para os objectos malucos que pões na cabeça... por exemplo, toalhas.

    Desejo-te muito sucesso financeiro, para comprares um PC novo!

    Desejo-te muito sucesso pessoal, para continuares a ser TU!

    Beijinhos
    Luísa

    ResponderExcluir
  7. Eu não gosto muito de comemorar anivesáio também. Mas o aniversário em si é bom, uma boa época pra refletir sobre a nossa vida

    ResponderExcluir
  8. Parabéne Denize! Tanti Auguri!
    Muita saúde e alegrias pra ti.
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. É claro que não vou esquecer o presente. E tentarei lembrar o futuro... rs. Foi você quem começou.

    Eu até gosto de dar presentes, mas sou mais chato com a família: afinal, estamos juntos há um tempão, já deu para "sacar" as coisas que gosto.

    Não sou "mão de vaca" para presentear, mas também não esperem um Mercedes ou uma Ferrari. Até as miniaturas são caras.

    Tem gente que acerta tudo e tem gente que não acerta nunca. Mas, como diz o ditado, "cavalo dado não se olhas os dentes". Então: "ôa! vamos cavalo!"

    Cabelos brancos: eu tenho um monte, mas o cabelo curtíssimo disfarça. Se tenho um monte e você tem alguns POUCOS - pra manter a amizade de pé - é sinal de duas coisas: maturidade ou estress. Qual prefere? Experiente, madura, ou estressadAAAAA?

    Tentanto também falar sério, você é uma fujona de carteirinha. Se fosse nossa vizinha eu e Sonia íamos aprontar uma pra você: o carro do mico:

    - Alô! Alô! Denize com Z, venha para fora! Hoje é o seu aniversário e estamos todos aqui fora esperando você para pagar o mico. Vá se preparando que vai ter ovada! KKKKKKKK

    Na certa, mais uns 20 fios de cabelo branco.

    Abraço do amigo,

    Antonio

    ResponderExcluir
  10. Olá Denize,

    Somente agora pude ver seu post... desculpe-me por estar atrasado. Mas, como dizem, o que vale é a intenção. Então: Feliz aniversário!

    Sobre os presentes, sou um pouco diferente de você (espero que eu não seja igual ao seu irmão, lembra do post do carro? risos): não ligo muito para presentes, gosto mesmo é da lembrança. Quando recebo uma ligação no dia do meu aniversário, ganhei o dia! O carinho para mim é tudo.

    Para mim cada aniversário é sinônimo de experiências: quanto mais se vive, mais se aprende e, teoricamente, menos erros cometemos :)

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. 28/02/2010

    Detesto me repetir!(a frase é tua mas como sou tua seguidora...)Postei este comentário após o texto "errado" porque queria que todos os teus seguidores soubessem que tu estava mais véinha rs
    Agora postei certo!
    Bju

    Não importa se faz sol,se faz chuva,se faz frio lá fora ou se as flores esqueceram de nascer.
    Se o mundo se convulsiona em crises.
    O mais importante para mim agora é falar de amor, de carinho, de um tempo de festas, onde não existe mágoas e nem tristezas em nossos corações. Falar do amor que sentimos por ti: deste afeto que você fez por merecer.
    Nosso destino de uma certa forma já esta escrito e previsto.
    Os caminhos que trilhamos estão repletos de surpresas e de infinitas aventuras.
    Conhecemos, descobrimos e nos aprofundamos naquilo que vai nos enriquecer e nos acrescentar.
    Estou falando das amizades que se formam e que se tornam importantes e vitais em nossa rotina diária.

    Quero muito agradecer hoje pelo teu nascimento,
    por tudo que conquistaste em tua vida
    e principalmente pela amizade que nos une.

    Ser amigo de alguém é algo incrível
    que não se pode definir e nem se explicar,
    é uma pessoa que sempre nos acompanha,
    que compartilha silêncios
    e que se solidariza em nossas dificuldades.

    Quero ser sempre esta pessoa bacana e especial,
    com quem tu sempre poderá contar em todas as etapas
    e situações de tua vida.

    Eu gosto muito de ti e te considero um alguém excepcional e de grande valor, por isso receba a minha mensagem de carinho, respeito e admiração pela passagem do seu aniversário.

    Continue assim. Uma sensacional amiga, companheira e uma pessoa que faz a todos, que vivem a tua volta,se orgulhar em ser teu amigo, tua Mãe, teu irmão, teu seguidor...
    “Te amo. Todos nós te amamos!”
    Feliz aniversário minha irmã!

    ResponderExcluir
  12. Olá querida amiga Denize,

    Parabésns pelo texto maravilhoso que escreveu sobre festa de aniversário, não gostar de ganhar presentes, dos abraços e telefonemas.

    Interessante...., já havia comentado neste post antes e não vi o comentário. Mas, tudo bem, desejo-lhe novamente feliz aniversário, mesmo que passados alguns dias, pois considero aniversário todos os 365 dias do ano, pois a cada dia que passa, mais próximo estamos de acrescentar mais uma velinha no bolo e, todos os dias comemorams mais um dia de vida. Abençoados, todos os dias.

    Penso muito igual a você, mas, com relação a presente, sou bem diferente. Adoro dar presentes e fico muito encabulada ao receber. Prefiro não recebê-los. Agora, não sei se os presentes são bem aceitos, pois sempre compro o que gostaria de ganhar. Nunca dou um presente por dar apenas. Se não gostar do objeto,não consigo dá-lo de presente.

    Tenho uma amiga que diz, ganhei isto ou aquilo, mas não gostei, então vou deixar para dar de presente a alguém. Jamais faço isso. Gosto de tudo que ganho e guardo para meu uso.

    Amiga, feliz por você. Parabéns e que Deus esteja sempre presente em sua vida, proporcionando-lhe alegrias, saúde, paz, harmonia, muitas amizades e tudo o que precisar e desejar.

    Beijos amada.
    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir
  13. Que ótimo texto !!!
    É sempre bom passar aqui e ver as coisas interessantes que escreve.
    Aniversário é um dia de felicidades relativas... e você descreve bem isso... mto bom!
    Mas é importante a gente enxergar o futuro.. porque este sim a gente pode fazer.
    Gosto muito do seu blog... Parabéns.

    ResponderExcluir
  14. Oi Rosana, quer dizer que você acreditou até os 14 anos. Mas tenho certeza que não foi por interesse nos presentes como certa pessoa que eu conheço...rs.

    Eu não estou escondendo a minha idade, imagine... É só impressão sua...rs. Eu na realidade tenho... mas afinal que importância tem isso? Outra hora eu conto...

    Obrigada por me lembrar que as vel(h)inhas vão aumentar...rsrs.

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Obrigada Erick! Bom ver você por aqui...

    Mas eu na realidade, com exceção do meu Aniversário, gosto de festas, talvez porque seja de uma família festeira, onde todos gostam de churrasco, de dançar e cantar.

    Mas concordo com você, quando há excessos nestes eventos, as conversas podem ficar muito chatas. O segredo para quem não quer aturar é sair mais cedo...

    Abs Denize

    ResponderExcluir
  16. Obrigada, Evandro, você é sempre muito gentil. Abs

    ResponderExcluir
  17. Obrigada Marcos! Mas você achou que eu ia mesmo revelar a idade?...rs. Te agradeço por seguir. .. Abs Denize

    ResponderExcluir
  18. Oi Fernandez! Não tinha pensado que o bolo pode virar uma fogueira, mas acho que você tem razão... A cada ano que passa...rs

    Mas eu também não consigo me livrar das festas de aniversário. A família não quer nem saber se gosto ou não. Estou tentando negociar a ausência do bolo, mas sempre tem alguém que acredita que aniversário sem bolo não é aniversário... Ainda bem que tem os presentes, né?...rsrs.

    Ainda tem a tensão da hora do parabéns em que a gente tem que apagar as famosas velinhas. Faço o possível para me concentrar e apagar o maior número possível. Uma vez calculei mal e apaguei só duas, tive que aturar as brincadeiras familiares dizendo que faltou fõlego, que a idade é assim mesmo, etc. Um horror...rsrs.

    Mas você queria saber a idade? Não tem problema. Eu fiz apenas... Pensando melhor, eu já disse que curiosidade é feio...rs.

    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Obrigada, Luísa! Como você viu completei mais uma efeméride...

    Agradeço teus votos.

    A saúde está firme graças a Deus e a paz está no coração, desde que os transeuntes não fiquem me olhando espantados... Afinal, muita gente usa chapéu e ninguém diz nada...rsrs.

    O PC novo já foi providenciado e estou escrevendo nele agora. O coitado do pré-histórico foi definitivamente desenganado pelos especialistas. Mas vou guardar, mais tarde posso oferecê-lo a um museu, quem sabe...rs.

    E o sucesso já existe, representado pelos amigos maravilhosos como você, que me cercam de afeto e carinho e das pequenas vitórias que alcancei sobre alguns dos meus inúmeros defeitos. Este é todo sucesso que preciso.

    Obrigada mesmo, viu?

    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi Willians, sem dúvida é uma época boa para refletir e reavaliar nossa trajetória.

    Mas te confesso que não me incomodaria nem um pouco de ter nascido no dia 29 e fazer essas reflexões de 4 em 4 anos...rs.

    Abs

    ResponderExcluir
  21. Oi Antonio,

    Lembrar o futuro é ótimo. Tá certo, fui eu que comecei...rs.

    Essa coisa de presentear é complicada algumas vezes. Uma tia minha me contou que todo final de ano ela ganhava uma saladeira de uma determinada pessoa. Cinco anos depois ela já tinha cinco saladeiras e não sabia o que fazer com elas. Sem falar que com certeza logo seriam seis, já que ela não tinha mais esperança de receber coisa diferente.

    Até hoje não ficou claro se a pessoa era distraída ou se tinha por hábito presentear todo mundo com saladeiras...rs

    Apesar do valor do presente não ter importância para mim, fiquei me perguntando o que eu faria com cinco saladeiras. Acho que daria quatro delas de presente para alguém. Ou quando ela chegasse com a sexta eu colocaria as outras cinco bem visíveis...

    Agora, quanto a última ameaça...rs, algumas vezes não me parece tão terrível estar distante dos amigos. Sempre tive pavor do tal carro do mico. E muito temi que algum amigo por demais solícito, inventasse uma bela obra dessas.

    Eu já vi pessoas receberem este presente, e cheguei a ter pesadelos com isso, só de me imaginar no lugar delas. E não adianta não querer aparecer, eles são incansáveis e fazem tanto alarde que cada vez aparece mais gente para ver. E a maioria adora isso, eu vejo.

    Tenho amigos "reais" que visitam meu blog. Espero que eles não fiquem com idéias...rs.

    Abs

    ResponderExcluir
  22. Obrigada Iuri, mas lamento, meu irmão também não liga para presentes...rs.

    Aliás, acho que ninguém que conheço liga para isso. Só eu e as crianças... Por isso acredito que só as crianças me entendem nessas horas...rs.

    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Muito Agradecida, Lilian! Não sei o que aconteceu antes, mas agora seu comentário funcionou direitinho.

    Essa questão do presente é criancice pura da minha parte. Mas que posso fazer se adoro ganhar presentes?...rs. E como você, gosto de todos, sem exceção. E sempre destruo a embalagem, tão aflita fico para ver logo o que é...

    Como disse no texto dar presentes é complicado, porque nunca sei o que comprar...

    E ainda tem a questão das vel(h)inhas... Ainda bem que é só uma vez por ano. Se eu tivesse nascido no dia 29, faria aniversário apenas de 4 em 4 anos. Já pensou que maravilha?...rsrs.

    Obrigada por vir participar aqui. Adorei!

    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Olá, Denize!

    Parabéns pelo seu aniversário! Muuuuuuuuuitas felicidades, saúde, sucesso, paz e tudo mais de bom que eu possa desejar para seu novo ano de vida!

    E adorei o seu artigo. Até na hora de comemorar o seu aniversário você é original! :-)

    Parabéns!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  25. Olá Denize,

    Já te mandei meus parabéns por e-mail...

    Mas fique o registro, eu adoro fazer aniversário...

    Abraço

    ResponderExcluir
  26. Denize... Parabéns garota!
    Espero que daqui a 88 anos ainda estejamos por aqui!! Tu a refilar que só tens oitenta e eu a afirmar que tenho 150, só para te ganhar em festas e velas apagadas! rsrsrsrrs

    Desejo-te muitas felicidades pela vida fora. Cheia de saúde e boa disposição!

    Um grande beijinho e um abraço apertado do lado de cá do Atlântico!

    Luísa

    P.S.: Tens uma lembrancinha aqui: http://selos-e-links.blogspot.com/2011/03/para-denize.html

    ResponderExcluir
  27. As vezes também me sinto assim! Envergonhado no aniversário, mas não tenho problemas com a idade, são 44 anos bem vividos, felizes até! Sabe cheguei a uma triste conclusão; pior que envelhecer e não envelhecer, ou seja, morrer novo! A gente acha até certa idade que só os velhos morrem, mas depois descobre que não! E isso assusta um pouco, de qualquer forma comemoremos nossos aniversários como se fosse o último ... pode ser mesmo! Rs...

    ResponderExcluir
  28. Oi Denise,
    Que pena, só agora pude ler a sua mensagem.
    Mas, creio que ainda é tempo de olhar pra frente (rs) e te desejar um enorme Feliz Aniversário!
    Desejo-te Tudo de Bom que Houver nesta Vida.
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  29. Oi Adelson, obrigada! Essa originalidade que você citou me fez lembrar do que minha mãe dizia quando eu era criança: porque você não pode ser igual aos outros?

    Até hoje não tenho a resposta, só sei que não é de propósito...rs.

    Bjs

    ResponderExcluir
  30. Oi Geraldo, já vi teu e-mail e já respondi. Obrigada!

    E registrei: você gosta de aniversários. Tá certo, a maioria gosta, acho que eu sou um pouco estranha mesmo, fazer o que...rs.

    Abs

    ResponderExcluir
  31. Oi Luísa, se vpcê quer me ganhar em festas e velas apagadas, fique a vontade. Estou torcendo por ti....rs.

    Já fui pegar meus presentes. Adorei todos! E deixei meu agradecimento por lá.

    Obrigada por tudo de coração, amiga muito querida!

    Bjs

    ResponderExcluir
  32. Cidadão Araçatuba: Eu não gosto de aniversários, mas não por me sentir envergonhada(não sou tímida). Não sei bem direito o porquê, mas acho que é por não gostar de ser o centro das atenções como falei no texto.

    E não é também pela idade. Eu só não revelo para poder continuar brincando com isso...rs. Mas tem muitos amigos por aqui que sabem, infelizmente...rs.

    Mas você falou uma coisa certa: temos que aproveitar o tempo, podemos não ter muito pela frente, vai saber, né?

    Obrigada por participar aqui.

    Abs

    ResponderExcluir
  33. Oi Beth, adorei ver você aqui, nessa minha comemoração um tanto diferente...rs.

    Obrigada, viu?

    Bjs

    ResponderExcluir
  34. Olá querida Denize, aniversário é tempo de reflexão de colocar na balança tudo que fizemos no último ano e o que deixamos pro próximo. Que chegue aos 88 anos com a leveza dos 12 e a maturidade dos 30.

    Abraços e muitas felicidades em sua vida.

    Expedicionários

    ResponderExcluir
  35. Parabéns por mais este aniversário, gostei da sua idéia no post e do seu grande final em conclusão transcrito a seguir:
    Mas finalmente passou. Ano que vem tem mais, se Deus quiser. Não esqueçam o meu presente.
    charlesnetto-PoA-RS/BR

    ResponderExcluir
  36. Oi Guria, tudo bem contigo? Está ótimo o teu blog segue em frente e vê se consegue algum patrocínio, e antes que eu me esqueça aproveita para tomar uns banhos de mar e sol por mim, porque aqui em Porto Alegre já está começando a ficar mais fresquinho, sem aquele calor de suar a camiseta. Tudo de bom pra ti e meus parabéns pelo teu trabalho. Jorge Olup - POA/RS

    ResponderExcluir
  37. oi! flor me desculpe o atraso , meus sinceros parabéns ,muita paz e felicidades...
    ah! fiquei curiosa pra saber a idade. rsrs ...
    bjs linda !
    até mais...

    ResponderExcluir
  38. Olha só... ainda bem que hoje resolvi passar por aqui!
    PARABÉNS minha Flor... não importa qual a idade que esteja fazendo, o que importa é que está aqui e comemorando com a gente! Mas... quantos aninhos mesmo???????kkkkkkkk
    Adorei seu texto (só pra variar um pouquinho...hehehe), ao contrário de você, adoro comemorar e dois dias antes do meu aniversário já começo a avisar todo mundo... chata né! Pelo menos ninguém esquece e fica sem jeito! Aha... você não contava com a minha astúcia.
    Querida... que hoje todos os beijos e carinhos que você merece,cheguem ao seu coração em forma de luz e prece... e que você seja cada dia mais alegre, centrada e encantadora!
    Que a vida continue lhe dando em dobro tudo aquilo que você der a ela!
    Aha! Nunca diga que está recebendo mais do que merece, porque isto não acontece na lei da vida... TUDO que você recebe, é exatamente o que vcoê merece... então faça de tudo para receber cada vez mais!
    Beijo enorme com imenso carinho!
    Valéria

    ResponderExcluir
  39. Blog encantador,gostei do que vi e li,e desde já lhe dou os parabéns,
    também agradeço por partilhar o seu saber, se achar que merece a pena visitar o Peregrino E Servo,também se achar que mereço e se o desejar faça parte dos meus amigos virtuais faça-o de maneira a que possa encontrar o seu blog,irei seguir também o seu blog.
    Deixo os meus cumprimentos, e muita paz.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

Desde já agradeço a atenção.