Seguidores

1 de fevereiro de 2010

E o Despertador Tocou...Mas Já? Eu Acabei de Fechar os Olhos!

Desde que eu me conheço por gente sempre detestei horários. A vida moderna nos trouxe horário para praticamente tudo. Não seria bom se pudéssemos dormir quando sentimos sono, comer quando sentimos fome, trabalhar ou passear quando temos vontade? Mas não, é impossível! Graças ao relógio, muitas das atividades normais do dia-a-dia mudaram de nome e passaram a ser chamadas de compromisso. E como nos tornamos compromissados...

Desde crianças temos hora para tudo.

A mãe diz:

- Ok, hora de dormir.

E a criança pergunta com a sua sinceridade, bem na fase do “por que?”:

- Mas por que eu tenho que dormir se não estou com sono?

E a resposta vem rápida:

Porque sim, acompanhada algumas vezes de outras explicações conforme a idade: porque faz bem à saúde, porque todo mundo vai dormir e não tem cabimento alguém ficar acordado sozinho, etc. A criança resmunga, os argumentos não parecem muito fortes embora verdadeiros, mas obedece, fazer o que?

Então alguém inventou o relógio. E com ele surgiu o atraso. E o atrasado. E o pior, a preocupação com o atraso e o medo de perder a hora, que ninguém está livre e estressa qualquer um. E também a frase recorrente: que horas são?

Existem vários tipos de relógios em todos os lugares possíveis e imagináveis. Nas paredes, nas ruas, nos pulsos, no rádio, no celular. Você pode encontrá-lo na cozinha, na sala, no quarto, no escritório, no carro e já conheci gente que usava um até na parede do banheiro, você acredita?

Mas acho que o maior símbolo da nossa escravidão ao horário é, sem dúvida nenhuma, o despertador. É com ele que tudo começa. Não é maravilhoso quando você está num sono profundo e ele começa a tocar sem parar? Vai dizer que você nunca ficou com vontade de jogá-lo contra a parede?

A gente pode escolher o tipo de tortura que quer ter, pode ser uma música, mas eu gosto mesmo de acordar com aqueles que fazem beep. Antigamente havia uns que faziam triiiiiiiiiim!!!!!!! que era uma delícia. Dependendo do sonho, a gente pensava que estava sendo atacado e levantava da cama num pulo só. Completamente alerta e na defensiva,  já puxando o travesseiro para servir de escudo, o coração disparado! Você riu?

Muitas vezes acordamos suavemente, você houve aquele som lá longe, parece que ele faz parte do sonho. O som vai aumentando, a consciência vai chegando, até que você desperta e não acredita:

- Mas já??? Eu acabei de fechar os olhos!

Então você tenta desligar, tateando na mesinha de cabeceira para ver se consegue fazer isso sem abrir os olhos. Algumas vezes você derruba o despertador e aí não tem jeito, tem que abrir os olhos para localizá-lo sob pena dele continuar com seu agradável barulho.

Depois você deita de novo, coloca o travesseiro em cima da cabeça e pensa: - mais cinco minutos – e comete um grave erro. Dorme profundamente e acorda sobressaltado ao verificar que os cinco minutos se transformaram em trinta, sem que você possa entender como.

Aí sim, você sai da cama, completamente acordado e totalmente atrasado, numa correria doida, tentando realizar sua rotina matinal executando as tarefas praticamente ao mesmo tempo. Escova os dentes se vestindo, toma alguns goles de café para ajudar a descer um pedaço de pão antes que ele fique entalado, sempre de olho no relógio.

A pressa é inimiga da perfeição, você sai, quando consegue chegar ao carro ou ao ponto de ônibus, percebe que esqueceu coisas importantes, então volta. Finalmente consegue entrar no ônibus ou no carro, segue em direção ao trabalho, parece que todos os sinais de trânsito estão contra você, já que fecham quando você chega perto. Até que consegue chegar ao trabalho e sentar à sua mesa, não sem antes levar uma vaia do chefe, claro.

E o sábado chega. Você se prepara para dormir sorrindo e pensa: - oba, amanhã eu posso dormir até mais tarde. Mas se descobre acordado no mesmo horário, seja porque esqueceu de desligar a porcaria do despertador ou porque ficou sem sono, de tão acostumado a acordar no mesmo horário. Vida difícil...




Nas férias eu não quero nem saber, fico longe de qualquer tipo de relógio, inclusive do celular sempre que possível. Afinal ele nunca me enganou: é um relógio disfarçado de telefone!



Quando na rua alguém me pergunta as horas, sempre digo que não sei. E quando a pessoa aponta para o celular, explico com a maior tranquilidade que ele foi inventado para falar com as pessoas e não para informar o horário. Claro que ela me olha como se eu fosse louca, mas penso comigo: "nem tô!"

Então, seja bem-vindo às emoções do mundo contemporâneo e da vida moderna! E fique tranquilo, afinal estamos todos no mesmo barco. Ou você não? Já viu que horas são?

18 comentários:

  1. Amei o texto!!! Me identifiquei com diversos trechos.
    Esquecer o despertador no sábado é ruim. Pior que já consegui repetir o feito no domingo... ;-) rsrsrs
    Abraços, Fernandez.

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu texto amiga. Mais só de lembrar que aqui em casa tem um dispertador barulhento, eu fico transtornado.

    ResponderExcluir
  3. Denize, você me fez lembrar do tempo em que eu era músico de banda militar. As vezes tínhamos chamada ás três horas da madrugada para viajar, e quem disse que a gente dormia para acordar a esta hora? O que acontecia com a maioria de nós era passar a noite acordada, para não perder a hora. Para mim isto era um sofrimento terrível.
    Há quem tenha uma hora certa para acordar independente de ter, ou não, um compromisso. Acordam com relógio biológico e bem cedo. É um hábito que eu também gostaria de ter, mas até hoje continuo dependendo do despertador, mesmo porque, eu não tenho hora certa para ir para a cama.
    Adorei o seu texto. Muito realista e de muito bom humor.
    Um abraço
    João

    ResponderExcluir
  4. Oi Fernandez! Acho que todo mundo esquece de vez em quando o despertador ligado no fim de semana. Mas você tem razão, esquecer sábado e domingo também ninguém merece...rsrsrs.

    Grande Abraço

    Denize

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Concentrado! Quer dizer que você tem um despertador barulhento como esse que eu descrevi? Então, como eu, você deve acordar assustado, às vezes. Não é fácil, mesmo, amigo!

    Abs Denize

    ResponderExcluir
  6. Olá querida Denize,

    Ótimo post!
    Para acrescentar eu também indicaria o computador como uma grande fonte de estresse. Agora, tudo é "para ontem", e os chefes acham que o trabalho no computador é meramente apertar botões, que os resultados estão prontos =)

    Minha tática para não perder a hora: coloco o celular para despertar longe da minha cama, assim tenho que levantar para desligá-lo. Se eu deixar perto, desligo e volto a dormir; agora, se levanto, aí não tem mais problema.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Denize querida! O tique-tac do relógio é uma coisa! E como vc, deliciosamente, citou, tudo começou depois que inventaram o dito!

    Aqui, não me preocupo com isto. Tenho um reloginho interno, no automático mesmo. O sol dá as caras, o galo canta e eu já estou de pé!

    Bjs

    Val

    ResponderExcluir
  8. Oi Denize! Que post legal!
    Eu odeio despertador e sabe o que é pior pra mim? Não consigo dormir com o tic tac que ele faz quando está sobre a mesinha de cabeceira. Me incomoda muito, acho que interfere no meu ritmo interno, sei lá! Então, meu marido o coloca no chão, em baixo da almofada e pela manhã, o alarme não assusta tanto!
    Foi uma solução.
    Mas vou confessar... durmo tarde, mas fiz minha agenda se adaptar a mim...só preciso acordar às 8 hs.Meu marido achava loucura,mas se acostumou também e acha ótimo, hoje.rsrsrs...
    Bj. Vera.

    ResponderExcluir
  9. kkkkkkkkk..Denize que narrativa interessante e absurdamente verdadeira...rsrs Sempre fui escrava do relógio até comprar o primeiro celular.. bom..mudei apenas de senhor de escravos por sem ele num sou nada. Não uso relógio a uns 6 anos, hoje em dia se vou a uma festa e precisar usar fico até incomodada com aquilo no pulso..rs
    Bommmm..despertador é "a treva" né..kkkkk No meu caso quem me desperta é o celular e só eu sei a vontade as vezes de tampá-lo longe que dá....rsrs Fora das vezes que desliguei o despertador e voltei a adormecer..ai sim quando dou por mim levando parecendo uma maluca.

    Adorei o posts miga.Tá de parabéns!
    Beijos
    Márcia Canêdo

    ResponderExcluir
  10. Denize que texto delicioso... ria a cada palavra sua!
    Meu Deus eu sou escrava do relógio... quer dizer, já fui mais. Hoje tenho um emprego light, e uma vida mais longe do "que horas são"... mas ainda assim, tem vezes que tudo volta a ser como era antes....mas
    Que horas são mesmo?!
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  11. Saudações!
    Que Post Fantástico!
    Amiga DENIZE, um dia vou descobrir onde está a sua usina de inspiração, mas, aí vem o primeiro problema do horário, como vou eleger esse precioso tempo e recomeçar tudo de novo. Pura imaginação.
    Parabenizo-a, minha amiga, por mais uma narrativa impecável que nos prende do inicio ao fim e o melhor de um só fôlego.
    Parabéns pelo excelente texto!
    Ótimo Post!
    São 20:01, já estou pensando em me recolher, a voz silente me chama, começo a acertar o despertador para mais uma amanhã dourado.
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  12. Oi Iuri, realmente no trabalho a gente costuma ouvir muito isto: "para Ontem", fazer o que, ossos do ofício...rs.

    Mas essa de ir deixar longe comigo não funciona. Vou lá desligar e volto correndo para os meus "cinco minutos"...rs.

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi João, pelo que vi, sou como você. Nunca consegui me livrar do despertador e acordar naturalmente. Sempre invejei as pessoas que acordam rapidamente pela manhã, cheias de disposição. Meu despertar é tão lento, pobre de mim...rs.

    Abs

    ResponderExcluir
  14. Oi Valéria, aqui o galo canta também. Mas já vi que tem um deles que "é dos meus". Já vi o danado cantar ao meio-dia, você acredita?...rs.

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi Márcia, você só confirma a minha tese de que o celular nada mais é do que um relógio disfarçado de telefone...rs. Como eu disse, ele nunca me enganou...rs.

    Mas fico feliz de saber que não estou sozinha no meu "sofrimento" matinal...rs.

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi Vera, eu também fico "neurótica" com o barulho destes pequenos "monstros"...rs.

    A idéia da almofada é interessante, nunca me ocorreu...

    Mas você está melhor do que eu, 8 da manhã me parece meio "madrugada"...rs.

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi Valéria, eu também por ora estou menos escrava desta "criatura".

    E agora que você falou é que vi, nossa, estou atrasada!...rsrs.

    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi Lison, gostei muito da voz silente e do amanhã dourado.

    Só não gostei da parte de ajustar o despertador...rs.

    Abs

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

Desde já agradeço a atenção.