Seguidores

27 de janeiro de 2010

Fazendo Comentários

A idéia deste texto é partilhar minha experiência escrevendo Comentários. Não quero ensinar nada, quem sou eu, ainda estou aprendendo. Mas acho que já posso falar de alguns cuidados que podemos ter na hora de comentar, para evitar eventuais "saias-justas"  desnecessárias. Gosto de comentar os Posts dos amigos. Isto é fato. Não tenho tempo para ler e comentar todos os textos que gostaria. Infelizmente isto também é fato, e chegava a me angustiar no começo. Agora já aprendi que só tem um jeito, participar na medida do possível.

Tenho feito muitos comentários desde que entrei para a Blogosfera, e pude chegar a algumas conclusões interessantes, Destaco algumas:


Respeito

Descobri que quando visito um blog, vale a recomendação que a minha mãe fazia quando visitávamos algum conhecido, no meu tempo de criança: - tenha modos. Afinal, quando visitamos, lemos e comentamos textos num blog de outra pessoa, estamos num espaço que não é nosso, o mínimo que se espera é que tratemos o Autor com o devido respeito. Claro que isso vale para ele também, em relação aos seus visitantes.

Agressividade

Totalmente desnecessária. Podemos expressar nossa opinião e inclusive discordar, com tranqüilidade. Basta termos em mente que cada um de nós tem sua trajetória, sua vivência, sua própria opinião a respeito das coisas. E ninguém é dono da Verdade.

Expressar a própria opinião, com base em argumentações que visem esclarecer nosso ponto de vista, pode vir até a complementar e dar brilho à postagem, mas querer impor categoricamente nossa visão sobre qualquer assunto, e mais do que isso, querer obrigar agressivamente alguém a mudar de idéia não me parece fazer o menor sentido.

Ser veemente é uma coisa, ser mal-educado é outra completamente diferente. E penso que isso vale também para o Autor, quando responde aos comentários.

Falha na Comunicação

Difícil de evitar totalmente. Já me aconteceu. As pessoas podem entender coisas diferentes daquelas que você está tentando expressar. Existem variantes que interferem nisso. Você estava estressado na hora em que escreveu e seu tom ficou meio agressivo, sem que você percebesse. Ou era a outra pessoa que estava estressada e interpretou erradamente o que você quis dizer. Ou todos estavam estressados.

Tento solucionar isso simplesmente pedindo desculpas, nem quero saber quem tinha razão. Já vi acontecer, inclusive na vida real, inimizades se perpetuarem, apenas por falta de entendimento e porque ninguém fez um pequeno gesto em direção à paz.

Claro que pode acontecer da pessoa não perdoar. Mas acho que essa questão do perdão só diz respeito à consciência de cada um, e nesse caso me cabe respeitar esta atitude. A partir daí nada mais resta a fazer, a não ser talvez, lamentar.

Quantidade de linhas

Depende do assunto, do seu conhecimento sobre o assunto, da sua inspiração no momento. Não há regra sobre isso.

Se o texto é leve, divertido, quase uma brincadeira, a gente pode apenas participar dele com alegria, com quantas linhas quiser.

Se você não conhece o assunto, mas tem curiosidade sobre ele, pode arriscar uma pergunta. Ou se achou bem feito pode elogiar a vontade.

E se conhece o assunto e acredita que pode contribuir de alguma forma, então se permita expressar sua opinião. Não se surpreenda se seu comentário acabar virando um Post. E se você acabar encantando o Autor, que acabará por lhe visitar no seu próprio blog.

Tenho tido uma boa receptividade aos meus comentários, mais graças ao coração generoso dos amigos do que por algum mérito próprio. Procuro sempre comentar, com carinho e zelo os textos que leio.

Alguns temas tocam de tal forma meu coração, que consigo alcançar um bom grau de profundidade na leitura, e uma conexão quase completa com o pensamento do Autor, que me permite até, ler nas entrelinhas da mensagem que ele está tentando transmitir.

Claro que isso acontece apenas eventualmente, mas sou obrigada a reconhecer que até eu me surpreendo com o resultado. Já fiz comentários com lágrimas nos olhos.

Já li comentários no meu blog e nos blogs dos amigos, que também me emocionaram muito. Simplesmente lindos. Tenho conhecido Comentaristas maravilhosos, que encantam qualquer Autor. Estou sempre tentando aprender com eles.

Nossa! Ficou grande este texto. Mas se você chegou até aqui, não desista, agora falta pouco...

Aprendendo a ficar quieta

O mais difícil para mim nesta questão de Comentários é controlar minha tagarelice natural. Já perdi inúmeras oportunidades de ficar quieta na vida real e algumas agora na vida virtual.

A solução para isso é simples: se não tiver nada para dizer, se não sabe do que se trata, simplesmente não diga nada. Mas cadê que eu consigo? Até acho que já avancei um pouco nesta área, mas de vez em quando ainda escapa algumas pérolas.

É quase impossível uma pessoa que fale muito não deixar escapar uma bobagem. Uma vez fiz um comentário tão sem sentido, que só não criou uma repercussão maior devido à bondade do autor, que com a maior delicadeza me mostrou o meu engano (engano estou sendo modesta, foi bobagem mesmo).

Como sou uma pessoa que sempre procuro assumir meus erros, voltei à postagem e pedi humildemente desculpas por tentar discorrer sobre um assunto sobre o qual não tinha conhecimento algum.

Em outra ocasião, o Autor ficou chateado com meu comentário, mas nesse caso não consegui atinar porque ele lhe pareceu ofensivo. Cheguei a perguntar a outras pessoas se conseguiam perceber alguma coisa que eu não conseguia enxergar, mas ninguém notou nada também.

De qualquer forma, voltei e pedi desculpas, que aparentemente não foram aceitas, já que não houve resposta. Lamentei, mas respeitei.

Essas experiências foram positivas no sentido de me tornar mais cuidadosa, mas como me conheço bem, sei que sempre vou correr o risco de deixar escapar alguma coisa. Como o resultado geral é muito positivo, assumo os riscos e continuo comentando, feliz da vida.

Resumindo, acho que os comentários são muito importantes na vida de qualquer blogueiro. Através deles podemos interagir, trocar idéias e debater assuntos variados. Através deles podemos ter diálogos construtivos com os outros blogueiros, partilhar conhecimentos e informações e também é claro, ter uma idéia melhor de como nosso trabalho está sendo aceito. Recomendo a todos comentar com o coração, dessa forma é difícil errar.

E como não sou a dona da verdade, fique a vontade para deixar sua opinião.

32 comentários:

  1. Bem amiga, por onde eu ando e lendo vejo que as pessoas sempre falam as mesmas coisas sobre o comentários em ouros blog. Mais me surprendi com seu artigo, bem diferente dos outros que eu li.Parabéns e adorei seu blog e seu artigo. Aparti de hoje irei observar e participar mais dos seus artigo.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com você , comentários são comentários e tem gente que gasta o seu tempo de vida para fazer comentários agressivos detonando

    e indicando inumeras falhas em nossos blogs, por que não enviar uma critica construtiva? ou tentar fazer um blog melhor ainda...

    Tem gente pra tudo nesse mundo ne?

    Obrigada pelas dicas querida amiga irei ter mais cuidado ainda apartir de agora na hora de comentar.

    http://sxgamex.blogspot.com/

    sxgamex no orkut

    http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=37253519

    ResponderExcluir
  3. Denize... está perfeito. Você consegue dar uma leveza ao texto e nos fazer reviver nossos próprios erros e acertos em relação aos comentários!
    Você é ótima.
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  4. Muito bom post. Acho que todos nós já cometemo alguns desses deslizes.
    Bjs, Fernandez.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo.
    Parabéns pelo post.
    Beijo no Coração.
    Resumindo respeite para ser respeitado.
    Esse é o nosso lema.
    Seja feliz e aprenda com a felicidade do próximo.
    Esse é o nosso lema.
    Sou diferente, você é diferentes, nós somos diferentes o que temos em comum?
    O bom senso e o respeito.
    O Resto é lucro e alegria.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Concentrado! Tentei partilhar com os amigos nesta postagem a experiência que já adquiri nesta questão, bem como as dificuldades que encontrei. Espero que com base nelas, as pessoas possam descobrir seu próprio estilo aoo comentar e obter cada vez mais sucesso com seus blogs.

    Tenho a minha maneira de enxergar as coisas e não tenho problemas de expor meus erros, se achar que isso pode ser útil de alguma forma.

    Fico contente que vc tenha gostado do artigo e do blog.

    Abs

    Denize

    ResponderExcluir
  7. Gosto de comentar em postagens que são construtivas, e apesar de não ser um bom escritor tento expressar minha atenção pelo assunto.
    Agradeço pelas dicas e observações que as vezes passam por despercebidas.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Quanto aos comentários, não tenho o quê reclamar de ninguém. Meus amigos são muito generosos para comigo. Só tenho que agradecê-los.
    quanto a mim, há dias em que não tenho motivação para fazer comentários, então prefiro descançar neste dia...
    Muito oportuno e elucidativo o seu post.
    Parabéns!
    João

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho extrema dificuldade em comentar, mas creio que seja devido ao meu temperamento: sou muito quieta, converso pouco. Muitas vezes entro num blog e gostaria de dizer ao dono: estive aqui. Mas muitas vezes o post requer um comentário mais profundo, e acabo saindo sem dizer nada... e com o sentimento que deveria ter dito. rsss
    Mas já tive uma boa evolução, tenho comentado, algumas vezes ;)
    Muito bom o seu artigo,Denize!

    Abraço
    Serenissima

    ResponderExcluir
  10. Olá amiga Denise, excelente texto. Tem um velho ditado que diz: respeito é bom e eu gosto. Procuro comentar com o respeito e carinho que tenho pelos amigos, teve uma vez fiz uma brincadeira boba que o amigo não gostou, vou dizer quem é pois gosto muito dele e é meu conterrâneo Janilton, pedi desculpas e ele a aceitou. Não difamei, não sou de fazer isso com ninguém, mas escrevi uma coisa que ele não gostou e falou, amiga eu fiquei tão chateada comigo que em uma postagem dele eu pedi desculpas e graças a DEUS ele aceitou. Bem disso tirei que não devemos tirar brincadeiras mesmo que sejam inocentes com quem não conhecemos pessoalmente. Janilton é uma pessoa sensacional e qualquer dia quem sabe não o encontro por aí, então vou pedir desculpas pessoalmente. Gosto muito de todos os amigos que fiz aqui no diHITT e não é puxando o saco, pois não sou disso, você é uma dessas pessoas. Espero que se um dia eu vier a brincar com você e não gostar me avisa pelo amor de DEUS, brinco muito com meus amigos que estão presentes, são brincadeiras bobas que não ferem a moral de nenhum.



    Bjão.

    ResponderExcluir
  11. Denize,

    Adorei o seu texto sobre os cuidados a ter ao comentar, concordo inteiramente com você!

    Acho que o seu texto vai ser útil para muitas pessoas, que têm falta de alguns cuidados a ter, ao debaterem determinados assuntos.

    Grande abraço,

    FrancK

    ResponderExcluir
  12. Olá Denize. Parabéns pelo post. Uma idéia brilhante!!!
    Eu ainda tenho alguma dificuldade em comentar. Se bem que as vezes escrevo um romance, mas é que se o assunto me empolga... já viu, sigo tagarelando.
    Mas a minha maior preocupação é me fazer entender. Já passei por situações dificeis porque as vezes as pessoas não entendem o que eu quero dizer. Será que sou muito subjetiva? Sei lá... Sorte que não é sempre. rs
    Um grande beijo pra você
    Bel

    ResponderExcluir
  13. Olá Denize,

    Esse post é mais um dos que vai entrar para a categoria fantástica! É quase um manual de bons modos em comentários, risos.

    Na verdade você disse tudo, e mais um pouco. O grande problema em comentários é que as pessoas acham que podem falar o quê quiser, só por estarem na internet.

    Elas se esquecem que por trás de várias letras em um blog há alguém lendo, e tal comentário poderá fazê-la feliz ou não. Respeito e consciência são fundamentais para um ótimo relacionamento nos comentários.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  14. Saudações!
    Que Post Fantástico!
    Amiga DENIZE, gostei muito da sua explanação do tema em tela.
    Eu particularmente cometo excessos quando faço algum comentário, mas, jamais tive a intenção de desrespeitar o dono do texto. Tudo faço para motivar o dono da obra, embora, muitas vezes até discorde da essência. Parto do principio que assim procedendo estou contribuindo para a melhoria do futuro Post, e depois, não tenho a pretensão de me transformar num referencial de valores e sim num simples leitor.
    Gosto de ler os comentários, pois, são eles que me passam referencias para idéias novas rumo aos meus textos.
    Dia desses, o nosso amigo Elcio, fez uma referencia ao Fogo-Fátuo, esta semana fiz um Post, sobre o assunto, isso graças a um comentário.
    Parabéns pelo seu brilhante texto!
    Ótimo post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  15. Sou seu admirador pois ès uma comentarista eu, sou péssimo kaka
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  16. Denize

    O seu post é fantastico! Gostei muito de ler.
    No meu blog nunca tive comentarios que não gostasse,ao contrario,tem me incetivado para continuar.
    Eu respeito as opinioes de cada um ,mas não suporto,grosserias e palavrão.Ai ,eu bloqueio quem fez isso.
    Minha avó dizia:"respeitinho é muito bom e fica sempre bem e é bonito! "

    Tenha um dia lindo como a sua postagem!

    beijinhos

    joana

    ResponderExcluir
  17. Digo o que penso e pronto. Quem postou e deu espaço tem que aturar. Pode até me xingar que eu nem ligo...

    ResponderExcluir
  18. Oi Pink, também não posso entender a agressividade gratuita e comentários que são feitos para desmotivar. É tão mais fácil apontar as falhas alheias ao invés de olhar para nós mesmos e buscar melhorar as nossas próprias falhas, né? Fico feliz que tenha achado útil a postagem.

    Bjs Denize

    ResponderExcluir
  19. Obrigada pelo elogio, Valéria. Sempre procuro tratar estes temas, digamos assim, mais delicados, que falam das dificuldades que muitos de nós encontram pela frente, com a maior suavidade possível. Normalmente gosto de me colocar como exemplo porque conheço bem meus erros e fica fácil falar deles, já que dos outros, nada sei. Acho que a partir dessa troca de experiências, a gente tem uma boa base para criar o nosso próprio estilo e evitar alguns problemas...

    Beijos

    Denize

    ResponderExcluir
  20. Obrigada, Fernandez! Acho que só não comete deslizes nesta vida quem nada faz... Obrigada por comentar no blog. Bjs

    ResponderExcluir
  21. Resumo maravilhoso esse seu, Solange!

    Bom Senso e Respeito!

    Críticas? Só valem as construtivas, as que erguem, as que motivam e sempre com muita ternura! Adorei!

    Bjs Denize

    ResponderExcluir
  22. Eu também gosto de postagens construtivas e de aprender com elas, amigo. Fui lá visitar seu site e vi que tem informações bem úteis para quem quer montar seu próprio negócio, além de outros assuntos bem interessantes. Gostei muito. E você expressa muito bem sua atenção pelo assunto.

    Acho como você, que algumas vezes fazemos as coisas tão "no automático" que não nos damos conta de certos detalhes. Fico feliz que você tenha achado útil minha postagem.

    Abs Denize

    ResponderExcluir
  23. Obrigada, João. Eu também não posso me queixar da generosidade dos amigos, que tem sido sempre respeitosos e delicados comigo. Só tenho que agradecer também.

    Eu normalmente sempre me sinto motivada para comentar, o que me falta muitas vezes é inspiração...

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  24. Obrigada Sereníssima! Mas não deixe de comentar! Já li vários comentários seus e são ótimos. Sempre oportunos e coerentes, você se expressa super bem. Este que estou respondendo aqui é um exemplo disso.

    Bjs Denize

    ResponderExcluir
  25. Você trouxe um outro ângulo bem interessante para esta questão, Claudine. Brincadeira nos comentários. Acho que isso deve funcionar como na vida real. O senso de humor é uma coisa que varia de pessoa para pessoa. Algumas gostam mais de brincar e aceittam tranquiliamente brincadeiras. Outras gostam de brincar, mas não aceitam tão bem que se façam brincadeiras com ela. Para saber com quem brincar é sempre bom conhecermos um pouco a pessoa, para evitar constrangimentos.

    Eu procuro ter cuidado com isso. Ná dúvida, tento evitar.

    Particularmente não me incomodo com brincadeira, desde que é claro, que se mantenha o respeito. Como você disse, respeito todo mundo gosta.

    E penso que por escrito temos mesmo que tomar cuidado e nunca esquecer de avisar que é brincadeira, com um kkkk, por exemplo. Não podemos esquecer que a outra pessoa não tem a expressão do rosto e nem o tom da voz para se basear.

    Também gosto muito de você, viu?

    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Fico feliz que tenha gostado desta postagem, Franck! Acho que muitas vezes não percebemos a força que as palavras têm. Uma única linha pode servir para incentivar uma pessoa, mas uma única frase pode também desmotivá-la completamente.

    Às vezes, basta uma única palavra irrefletida e pronto: uma inimizade está criada. Penso que temos uma certa responsabilidade sobre o que falamos e escrevemos, talvez mais até quando escrevemos, porque se as palavras ditas o vento leva, as palavras escritas podem perdurar indefinidamente.

    Mas reconheço, como disse antes, que alguma coisa sempre pode escapar, por mais cuidadosos que sejamos e nesse caso acho que só o perdão resolve.

    Muito bom ver você por aqui.

    Grande Abraço

    Denize

    ResponderExcluir
  27. Obrigada Bel! Mas essa questão do entendimento, que você tão bem destacou, me parece complicada mesmo. Como é fácil as pessoas se desentenderem. Acho que isso ocorre porque a comunicação para se processar completamente depende de muitos fatores.

    No caso específico dos comentários, a gente depende do nosso momento, do nosso estado de espírito, da clareza que conseguimos imprimir à idéia que estamos tentando expressar, o que às vezes não é tão fácil como parece. Em certos dias tenho a impressão que as palavras desaparecem, não consigo encontrar o termo exato que preciso para expor exatamente o que quero dizer. Se estou cansada, com pressa ou com sono, é quase certo que isso vai ocorrer.

    Estes ítens que citei, podem igualmente interferir na leitura e fazer com que, mesmo sem notar, a gente leia superficialmente, o que pode prejudicar e muito a interpretação do que estamos lendo.

    A subjetividade é um outro ponto interessante que você citou. Eu sei bem o que você quer dizer, se não me cuidar fico divagando e aí ninguém mais entende nada e com razão.

    Tenho optado pela informalidade ao escrever, porque acho que isso facilita muito a compreensão do que estou querendo dizer e torna a comunicação mais imediata.

    Quanto ao que você escreve, já sou sua fã, e adoro suas postagens. Tanto pelo conteúdo, como pela forma bastante esclarecedora e interessante com a qual você aborda os temas. Há momentos que não podemos evitar a subjetividade, já que muitas vezes o assunto é subjetivo mesmo. E problemas de entendimento ocorrerão eventualmente com todos nós, já vi que é quase impossível evitá-los totalmente.

    Beijos

    Denize

    ResponderExcluir
  28. Obrigada Iuri! Manual de Bons Modos em Comentários é ótimo!...rsrs. E pelo que pude perceber aqui, o respeito é uma unanimidade. E tem que ser mesmo, já que é a base de todo o relacionamento humano. Quando não há respeito, nenhum relacionamento sobrevive, seja ele sentimental ou fraterno. A falta de respeito impede que a comunicação se faça plenamente. E quem escreve e quem lê quer se comunicar, ou seja, quer entender e ser entendido.

    Grande Abraço.

    Denize

    ResponderExcluir
  29. Lison amigo, você não quer se transformar num referencial? Tarde demais! Para mim você foi e é um referencial como "Comentarista". Seus comentários sempre incentivadores sempre me encantaram onde quer que eu os encontrasse. Sem falar nos dias em que você está "prá lá de inspirado".

    E você tem razão, também gosto de ler comentários e eles podem mesmo servir de inspiração como aconteceu com você neste comentário do nosso amigo Elcio.

    Fogo-fátuo? Ando precisando me atualizar urgentemente nas suas postagens.

    Grande abraço, amigo!

    Denize

    ResponderExcluir
  30. Não é péssimo nada, Príncipe! Sus comentários são sempre construtivos e incentivadores. Você só não é tagarela como eu!...rs. Abs Denize

    ResponderExcluir
  31. Oi Joana. Concordo plenamente com você. Comentários só valem os construtivos, mesmo que discordem, já que as críticas também geram aprendizado. Quanto aos palavrões, também acho desagradáveis e desnecessários, há não ser em contextos muito especiais.

    E agressividade e respeito é o mínimo que se espera. Ambos podem degenerar em violência, já que considero violência por palavras, uma tipo de violência como qualquer outro. E penso que o mundo já é violento o suficiente sem que nós blogueiros precisemos ajudar. Ao contrário, acredito que deveríamos nos unir para lutar contra isso.

    Bjs

    Denize

    ResponderExcluir
  32. Respeito sua opinião, Erick, embora não possa de maneira alguma concordar com ela. Não vejo problema algum em alguém expressar sua opinião e inclusive discordar, como você fez agora. Pelo contrário, acho que opiniões diferentes das nossas sempre trazem visões diferentes e acho isso ótimo. Cada um pensa de um jeito e tem todo o direito de se expressar. Só que também acho que podemos ser sinceros e autênticos sem sermos agressivos.

    E não concordo que fazer uma postagem significa que temos que aturar grosserias e falta de respeito. Para impedir isso é que foram criados mecanismos que visam nos ajudar para que possamos evitar este tipo de ocorrência, como a moderação dos comentários nos blogs e a possibilidade de denunciar quem ultrapassa os limites.

    Acredito firmemente que a falta de respeito entre as pessoas, além de desagradável, é totalmente desnecessária, em qualquer situação. Se podemos ter diálogos sadios e debates construtivos, por que não fazê-los?

    De qualquer forma, nunca vi você fazer qualquer comentário que tivesse sido sequer deselegante. Entendi que você se referiu aos outros em relação a você.

    Gosto dos seus comentários e você sempre foi generoso comigo, o que te agradeço de coração.

    Grande abraço

    Denize

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

Desde já agradeço a atenção.