Seguidores

25 de setembro de 2012

Cansado? Desanimado? Então Veja Essas Dicas!

Com toda a pressão e correria a que estamos sujeitos no nosso dia-a-dia, têm momentos que a barra pesa, o bicho pega e fica muito difícil evitar que a gente se sinta triste e deprimida. Se você acordou pela manhã e se perguntou se tinha algum motivo para por o pé fora da cama, cuidado, a depressão pode estar querendo pegar você. A seguir seguem 10 técnicas revolucionárias que eu utilizo para escapar deste monstro da vida contemporânea:

1. SAIA JÁ DESTA CAMA: Pessoas com tendência a se sentirem deprimidas tendem a querer ficar deitadas mesmo quando estão sem sono. Portanto saia já daí.

Faça assim: coloque uma perna fora da cama rapidamente. Em seguida a outra perna. Agora um forte impulso com o corpo e pronto – você já está em pé. Vamos, confesse, não foi tão difícil assim.

2. VÁ ATÉ O ESPELHO MAIS PRÓXIMO: Olhe a cara feia que está lhe mirando no espelho. Olhe que cabelo amassado. Olhe essas olheiras. Olhou?

3. ENTÃO CORRA PARA O BANHEIRO: Ligue o chuveiro e deixe a água na temperatura que você gosta. Vá para baixo do chuveiro sentindo a água escorrer pelo seu corpo, lavando sua alma e fazendo todos os seus problemas, mágoas e decepções escoarem pelo ralo.

Se seu chuveiro é elétrico, esqueça a conta de luz apenas por hoje. Esqueça a conta de água também. Lembre-se, isto não é desperdício, é tratamento de saúde.

4. VOLTE AO ESPELHO: E então? Olhe como sua cara está melhor. Bote a língua para fora e veja sua imagem fazer o mesmo. Caretas ridículas também servem. Sempre faço isso, é uma bobagem tão grande que acabo rindo e o resultado é que o rosto todo se descontrai.

5. PONHA UMA MÚSICA PARA TOCAR: Aqui atenção: Não coloque nenhuma música triste do tipo “o meu amor foi embora...”, principalmente se você está se separando ou simplesmente brigou com a namorada ou com o namorado.

Algumas canções do Roberto Carlos e algumas sertanejas por mais lindas que sejam, estão expressamente proibidas neste momento. Eu normalmente escolho alguma coisa como Zeca Pagodinho cantando “Deixa a vida me levar... Sou feliz e agradeço por tudo o que Deus me deu”.

6. CANTE JUNTE COM A MÚSICA: mas cante alto. Quanto mais alto melhor. E dance. Pode até fingir que está dançando com alguém. Provavelmente sua família e vizinhos irão pensar que você enlouqueceu, mas não se preocupe com isso, é por uma boa causa. Pode ser até que eles se contagiem e resolvam cantar e dançar também.

De qualquer forma, tenho certeza que eles vão preferir você louca e alegre do que triste numa cama. Meia hora nesta atividade é o suficiente, mas pode ficar o tempo que quiser e puder. Só não aconselho a fazer isso de madrugada, os outros tem direito a um sono tranquilo neste horário.

7. AGORA ABRA O GUARDA-ROUPA: Escolha a roupa que você mais gosta de usar, não vale dizer que não tem roupa, mulher tem esta mania, estando deprimida ou não. Se for homem pode colocar um terno (se não for a roupa que você mais gosta escolha outra, eu só sugeri isso porque acho lindo homem usando terno).

Vestida? Agora um pouquinho de maquiagem. Exagero? Você não vai sair de casa? Vá lá, então. Só um batonzinho serve. Se for homem faça a barba, é um pouco mais dolorido, mas faz o mesmo efeito.

8. VOLTE AO ESPELHO: Observe que linda você está agora com um mínimo de esforço. Eu lhe apresento: esta é você. A verdadeira você.

Você é muito melhor do que imagina que é, muito mais forte do que pensa. E a vida é muito mais maravilhosa e emocionante do que a gente supõe, apesar de todo o esforço que fazemos para torná-la um tédio.

9. JÁ PARA A COZINHA: Hora de comer, que é uma das coisas boas da vida. Esqueça pelo menos por agora, essa paranóia de dieta. Minha vó (que Deus a tenha) já dizia – cara feia é fome. E não esqueça, hoje é seu dia. Você merece tudo do bom e do melhor. Traga o som.

Continue cantando enquanto prepara alguma coisa. Preguiça? Uma tele-entrega serve, se você não está dura. E abra um vinho ou licor ou cerveja mesmo. Se tiver champagne, melhor ainda.

Não, não é para tomar um porre. Se não bebe, suco ou refrigerante está ótimo. Use um copo bonito, não aquele do “requeijão”. Afinal a bebida aqui é para brindar o milagre da vida. De estarmos vivos. Aqui. Agora. Faça isto em alto e bom som.

10. ÚLTIMA DICA: Agora que você já está com a barriguinha cheia, baixe o volume do som, pegue seu copo e ligue para alguém que você gosta e com quem tem afinidade.


Não pode ser nenhum amigo, que esteja passando por momentos difíceis. Neste momento, você não é a pessoa indicada para ajudar ninguém.

Se você estender a mão para ajudá-lo a sair do buraco, é mais fácil ele lhe puxar para dentro do que você içá-lo para fora. Quando você estiver bem, aí está liberada para atender esse amigo, afinal amizade verdadeira tem que se apresentar nos momentos ruins também.


Essas são algumas técnicas que utilizo em casa, quando as coisas parecem estar fora de controle e a barra fica meio pesadinha. Tenho algumas técnicas para suportar alegremente um dia comum de trabalho que revelarei mais tarde.

Uma última coisa: procure rir muito e tente ser feliz agora, pare de deixar a felicidade para amanhã. E não esqueça: ao persistirem os sintomas o médico deverá ser consultado.


Que tal experimentar?


9 comentários:

  1. Olá Denize,

    Sem dúvida todas as dicas são muito importantes para espantarmos qualquer desânimo que possa pintar.

    A técnica que acho mais eficaz é a de rir: boas gargalhadas ajudam muito a melhorar o dia! Ouvir música também é muito bom... ajuda a desligar um pouco dos problemas.

    Mas nada melhor de ficar junto das pessoas que amamos, um santo remédio!

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi Iuri, sem dúvida ficar junto às pessoas que gostamos é tudo de bom, é uma técnica infalível.

    Mas se você se aproximar das pessoas com o astral lá em cima, vai transmitir alegria em todas as direções e com certeza muitos serão contagiados por essa energia. Por isso estas dicas bem-humoradas, caso alguém esteja se sentindo cansado ou triste por qualquer razão.

    E rir faz um bem danado mesmo, concordo com você.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Rose, este foi só para descontrair um pouco... Bjs Denize

    ResponderExcluir
  4. Essas sua dicas são muito boas, quem ler será de muita utilidade.
    Parabéns pelo exelente post.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Olá queridíssima !!

    Adorei suas dicas sem dúvidas são infalíveis !!
    Eu uso muito a do banho e a da música, coloco uma super mega feliz e lá pelo meio já estou dançando e cantando feito uma louca kkkk
    Não há desânimo que resista !!
    Um super beijo no coração e que sua semana seja cheia de alegrias !!

    ResponderExcluir
  6. Oi querida, que tempão que não te visito.... muita saudade!
    Descobri de que além de uma escritora maravilhosa também é uma terapeuta?
    Adorei o post.... pra cima e alegre.... e é isso aí, vamos nos dar valor sempre!
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  7. Denise são muito boas as dicas, o banho é excelente.E Deixo a agua me levar.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  8. Muito bom Dê!!! adorei!! Com certeza essas sao as melhores dicas para levantar o astral !! Eu tava precisando disso aí mesmo amiga! :) bjus

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

Desde já agradeço a atenção.