Seguidores

26 de dezembro de 2009

Continuar ou Desistir, Eis a Questão!


Não, não estou pensando em desistir de ser blogueira neste momento. Mas já pensei seriamente nisto. E quando pensei, escrevi este texto, que trago agora para ajudar nesta reflexão. Acho que estou começando a entrar na fase pela qual passa todo blogueiro, mais cedo mais tarde. Estou em dúvida se continuo com esta coisa de ser blogueira, ou não. Tenho pensado muito sobre isto ultimamente.

Fico tentando analisar os prós e contras de ter me metido nesta aventura:

PRÓS:

- ESCREVER: Adoro escrever. Sempre gostei. E ter um cantinho, onde posso colocar meus pensamentos, idéias, emoções e ainda contar minhas estórias, histórias e experiências é tudo de bom.

- LER: Ler sobre assuntos diversos, analisar pontos de vista diferentes do meu, encontrar tantos textos interessantes, informativos, divertidos e emocionantes, isto tudo se transformou em um canal de aprendizado constante.

- AMIZADES: Fazer novas amizades, conhecer pessoas pra lá de interessantes, ter a oportunidade de debater os mais variados temas, todas estas coisas tem se mostrado uma fonte inesgotável de alegria e emoção .

Alguns amigos virtuais que tenho encontrado, me trazem a forte impressão que já os conhecia, tamanha a afinidade que sinto por eles, ao ler seus Posts.

Mas como nem tudo são flores, seguem os...


CONTRAS:


- DESGASTE: Ter decidido não expor minha foto, mas expor apenas o coração, não tem sido fácil. Alguns textos que escrevo mais com o coração do que com a razão, causam um desgaste emocional bastante acentuado. O resultado é que fico sem condições de escrever uma linha sequer, depois disso.

- TEMPO: Não gosto de deixar ninguém sem resposta. Quero responder a todos os comentários, retornar todos os recados, atender a todos os apelos. E começo a perceber que é humanamente impossível.

Isso, aliado ao fato que ainda estou aprendendo a parte técnica de ser blogueira (embora já tenha aprendido bastante), torna a situação ainda mais complicada. E como se não bastasse, nem bem tinha aprendido a fazer um blog, e já tinha dois. É a minha cara isso. Apressadinha...

- VIDA PESSOAL: Não adianta tentar me enganar dizendo que estou dando conta. Estou abrindo mão de algumas coisas da minha vida pessoal, e deslocando algum tempo para internet. A questão aqui é decidir se está mesmo valendo a pena.


Como se pode ver, tenho muito o que refletir e pensar... Não sei como os amigos mais experientes aprenderam a lidar com isso tudo.

Talvez quando o meu conhecimento técnico sobre blogs se consolidar, e eu possa ficar apenas publicando, lendo e interagindo, as coisas se tornem mais tranquilas. E eu que pensei que ia ser fácil, tolinha...

As coisas tomaram uma dimensão inesperada. Talvez seja a hora de fechar o botequim.

O momento agora é de auto-avaliação e buscar o equilíbrio. O futuro, o tempo dirá...

18 comentários:

  1. Ter e manter um blog é muito difícil, são muitas as exigências, temos que mantê-lo por prazer e se isso diminuir procurar as causas. Se for para se estressar com o blog não vale a pena.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Amiga Denize,

    Este é o meu primeiro comentário no seu Blog, pois estou participando a pouco tempo aqui do dihitt, e gostaria de agradecê-la por ter me adicionado como amigo.

    Sobre seus questionamentos, quero dizer que muitas vezes temos vontades de deixar de fazer muitas coisas em nossas vidas, mas devemos analisar tudo com muita calma, pois em todas as coisas encontramos algo de bom, de aproveitável, de aprendizado para nossas vidas.

    Não vale a pena abandonar um barco que está em alto-mar.

    Grande abraço do seu novo amigo Dimitri Herman.

    ResponderExcluir
  3. Denize,

    Nós nunca devemos desistir de nada, pois todas as coisas que fazemos tem uma razão de ser.

    As dúvidas, muitas vezes invadem nossos pensamentos, pois deixamos de realizar algumas coisas em prol de outras, mas tudo nest nossa curta vida vale a pena quando fazemos com o coração.

    Bjs.

    Rosana.

    ResponderExcluir
  4. Sguir em frente, ser vencedor, nunca olhar para traz, desistir jamis, por mais alto que seja a muralha.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  5. Amiga Denize, quem sabe diminuir o ritmo vai ajudá-la nesses "contras" que ocerrem com todos nós. Mas não desista nunca, isso é uma terapia mesmo com algum incômodo vez por outra. Continue sempre conosco, gostamos de você amiga.
    bjs.

    ResponderExcluir
  6. Olá minha querida amiga,

    Vi que temos muito em comum.
    Já me fiz essas mesmas perguntas.
    Você sempre a um passo adiante e respondendo por mim.
    Mas já pensei e refleti a respeito.
    Também gostaria de acompanhar todos e comentar, mas não dá. Tudo é tão rápido que algumas matérias passam batidas.
    Vamos continuar fazendo o que nos é possível, pois, como eu, você gosta dos amigos e do convívio diário, mesmo que seja um curtinho espaço do dia.
    Você nos presenteia com excelentes mensagens e esperamos por elas.
    Continue sempre conosco, minha querida amiga.
    Carinhoso e fraternal abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir
  7. Olá querida Denize,

    Sem dúvida você listou pontos importantes e muito reais para quem tem um blog.

    Infelizmente às vezes também não tenho tempo para dar a atenção devida ao blog e aos leitores, mas quando para responder os comentários, fico meio que em função disso.

    Estava vendo o número de posts dos últimos meses, e dezembro foi o mês que menos escrevi - reflexo da correria do final do ano.

    Às vezes é difícil ter que abrir mão de algo, mas tenho feito o máximo para manter meu blog atualizado, com conteúdo interessante. Espero que em 2010 tenha condições de atualizá-lo com mais frequência.

    Mas, se colocamos na balança, ainda acho que o prazer de escrever e as amizades criadas valem o cansaço e o fosfato queimado :D

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que o desgaste maior é por você ainda não dominar a parte técnica. Quando tiver mais familiarizada com ela, tudo fica mais tranquilo. Porque você passa a fazer só o que gosta e lhe dar prazer.
    Desejo sucesso e que você tome a decisão mais acertada :)
    Olha, como sugestão, indico o Windows Live Writer. Fazer posts com ele já vai lhe economizar um bocado de tempo.
    Se precisar de alguma dica em relação a ele, estou a disposição, tá.

    Abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  9. oi oi!
    Tudo bem? xD
    Adorei seu blog!E gostei mais ainda do post.
    Estou começando recentemente meu blog,e eu acho que é mais nessa fase inicial que se dá mais vontade de desistir ainda.Mas estou começando a adorar a ser blogueiro,estou começando a ter novas amizades.Quem sabe você um dia desses também não pode ser uma dessas não é?Bjão!

    ResponderExcluir
  10. Sem dúvida, Catarino! Um blog tem que ser motivo de alegria, senão perde o sentido. Mas o fator tempo, incomoda um pouco, não tem jeito...

    Obrigada por deixar sua opinião.

    Abs Denize

    ResponderExcluir
  11. Seja muito bem-vindo aqui, Dimitri.

    Eu concordo com você, particularmente não sou uma pessoa que desiste facilmente das coisas. Mas nem sempre consigo fazer tudo o que me proponho, ou pelo menos não consigo fazer bem feito. E se não for para fazer bem feito...

    Por ora pretendo continuar, mas resolvi trazer este assunto, porque pode ajudar outras pessoas que também tem as mesmas dúvidas, a perceberem que isso acontece a muitos de nós.

    E as dicas dos amigos através dos comentários podem trazer orientações valiosas.

    Obrigada por trazer seu incentivo...

    Grande Abraço

    Denize

    ResponderExcluir
  12. Achei sua colocação bem interessante, Rosana! Acho que o que me segurou quando pensei em desistir foi o fato de ter percebido que o blog estava me trazendo muita alegria e tinha o aval pleno do meu coração, em função da interação com os amigos.

    Você me fez perceber isto agora...

    Obrigada

    Bjs

    Denize

    ResponderExcluir
  13. É verdade, Príncipe!

    Também não gosto de desistir das coisas, ainda mais quando dão tantas alegrias, como o blog.

    Mas tem cada muralha alta...

    Obrigada por trazer seu incentivo.

    Abs Denize

    ResponderExcluir
  14. Obrigada William!

    Por ora, fique tranquilo, não penso em desistir, estou tentando ajustar o ritmo e acho que vou acabar conseguindo.

    Trouxe este texto para tentar ajudar outros que possam ter esta mesma dúvida.

    Cheguei a conclusão que os problemas que citei são superáveis.

    Obrigada pelo incentivo.

    Grande abraço

    Denize

    ResponderExcluir
  15. Lilian amiga,

    Já percebi também que partilhamos algumas visões de vida. E não se preocupe, não estou pensando em desistir. Como disse no post, este texto foi escrito há algum tempo atrás e cheguei a pensar seriamente nisto, na época. Eu também já decidi que não quero abrir mão da convivência com os amigos, por menor que seja, como você tão bem colocou.

    Mas te confesso que dos problemas que citei, o que ainda me causa uma certa angústia é a questão da reciprocidade.

    Alguns amigos sempre tão presentes, autores de excelentes postagens, e eu simplesmente não consigo acompanhar seus trabalhos por causa da porcaria do tempo. Não consigo evitar de me entristecer com isso.

    Uma alternativa que estou começando a usar é tirar um dia para visitar determinado blog e me esbaldar por lá. Penso que assim, aos poucos, posso me fazer presente em todos eles e talvez a angústia diminua.

    Então, vamos tocando o barco, na medida do possível.

    Bjs Denize

    ResponderExcluir
  16. Também cheguei a mesma conclusão que você, Iuri. O blog é fonte de satisfação e alegria, tanto pelo espaço que nos permite escrever, como pelas amizades que vamos construindo ao longo do tempo. Isso compensa e muito alguns "pequenos sacrifícios" que acabamos fazendo para mantê-lo. Mas a questão do tempo é fogo! Continuo sonhando com um dia de 48 horas..rs.

    Grande Abraço

    Denize

    ResponderExcluir
  17. Obrigada Sereníssima. Já tinha ouvido falar desta ferramenta. Se precisar de ajuda, pode deixar que aviso.

    Mas eu gosto desta parte técnica também. E neste momento, já aprendi muito mais do que conhecia quando escrevi este texto. Acho que agora já está mais fácil conseguir ajustar o rítmo.

    Obrigada por vir trazer seu incentivo.

    Bjs Denize

    ResponderExcluir
  18. Oi Leandro, eu também estou gostando muito de ser blogueira, pelos mesmos motivos que você citou.

    Então, não vamos jamais pensar em desistir, tá?

    Grande Abraço e Obrigada

    Denize

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante e esse espaço é seu. Aqui você pode concordar, discordar, ensinar, enfim, passar a sua visão e experiência de vida. E sempre procuro responder a todos.

Só tem um detalhe: comentários agressivos e com palavrões não serão publicados, porque vão de encontro à proposta deste blog, que é contribuir ainda que modestamente, para a Paz e Harmonia.

Desde já agradeço a atenção.